Curso ensina noção de homeopatia vegetal para produtores de maracujá
A Universidade Estadual de Maringá, por meio do Núcleo/Incubadora Unitrabalho, realiza, nesta quinta-feira (11), a parte prática do curso sobre noções básicas sobre Homeopatia Vegetal para Maracujazeiro com produtores rurais da região de Nova Tebas, Paraná. A parte teórica foi realizada em 17 de agosto. O professor Carlos Moacir Bonato, do Departamento de Biologia da UEM, ensinará os participantes noções básicas sobre a preparação e aplicação de medicamentos homeopáticos na cultura do maracujá, buscando o controle das doenças presentes na cultura e maior produção.

A Incubadora Tecnológica de Maringá passou a coordenar a rede de incubadoras do Norte do Estado, resultado de um projeto apresentado dentro do Programa Nacional de Inovação (PNI) da Finep. Pelo edital, também foram repassados R$ 800 mil destinados às incubadoras que compõem a rede. São quatro no total -- Maringá, Londrina, Campo Mourão e Cornélio Procópio -- e mais os hotéis tecnológicos do Senai. 
O I Seminário sobre Método e Metodologia em Pesquisa na Abordagem da Psicologia Histórico-Cultural pretende debater e socializar estudos sobre materialismo histórico-didático e psicologia histórico-cultural, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). As atividades serão realizadas nos dias 10 e 11 deste mês. Os interessados devem se inscrever até terça-feira que vem (9), no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPI), que fica no bloco 10.
O professor David Lee Gallahue, da Universidade Indiana, nos Estados Unidos, estará na UEM, nesta sexta-feira (5), para ministrar o Curso Internacional de Desenvolvimento Motor. Consultor do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, Gallahue também é autor do livro Compreendendo o Desenvolvimento Motor.
Estudantes de graduação, professores, agricultores e empresários da região vão participar da 6ª Semana da Engenharia Agrícola, que será realizada de 8 a 13 de novembro, no Câmpus do Arenito da Universidade Estadual de Maringá, em Cidade Gaúcha. A Semana de Engenharia Agrícola é um evento acadêmico que além de promover a integração entre os participantes, apresenta propostas e estudos inovadores. O tema desta sexta edição é Tecnologia e Sustentabilidade no Desenvolvimento de Pequenas Propriedades Rurais.
O curso de Educação Física da UEM está realizando, nesta quinta-feira até à noite (4), a I Mostra de Projetos do Departamento de Educação Física. De manhã, o reitor Júlio Santiago Prates Filho e a vice-reitora Neusa Altoé prestigiaram a exposição, que está sendo realizada no bloco M-7. Os acadêmicos da área fazem uma visita tutoriada pelos professores, que servirá como exercícios para acolhimento dos alunos no próximo ano.
A Universidade Estadual de Maringá inaugurou, nesta manhã (4), duas quadras de tênis, obedecendo determinações da Confederação Brasileira de Tênis. As quadras, com recuos nas laterais de dois metros e no fundo de cinco metros, são de piso rápido de asfalto e poderão recepcionar jogos oficiais. O custo foi de R$ 68 mil. A próxima etapa será a instalação de iluminação.
De 16 a 19 deste mês, o saguão da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai abrigar dois eventos: a III Mostra de Trabalhos Acadêmicos Sobre Marxismo, Classes Sociais e Tempo Livre do Departamento de Educação Física e a V Mostra de Brinquedos Artesanais. Estes eventos ocorrem sempre que há uma produção de brinquedos artesanais e trabalhos acadêmicos suficientes para serem expostos e apresentados à comunidade interna e externa da UEM.
Para quem tem interesse em aprender um novo esporte, ainda neste ano, tem a oportunidade de fazer gratuitamente duas modalidades de aventura: skate e escalada. Foram abertas na Universidade Estadual de Maringá (UEM), novas turmas, que atendem tanto a comunidade universitária quanto a comunidade. O local das duas atividades é o Museu Multidisciplinar (Mudi).
Aluna do PDE da UEM, Inês Lourenço Augusto, é uma dos cinco vencedores do Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais. Os ganhadores foram selecionados na última segunda-feira (1) e terão como premiação uma viagem ao Fórum Social Mundial 2011, em Dacar, no Senegal. Além da viagem para conhecer iniciativas internacionais de mobilização social, certificado de participação e assinatura anual da revista Fórum, eles também serão homenageados com um troféu de reconhecimento.
Por meio de
uma nota oficial, a Reitoria da Universidade Estadual de Maringá prestou
esclarecimentos sobre as informações veiculadas nos últimos dias, na imprensa,
sobre um suposto equívoco na seleção de alunos no sistema de cotas sociais. A
nota (leia neste texto a íntegra do documento) menciona, entre outros detalhes,
o trabalho da comissão responsável por analisar os documentos dos candidatos às
cotas sociais. Comissão esta que apresentou relatório expondo qual foi a
metodologia adotada nas análises e quais foram os resultados obtidos.
O representante da área de Administração na Capes, professor João Luiz Becker, esteve em Maringá, nesta quarta-feira (27), conversando com os professores, alunos e a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA), da UEM. Ele também foi recebido pelo reitor Julio Santiago Prates Filho, no final da tarde, acompanhado do coordenador do PPA, João Marcelo Crubellate, de um professor do programa, Maurício Nascimento, e do chefe do Departamento de Administração, Álvaro Periotto.
O Projeto Veja com as Mãos retorna ao Museu da Bacia do Paraná da UEM de 3 a 30 de novembro, com a mostra A História de Maringá Contada por seus Traçados e pelas Marcas de sua População. Diversos textos em braile estarão afixados para serem “apreciados” com as mãos por deficientes visuais, com o objetivo disseminar a história de Maringá, por meio de diferentes linguagens que facilitam a sensação táctil, como painéis fotográficos, mapas e utensílios diversos. Os visitantes terão acesso a 22 maquetes e dez fotos em alto-relevo.
A convite da Reitoria, o arquiteto Paulo Mendes
da Rocha está na Universidade Estadual de Maringá para, com a mediação do
Departamento de Arquitetura e Urbanismo, conhecer a instituição e dizer se aceita
o convite para prestar assessoria em um projeto de urbanização para o câmpus-sede
da UEM. 

