Semana de Psicologia debate políticas públicas
A XI Semana de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá começou, nesta segunda-feira (4), com a conferência As Políticas Públicas da Assistência Social e as Práticas Psicológicas. O tema foi abordado por Neusa Maria de Fátima Guareschi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para ela, não se deve pensar as políticas públicas como algo natural, e sim colocar a teoria e conteúdos em análise. Explica que as políticas públicas na saúde e na assistência social foram previstas na Constituição de 1988, garantindo o direito e a expansão das políticas, dos programas e ações.

A Universidade Aberta à Terceira Idade da UEM lançou, nesta sexta-feira (1º), no Dia Internacional do Idoso, a Campanha de Prevenção à Cegueira e Reabilitação Visual do Idoso, com diversos parceiros. A intenção é desenvolver atividades voltadas para o público idoso para defender e melhorar a saúde ocular e o acesso à assistência oftalmológica de qualidade; diminuir a prevalência da cegueira evitável; e esclarecer a população sobre os cuidados necessários à preservação da saúde ocular. 

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Estadual de Maringá conta com uma biblioteca setorial, com cerca de 3,5 mil livros. A biblioteca foi inaugurada nesta quarta-feira à noite (29). Durante a solenidade também foi lançada a quinta edição do livro Comentários do Código Penal, do professor Luiz Regis Prado, pela Editora RT. O reitor Décio Sperandio enalteceu a política implantada pela sua gestão de criação de bibliotecas setoriais. Explicou que elas se tornam facilitadores para consulta pelos estudantes, pois as obras que são alocadas são obras de referência de alto nível e específicas em cada área. Complementou dizendo que isto não tira o mérito da Biblioteca Central, que continua a ser um grande espaço de consulta pela comunidade de maneira geral. Aproveitou e cumprimentou Prado pelo lançamento de mais uma obra que trará contribuições enormes para a área.
O reitor da Universidade Estadual de Maringá, professor Décio Sperandio, acaba de lançar as novas carteiras estudantil e funcional, que serão o documento oficial de identificação de alunos, professores e agentes universitários. As novas carteiras são, na verdade, cartões com foto e tarja magnética, que chegam com a promessa de multifuncionalidade.
O governador do Paraná, Orlando Pessuti, assinou, na terça-feira (28), o decreto de nomeação do novo reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Santiago Prates Filho, e da vice-reitora da instituição, Neusa Altoé. Ambos foram eleitos em 18 de agosto com 62,35% de votos. A assinatura do decreto se deu durante a reunião semanal da Escola de Governo, em Curitiba, contando com a presença, entre outros, do reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Carlos Gomes, e do secretário da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Nildo Lübcke.
A Universidade Estadual de Maringá criou, no dia 24, o Programa de Controle da População de Animais na UEM (Proanimal), vinculado à Diretoria de Serviços de Manutenção (DSM). O programa tem como objetivo contribuir no combate ao abandono da população de animais domésticos, bem como na proteção aos animais silvestres existentes no câmpus-sede e extensões. O coordenador será o professor Ozório Kunio Matsuda e a coordenador-adjunta, a professora Sandra Ferrari. Eles exercerão o mandato por dois anos.
Acácio Mendes, aluno do 4º ano do curso de Moda da Universidade Estadual de Maringá, do Câmpus Regional de Cianorte, chegou à final do Concurso Estilista Revelação do programa Xuxa, da Rede Globo, juntamente com o candidato vencedor Wlavianus Victor. A final ocorreu neste sábado (25). Os trabalhos dos quatro semifinalistas foram fotografados para a Revista Quem e vestidos por Xuxa. A edição deve estar nas bancas nesta semana.
Implantes osseointegrados, próteses, disfunções temperomandibulares são destaques no VI Conclave Maringaense de Odontologia (CMO) e no 3º Encontro de Pós-Graduação de Odontologia. Promovidos pelo Centro Acadêmico de Odontologia da UEM, ocorrem de quarta a sexta-feira (29 de setembro a 1º de outubro). Na programação, estão previstos cursos, palestras e apresentação de trabalhos, no Hotel Bristol. Um dos destaques será Robert Merrill, professor da Universidade de Califórnia (Ucla), Estados Unidos. Ele falará sobre Dores Dentais de Origem Não Odontogênica. Os eventos contarão também com palestrantes da USP, UEM e da Branemark Center. Embora as atividades comecem às 8 horas, a solenidade de abertura ocorre no final da tarde.
A Universidade
Estadual de Maringá (UEM) sediará, neste sábado (25), a 2ª. fase da Olimpíada
Brasileira de Física (OBF), organizada pela Sociedade Brasileira de Física, com
apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Desde 2009, com o objetivo de oferecer
soluções tecnológicas para atender às necessidades dos produtores de mandioca da
região noroeste do Paraná, sobretudo os (as) agricultores(as) familiares, a
Embrapa e a Universidade Estadual de Maringá, Câmpus Regional do Noroeste, em
Diamante do Norte, têm desenvolvido, em parceria, ações de pesquisa,
desenvolvimento e transferência de tecnologias voltadas à mandiocultura
regional. 
O
professor José Dias Sobrinho, consultor da The Global
University Network for Innovation (GUNI)/Unesco e do Instituto Internacional de la
Unesco para la Educación Superior en América Latina y el Caribe
(Iesalc)/Unesco, vai proferir, nesta sexta-feira (24), na Universidade Estadual
de Maringá (UEM), a palestra Universidade
Pública, Qualidade e Responsabilidade Social.

