Prates Filho e Altoé vencem eleição na UEM

Os professores Julio Santiago Prates Filho e Neusa Altoé serão os novos dirigentes da Universidade Estadual de Maringá a partir de outubro, como reitor e vice-reitora. A eleição ocorreu nesta quarta-feira. A chapa vencedora, a de número 2, recebeu 62,35% dos votos, que representam 5.250 votos, distribuídos entre 794 docentes, 1.435 técnicos universitários e 3.021 alunos. A chapa 1, integrada pelos professores Mauro Baesso e Julio Damasceno, obteve 3.277 votos (35,33%), distribuídos entre 447 docentes, 638 técnicos e 2.192 alunos. Uma pequena porcentagem dos eleitores anulou seus votos (1,72%) e poucos votaram em branco (0,6%).

Mario donLeal, artista gráfico e plástico, e Giu Maranho, ator e professor de História, assinam juntos a exposição xmlg1.0, aberta nesta quinta-feira, dia 19, no Museu da Bacia do Paraná.
A Universidade Estadual de Maringá coordena o X Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, que ocorre nos dias 16 e 17 de dezembro, na UEM. Cada uma das sete universidades estaduais do Paraná oferece seis vagas para serem disputadas exclusivamente entre os índios integrantes das sociedades indígenas do Paraná e a Universidade Federal do Paraná oferta dez, que podem ser disputadas também por indígenas de outras regiões do Brasil. As inscrições serão aceitas de 23 deste mês a 24 de setembro. Cada Comissão Universidade para os Índios (Cuia) irá até às aldeias de sua região e efetuará as inscrições manualmente. Não haverá inscrição pela internet.
Saiu o resultado do VI Concurso de Frases sobre Prevenção e Controle do Tabagismo de Maringá, no qual, participaram alunos do ensino fundamental, médio e superior de Maringá e região, divididos em seis categorias. Os três melhores classificados de cada uma das categorias receberão os prêmios (aparelho de DVD) no dia 29, das 9h30 às 12h30, no Centro de Convivência Comunitária. Nesse dia, ocorre a VII Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima – Pare de Fumar Correndo, com largada em frente à prefeitura às 9 horas. O percurso total é de 42.195 metros. A inscrição de equipes interessadas termina nesta sexta-feira (20) pelo site
Dentro de algumas horas, a comunidade universitária irá conhecer os nomes do reitor e do vice-reitor que administrarão a Universidade Estadual de Maringá pelos próximos quatro anos. O escrutínio começa assim que todas as urnas chegarem ao Restaurante Universitário, palco da apuração. A previsão é que isso ocorra em torno de meia-noite, segundo informou o professor Ricardo Gardiolo, presidente da Comissão Eleitoral. Ainda segundo ele, o resultado das urnas será divulgado em tempo real pela internet. “Vamos publicar todas as parciais, urna a urna”, explicou o presidente. 
A população de Umuarama, que já contava os atendimentos clínicos, serviços de Raio-X e cirurgias de animais de pequeno porte, agora também poderá utilizar esses serviços para animais de grande porte. É que a Universidade Estadual de Maringá inaugurou, na manhã desta sexta-feira, a nova ala do Hospital Veterinário. São 380 m², construídos com recursos próprios da UEM.
A administração central da Universidade Estadual de Maringá inaugurou, ontem (12), dois novos blocos e alguns anexos no Câmpus Regional do Arenito, em Cidade Gaúcha, totalizando mais de 1.5 mil metros quadrados de obras.
Ontem (11), o professor Roberto Bazotte esteve reunido em audiência com o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Décio Sperandio, quando fez a entrega do livro Paciente Diabético: Cuidados Farmacêuticos.

A Universidade Aberta à Terceira Idade da UEM pretende realizar uma campanha de prevenção à cegueira e reabilitação visual com diversos parceiros. Nesta sexta-feira (13), será realizada uma reunião com a comissão organizadora na UEM, bloco E-46, sala 7, a partir das 8h30. A intenção é desenvolver diversas atividades voltadas para o público idoso para defender e melhorar a saúde ocular e o acesso à assistência oftalmológica de qualidade; para diminuir a prevalência da cegueira evitável; e esclarecer a população sobre os cuidados necessários à preservação da saúde ocular. O lançamento da campanha será no Dia Internacional do Idoso, 1º de outubro, às 8 horas, na UEM, no Dacese.


