UEM debate a biodiversidade
Eventos promovidos pela Universidade Estadual de Maringá comemoram o Ano Internacional da Biodiversidade, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2010, com o objetivo de chamar a atenção das populações para a perda cada vez maior de espécies animais e vegetais. Durante a solenidade de abertura do XII Encontro Maringaense de Biologia e XXV Semana da Biologia, nesta segunda-feira (30), a coordenadora dos eventos, Maria Auxiliadora Milanese Gutierre, destacou a programação diversificada disponível aos participantes e os seus aspectos ligados à biodiversidade, ética, entre outros. Disse que o momento era único, de buscar o saber, aproximar-se de outras pessoas e complementar as atividades.

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade e dessa forma chamou a atenção das populações para a perda cada vez maior de espécies animais e vegetais, resultante, entre outros, da ocupação desordenada de áreas naturais e da exploração predatória de recursos da natureza. A Universidade Estadual de Maringá também entra no calendário dessas comemorações com a realização da Semana de Biologia, que começa nesta segunda-feira, dia 30.
Pessoas que trabalham ou têm interesse em trabalhar em serviços para defesa e promoção dos direitos do idoso estão participando, nesta quinta-feira e sexta-feira (26 e 27), do curso de Extensão e Capacitação para Conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), de Maringá e da região. A promoção é da A Universidade Estadual de Maringá, por meio da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati).
A VIII Semana de Agronomia do câmpus da UEM em Umuarama debaterá a Agricultura Sustentável: tendências e inovações, de 20 a 24 de setembro, no auditório do Sindicato Rural de Umuarama e na Fazenda do Câmpus Regional de Umuarama. No mesmo período, serão realizadas a VI Mostra de Trabalhos Científicos em Agronomia e a II Mostra de Trabalhos em Extensão Rural. Os eventos têm como destaque as palestras do ex-ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e do professor Luís Henrique Zobiole, da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos. Stephanes fala sobre as Perspectivas para a Agricultura Nacional no dia 20, às 15h30; e Zobiole, sobre os Efeitos do Glyphosate em Soja Transgênica, no dia 21, às 10 horas.

A Universidade Estadual de Maringá abriu 20 vagas nos Programas de Residência Médica, ofertados pelo Departamento de Medicina, nas especialidades de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Psiquiatria, Medicina Intensiva Pediatria, Psicoterapia e Reumatologia. Os três últimos exigem, como pré-requisito, a residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) respectivamente, em Pediatria, Psiquiatria e Reumatologia. As inscrições serão aceitas de 1º a 29 de outubro pelo site
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferece o curso de Primeiros Socorros, com aulas teóricas e práticas, no dia 25 de setembro, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Na programação estão temas como Abordagem Inicial às Vitimas de Trauma, Obstrução de Vias Aéreas e Parada Cardiorespiratória, entre outros.
Numa
solenidade realizada, na última sexta-feira (20), na sala do Conselho de
Administração, o chefe e a chefe-adjunto do Departamento de Farmácia (DFA) da
UEM, professores Marcos Luciano Bruschi e Márcia Portilho, respectivamente.
A VII Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima – Pare de Fumar Correndo registrou número recorde de equipes inscritas. São 290, totalizando 2.344 atletas, que se revezarão no percurso de 42.195 metros. A largada será em frente à Prefeitura, às 9 horas, deste domingo (29). O coordenador do evento, Celso Conegero, lembra que a primeira edição contou com 50 equipes e a do ano passado, com 200. Para ele, o apoio financeiro da Caixa Econômica Federal foi decisivo, pois foi possível investir em divulgação e no suporte para a prova.
Na próximo sábado (28), o Departamento de Música da UEM realiza o Evento de Extensão sobre Música e Cultura Indiana. O Ragamala: Canções e Histórias da Índia faz parte do I Festival da Índia de Maringá. O evento, inédito em Maringá, conta com palestra, narração de histórias e uma apresentação musical com instrumentos típicos da música indiana, ministrada pelos professores curitibanos Patita Pavana Dasa, que é especialista em ragas, e Adriano Michalovics, sitarista. A apresentação será às 10h, no Departamento de Música da UEM, Bloco 8, sala 8. 
A XXI Semana da Matemática da UEM, que será realizada de13 a 17 de setembro, pretende integrar a comunidade com o Departamento de Matemática, além de divulgar as atividades de pesquisa, ensino e extensão. Além das palestras, minicursos e oficinas, será realizada a Exposição Interativa de Matemática, com diversos objetos matemáticos. As escolas interessadas podem agendar visitas de alunos.

