Universidade participa do Festival Internacional de Corais
O Coro Feminino do CCH e o Coro do Curso de Graduação em Música do Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM) participam da XV edição do Festival Internacional de Corais de Maringá. Nesta edição do Festival, o Coro Feminino e o Coro do Curso de Graduação dividem a noite com mais cinco corais da cidade de Maringá. A apresentação será realizada nesta quinta-feira (23), no Teatro Calil Haddad, às 20h, com entrada franca.

A 2ª Mostra de Moda Caipira, que aconteceu na manhã deste domingo (19), no Restaurante Universitário da UEM, reuniu cerca de 800 pessoas, incluindo quatro orquestras e três duplas. A Mostra, promovida pelo programa Raízes Brasileiras, da Rádio UEM FM, organizada e coordenada por Ricardo Viana, fez uma homenagem à dupla Tonico e Tinoco e teve presença do filho do Tinoco, José Carlos Pirilo Perez.
Será neste domingo (19), a partir das 10 horas, no
Restaurante Universitário, câmpus da Universidade Estadual de Maringá, a 2ª Mostra de Moda Caipira, promovida pelo Programa
Raízes Brasileiras, da Rádio UEM FM. Previsto inicialmente para ser realizado
no Teatro Oficina da UEM, o evento teve o local transferido para o RU devido
à dimensão que alcançou.
Termina, hoje, segunda-feira (20), o prazo de inscrição para o Vestibular de Verão 2010 da Universidade Estadual de Maringá. A instituição vai oferecer, neste concurso, 16 novos cursos de graduação, sendo que dois foram criados por Ato Executivo, em agosto: Engenharias Elétrica e de Produção. A primeira será no câmpus sede e a segunda em Goioerê.


O Departamento de História e o Programa de Pós-Graduação em História da UEM e o Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã promovem, nesta sexta-feira e sábado (16 e 17), o I Seminário de História e Cultura Afro-Brasileira, em Ivaiporã. Embora a programação comece no período da tarde, a solenidade de abertura será às 19 horas, na Câmara Municipal. Logo após, será proferida a conferência principal A África como objeto de estudo: Historiografia, Movimento Negro e Ensino de História, pela professora Fabiana Schleumer (Unifesp).
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferece o curso de Primeiros Socorros, com aulas teóricas e práticas, no dia 25 deste mês, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Na programação estão temas como Abordagem Inicial às Vitimas de Trauma, Obstrução de Vias Aéreas e Parada Cardiorespiratória, entre outros.
O V Ciclo de Estudos em Arquitetura e Urbanismo da UEM, que começou ontem (15) e prossegue até amanhã (17), prioriza o ensino e a pesquisa. Durante a solenidade de abertura, o chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Ricardo Dias Silva, comentou que o setor pretende melhorar a qualificação dos professores por meio do projeto de doutorado interinstitucional (Dinter). Os docentes farão o doutorado na USP. Falou ainda sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo que, com dez anos de existência, já é bem conceituado e é um dos mais procurados no vestibular, o que demonstra sua qualidade. O reitor Décio Sperandio salientou a importância de se aumentar o capital social e informou sobre o bom desempenho da UEM. Disse que a Universidade tem conquistado cada vez mais o reconhecimento nacional e que o curso de Arquitetura e Urbanismo tem sua contribuição na elevação do conceito obtido pela Instituição.
As políticas públicas e desenvolvimento, seus desafios e oportunidades são destaques na XXV Semana do Economista da Universidade Estadual de Maringá. Iniciado nesta terça-feira (14), prossegue até sexta-feira, com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos. Durante a solenidade de abertura, que lotou o anfiteatro do Nupélia, a coordenadora do evento, Eliane Araújo Sbardelatti, fez um histórico do curso de Ciências Econômicas da UEM e das edições anteriores da Semana e destacou algumas atividades do evento. O coordenador do curso de Ciências Econômicas, Natalino Henrique Medeiros, também falou sobre os 50 anos do curso e destacou a importância da Semana do Economista.
Começou, nesta segunda-feira à noite (13), a 21ª Semana da Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Durante a solenidade de abertura, foi enaltecido o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Matemática. Segundo o chefe do DMA, Cícero Lopes Frota, comentou que o setor vive um momento gratificante com o início do doutorado e com o alcance do DMA na comunidade. O diretor do Centro de Ciências Exatas, Mauro Baesso, disse que o DMA deu um passo importante com a criação do doutorado, que é reconhecimento do trabalho dos professores na produção de conhecimento. Mencionou que a descentralização da pesquisa no País é importante e que tem aumentado o número de formando nas áreas críticas de Matemática, Química e Física.
Dois eventos da UEM começaram, nesta segunda-feira à noite (13), abordando o empreendedorismo na área de informática. Durante o IX Fórum de Informática e Tecnologia de Maringá (Fitem 2010) e a XII Mostra de Trabalhos de Informática, que prosseguem até sexta-feira (17), serão debatidos diversos temas relevantes da área, por meio de palestras, minicursos e mostra de trabalhos.
A Universidade Estadual de Maringá, por meio dos departamentos de Teoria e Prática da Educação e Fundamentos da Educação, promove de 20 a 24 deste mês, o V Encontro de Pesquisa em Educação, a XVII Semana de Pedagogia da UEM e a III Jornada de Gestão Escolar, que discutirá o tema Função Social da Escola: desafios e perspectivas. A solenidade de abertura está marcada para dia 20 às 19h30, no auditório Dona Guilhermina. A palestra de abertura que aborda o tema central dos eventos será proferida pela professora Lizia Helena Nagel (UEM).


