Mais de 16 mil candidatos fazem o PAS no domingo
Neste domingo, mais de 16 mil candidatos fazem a prova do Processo de Avaliação Seriada da Universidade Estadual de Maringá, concorrendo ao ingresso em um dos cursos de graduação da Instituição. A entrada dos candidatos nos locais de prova será liberada das 13h30 às 13h50. A aplicação das provas vai até às 19 horas. Cerca de 1,3 mil pessoas, entre fiscais e pessoal de apoio, estão envolvidas na realização deste concurso.

O Coro de Câmara do Departamento de Música da UEM, realiza no mês de dezembro, três concertos de Música Sacra. Na primeira parte dos concertos, o coro apresenta diversas músicas a cappella, ou seja, sem acompanhamento instrumental. E, na segunda parte, a belíssima obra Glória, do compositor Antonio Vivaldi, com acompanhamento de piano.
Os coordenadores da escolinha de esportes radicais da UEM programaram, para este sábado (27), um festival de aventura com apresentação dos alunos de skate e de escalada em parede. Eles irão exibir as manobras e técnicas aprendidas durante o curso. O Festival é aberto ao público. Terá início às 8 horas, ao lado do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), no câmpus universitário.
O doutorado do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física da UEM e da UEL foi aprovado, em 9 deste mês, pela Capes para implementação. Esse é o primeiro doutorado associado na área no País. O programa também foi pioneiro no mestrado associado em Educação Física. Criado em 2006, o mestrado já conta com 50 defesas e serviu de referência para outras instituições. O programa tem duas áreas de concentração: Desempenho Humano e Atividade Física e Práticas Sociais em Educação Física. A previsão é que as aulas do doutorado comecem em março. As inscrições para suas dez vagas (três para UEM e sete para UEL) serão aceitas em fevereiro, quando também será realizado o processo seletivo. Os estudantes deverão frequentar aulas, desenvolver e participar de projetos nas duas instituições e serão matriculados de acordo com a origem do professor orientador.
Milienton Brito Cardoso, aluno de Design da UEM, foi o segundo colocado no Concurso Auditions Brasil 2010, na Categoria Revelação, com o trabalho Universalismo. No dia 16, em Belo Horizonte, houve a premiação e a apresentação das peças escolhidas. O concurso de design de jóias em ouro é um dos maiores do mundo e é realizado bianualmente pela empresa sul-africana Anglo Gold na África do Sul, Emirados Árabes, China e Índia. Neste ano, no Brasil, 1.476 pessoas se inscreveram, dos quais, foram para a final 20 profissionais (Categoria Designer) e quatro estudantes de Design e Arquitetura (Categoria Revelação).
A Orquestra de Flautas da Universidade Estadual de Maringá programou um concerto para esta sexta-feira, dia 26, às 20h30, na Oficina de Teatro da UEM. A entrada é franca. 

O reitor Júlio Santiago Prates Filho, da Universidade Estadual de Maringá, reuniu-se com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo Lübke, nesta terça-feira (23), para solicitar a reversão da transferência de advogados do Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) para outros órgãos do Estado. Aproveitou a ocasião para salientar a necessidade de contratação de novos profissionais para atender a demanda tanto do SAJ como da Instituição. No ofício entregue a Lübke, o reitor justifica que a remoção dos advogados, sem a sua reposição, inviabiliza o atendimento jurídico à população carente e ocasiona o caos tanto na administração da Universidade como no serviço de assistência judiciária.
Quatro professores da UEM foram homenageados pela Fundação Araucária, na noite da última sexta-feira (19), durante as últimas atividades das comemorações dos dez anos da Agência do governo do Paraná, que dá apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico. A solenidade foi realizada no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná (Cietep), em Curitiba. Os homenageados pela contribuição ao desenvolvimento científico do Estado foram os pesquisadores e professores Adelar Bracht (DBQ), Angelo Antonio Agostinho (Nupélia), Ulysses Cecato (DZO) e Ivanor Nunes do Prado (DZO), atual diretor da Eduem. O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, prestigiou a solenidade.
O professor do Departamento de Administração da UEM, Francisco Giovanni David Vieira, lança, nesta quinta-feira (25), o livro Comportamento do Consumidor no Varejo: características, desafios e perspectivas para o comércio da região Noroeste do Paraná. A obra foi elaborada junto com dois outros professores: Galileu Limonta Maia, da Faculdades Maringá e PUC/PR, além de consultor do Sebrae; e Luiz Carlos da Silva, gerente do Sebrae Noroeste do Paraná.
Dos sete pesquisadores vencedores do 24.º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, três são da UEM: os professores pesquisadores Celene Tonella e Marcos Cesar Danhoni Neves e a aluna do curso de Letras, Brigite Teichrieb de Castro, todos da área de Ciências Humanas e Sociais. A entrega da premiação ocorreu nesta sexta-feira, em Curitiba, durante a comemoração dos 10 anos da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e o IV Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná. Os professores receberam diploma e valor em dinheiro para custear a participação em evento científico internacional de livre escolha. A acadêmica foi contemplada com um valor em dinheiro para custear participação em evento científico, curso de aperfeiçoamento ou aquisição de equipamentos.
Borja Diaz Rivillas, coordenador da Rede de Educação Fiscal entre a União Europeia e a América Latina do Instituto de Estudos Fiscais da Espanha, esteve em Maringá para conhecer as ações de educação fiscal desenvolvidas pela Associação SER e pelo Observatório Social. Em visita à UEM, destacou que achou a experiência inovadora, que incorpora o controle social e a educação fiscal. Comentou que, na América Latina, não existe nenhum trabalho com esse foco e que pretende replicar essa iniciativa em outros países. Elogiou também o fato de a SER envolver diversos órgãos, como a Receita Federal, Receita Estadual, Justiça, Universidade, e estar obtendo resultados mensuráveis. Demonstrou satisfação em ver a demonstração de consciência de cidadania pela população de Maringá, que sabe da importância do pagamento dos tributos e da vigilância da execução orçamentária.

