Jornada de Políticas Públicas reuniu 200 participantes
A
VIII Jornada de Políticas Públicas da UEM, realizada no último dia 18 de
setembro, reuniu cerca de 200 participantes em acampamento e assentamento do
MST do Paraná. Evento que acontece todo ano e que promove visita técnica e aula
monitorada na modalidade de educação no campo, a Jornada é promovida pelo Projeto de Ensino Políticas Públicas e
Gestão no Brasil: educação no e do campo, pelo G.E.P.P.G.E, Grupo de Estudos em Políticas Públicas
e Gestão Educacional e pela Área de
Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Departamento de Teoria e Prática da Educação.

O leite saudável sem riscos
ambientais será
tema do Simpósio sobre Sustentabilidade da Pecuária Leiteira na Região Sul do
Brasil (IV Sul-Leite), que será realizado, nos dias 14 e 15 de outubro, no
anfiteatro do Bloco C-67, câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM). De
abrangência internacional, o evento discutirá as atuais pesquisas,
principalmente as desenvolvidas no Canadá, onde a UEM mantém convênio.
O II Encontro do Coletivo Metropolitano de Agricultura Urbana e Periurbana foi realizado nesta quarta-feira (22), na UEM. Objetivo do Coletivo Metropolitano é o de ser um espaço de participação, planejamento estratégico, monitoramento e avaliação das ações de Agricultura Urbana e Periurbana (AUP) em escala regional. Durante o evento, Ednaldo Michellon falou sobre a importância da participação de todos no Coletivo Metropolitano, buscando o fortalecimento da AUP e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) em nossa região. O engenheiro agrônomo José de Albuquerque informou sobre os destaques conseguidos pelas hortas comunitárias de Maringá, como o Prêmio Rosani Cunha, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), no qual, Maringá ficou em 5º lugar, competindo com projetos de todo o Brasil. Relatou ainda sobre sua viagem a Amazonas, obtida por meio de um prêmio do governo federal, para conhecer outros projetos de SAN.
Terminam,
nesta sexta-feira (24), em Umuarama, a VIII Seagro (Semana de Agronomia), a VI
Mostra de Trabalhos Científicos em Agronomia e a II Mostra de Trabalhos de
Extensão, abertos, na última segunda-feira.
Direito constitucional é foco de eventos iniciados nesta quarta-feira (22), na UEM. São eles o 1º Simpósio e o 1º Encontro Científico de Direitos Fundamentais e Sociedade Política. Durante a solenidade de abertura, o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Clóvis de Souza, destacou a importância dos eventos dentro do CSA e parabenizou a equipe pela sua realização. O coordenador do Núcleo de Estudos Constitucionais, um dos promotores dos eventos, Antonio Carlos Segatto, falou sobre a importância da pesquisa na Instituição e resgatou a história do Núcleo, criado formalmente em abril de 2009, mas que já desenvolvia trabalhos desde novembro de 2007. Atualmente, fazem parte dele 25 alunos e quatro professores do Departamento de Direito Privado da UEM, divididos em três grupos.
A professora Ângela Ramalho, do Sareh (Serviço de
Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar), do Hospital Universitário
Regional de Maringá, é uma das 10 finalistas do concurso “Causos do ECA”, na
categoria “ECA na Escola”, promovido, em nível nacional, pelo site “Pró Menino”
www.promenino.org.br.
Vários temas sobre economia social e sustentabilidade estão em debate na Universidade Estadual de Maringá, desde terça-feira (21), com a participação de vários especialistas brasileiros e estrangeiros. Durante a solenidade de abertura da I Conferência Internacional sobre Economia Social e Sustentabilidade, os grupos de Sapateado, Fogança e Teatro da UEM se apresentaram e mostraram parte de seus trabalhos. A pró-reitora de Extensão e Cultura, Wânia Rezende Silva, falou sobre a sustentabilidade com base na educação e cultura não só sob o ponto de vista da troca de experiência e pesquisa com a comunidade europeia, mas também do intercâmbio de pesquisadores.
A Orquestra
da Universidade Estadual de Maringá e a Banda Cão Latino, irão apresentar, no
próximo domingo (26), o espetáculo 50 anos The Beatles.
A Universidade Estadual de Maringá, por meio dos departamentos de Teoria e Prática da Educação e Fundamentos da Educação, está promovendo, até sexta-feira (24), o V Encontro de Pesquisa em Educação, a XVII Semana de Pedagogia da UEM e a III Jornada de Gestão Escolar. Os eventos têm como tema central a Função Social da Escola: desafios e perspectivas. Durante a solenidade de abertura na segunda-feira à noite (20), foram homenageados os professores que se aposentaram em 2009 e 2010, Jane Fadel Fabiano, Luís Hermenegildo e Lizete Bomura Maciel.
O II Ciclo de Palestras de Engenharia Mecânica da UEM (Cimec) começou, nesta segunda-feira (20), destacando a integração entre a comunidade empresarial e industrial com o curso de Engenharia Mecânica da UEM. Essa foi a linha de discurso da coordenadora do evento, Luiza Helena Dutra Sousa. O coordenador da Inovatech, Thiago Augusto Rodrigues, também falou sobre a importância dessa integração e agradeceu as empresas que têm se aberto para receber estagiários e projetos de pesquisa. O vice-reitor Mario Azevedo destacou que a exportação brasileira precisa passar por um up-grade, deixar de ser commodities e passar a exportar produtos manufaturados, agregando novos valores às receitas de exportação.
Um livro
que reúne as informações disponíveis sobre a nutrição de tilápias no Brasil e
que tem o professor Wilson Massamitu Furuya, do Departamento de Zootecnia, da
Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi lançado, no último dia 14 de
setembro, no evento AquaCiência 2010, realizado em Recife, Pernambuco. 
O reitor Décio Sperandio e o vice-reitor Mário Azevedo entregaram mais quatro laboratórios de informática para cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá, nesta segunda-feira de manhã (20). Também foi inaugurado o Laboratório de Difração de Raios X, do Departamento de Física. Durante as solenidades, Sperandio ressaltou que o ato era mais uma valorização das conquistas que uma inauguração. Disse que nada é dado de graça à universidade, que tudo tem que ser conquistado e que toda conquista merece ser valorizada. Lembrou que, no final de 2008, os reitores solicitaram ao governo do Paraná recursos para aquisição de computadores para os cursos de graduação, já que os de pós-graduação têm condições de comprar equipamentos por meio de projetos. A UEM foi a instituição que obteve mais recursos dentro do Programa Universidade em Movimento/Seti. Dos quase R$ 14 milhões, cerca de R$ 8,5 milhões foram destinados a obras. A UEM conseguiu 1.620 computadores para a graduação e iniciou o processo de adequação de espaço físico para sua instalação. Além desses, a Universidade recebeu mais 110 equipamentos juntamente com mesas e cadeiras da Universidade de Paranaguá.
Está prevista para o dia 7 de outubro a 2ª Jornada Interartes Outras Palavras (2ª JIOP). Este ano, o tema é Franz Kafka e a Literatura Fantástica. Além de uma exposição permanente de fotos de Nágela Souza e apresentações do Teatro Universitário de Maringá (TUM), a Jiop terá, das 8 às 10 horas, projeção do filme O Processo; das 10h15 às 11h45, mesas-redonda Kafka e a Literatura Fantástica; das 14 às 16 horas, aula-show sobre a literatura de Franz Kafka e; das 16h15 às 17h15, bate-papo sobre literatura de Kafka.


