Pesquisa aponta Universidade na preferência da população regional
A Universidade Estadual de Maringá recebeu, na última quarta-feira, no Teatro Marista, a premiação por ser a marca mais lembrada pela população da região noroeste na categoria “ensino à distância”, a mais lembrada pelos moradores de Maringá e região na categoria “ensino superior” e a mais lembrada pela população de Maringá e região na categoria “ensino de pós-graduação”.

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) realiza diversos encontros com a finalidade de avaliar o Programa Universidade Sem Fronteiras. Considerada a maior ação de extensão universitária em execução no País, o programa beneficia 3.500 bolsistas e atinge milhares de pessoas em todo o Paraná. Os encontros reunirão pró-reitores das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), bolsistas, coordenadores e pessoas das comunidades beneficiadas pelos projetos. O primeiro encontro será realizado na UEPG, nesta segunda-feira (22). Na UEM, o evento será em 3 de dezembro. Antes disso, nos dias 24 e 25 deste mês, o evento será realizado na UEL e reunirá os integrantes dos projetos executados pela UEL e pela UENP. No dia 30, serão realizados encontros na Unicentro e na Unioeste.
Será neste sábado (20), às 9 horas, a comemoração do Dia Nacional do Doador Voluntário, no Hemocentro Regional de Maringá. A solenidade será aberta com um culto ecumênico. Em seguida, cerca de 90 doares que registraram mais de 10 doações no ano recebem uma homenagem e um certificado. Treze empresas que trabalham em parceria com o Hemocentro, abrindo às portas ou levando funcionários para doação, também ganharão uma homenagem. Para finalizar a festa, o Grupo de Seresta da Prefeitura de Maringá faz uma apresentação e, logo após, será servido um coquetel.
Começa nesta sexta-feira (19) e vai dia 24, o I Seminário de Pesquisa Internacional em Teoria Histórico-Cultural, que acontecerá no auditório Ney Marques, sob a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação e Departamento de Psicologia da UEM.
Será lançado, nesta sexta-feira, 19, o livro História e Cultura Afro-Brasileira: subsídios para a prática da educação sobre relações étnico-raciais. A obra traz uma coletânea de textos, a maioria de professores da Universidade Estadual de Maringá, que juntos oferecem elementos conceituais e didáticos para orientar a prática da educação étnico-racial envolvendo o negro brasileiro. A obra leva a assinatura do professor Luciano Gonsalves Costa como organizador e a chancela do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (Neiab), da UEM. A publicação é da Eduem (Editora da UEM).
A UEM promove o Workshop Internacional Partejar: arte, ciência, ofício e paixão, nesta sexta-feira e sábado (19 e 20), no bloco C-67. As atividades serão conduzidas por Mary Zwart, parteira holandesa independente, graduada na Escola de Parteiras de Amsterdã, com treinamento em Enfermagem no Hospital Acadêmico de Leiden. Desde 2000, participa do Movimento de Humanização do Parto no Brasil e, desde 1006, está envolvida em mudanças nos cuidados perinatais em Portugal. É fundadora da Escola Perinatal Europeia, membro do Fórum Europeu de Cuidados Primários, representante internacional da Iniciativa Amiga da Mãe e do Bebê.
Foi divulgada, ontem (17), a
Foi lançada, na manhã desta quarta-feira (17), a pedra fundamental da Casa do Estudante da UEM, que contará com dois blocos, totalizando 2.334 m². A primeira fase da construção, a parte estrutural, deve começar em janeiro ou fevereiro e ser concluída em oito meses após o início das obras. O processo licitatório está marcado para 14 de dezembro, 9h30, no bloco 111, e prevê preço global de R$ 1,194 milhão. Vence o menor valor. Os recursos são provenientes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. 
Na época em que o Brasil todo comemora O Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20, a UEM também reflete sobre a inserção do negro na sociedade, organizando a IV Semana Afro-Brasileira e a I Mostra Afro-Brasileira. Diversas atividades estão programadas a partir de sexta-feira (19) até o dia 27.
Os integrantes de um projeto de extensão desenvolvido pela UEM se reuniram com o vereador Mário Verri e o promotor de Defesa do Meio Ambiente, Manoel Ilecir Heckert. O encontro reuniu cerca de 30 pessoas e ocorreu no último dia 12, no bairro Pinheiros, nas proximidades do Rio Samambaia, área de atuação do projeto. É lá que uma equipe multidisciplinar da UEM vem trabalhando há cerca de um ano com ações que visam o combate à dengue.
O Observatório Social de Maringá e a Universidade Estadual de Maringá estudam uma parceria. A UEM criará uma comissão com integrantes das pró-reitorias de Administração e de Extensão e Cultura e dos departamentos acadêmicos para analisar e estruturar o possível acordo. Nesta sexta-feira (12), o presidente do Observatório, Carlos Anselmo Corrêa, esteve na Universidade destacando a importância e a necessidade de a Instituição colaborar com a entidade, que atua difundindo a relevância do tributo e fiscalizando sua aplicação. Na ocasião, Corrêa comentou que o Observatório precisa de equipe com a qualidade técnica encontrada na UEM. Disse que a participação de professores e alunos poderia se dar por meios de projetos de extensão.
Foi aberta,
nesta semana, na biblioteca setorial do Hospital Universitário Regional de
Maringá, a exposição permanente de diversos materiais, incluindo livros,
documentos, instrumentos médicos e instrumentos de laboratório, doados pelo
médico Leandro Lobão Luz. 

