Capes oferece mais 156 bolsas para a pós-graduação
Os cursos de mestrado e doutorado da UEM vão contar com mais 156 bolsas de estudos, financiadas pela Coordenação de Apoio ao Pessoal do Ensino Superior (Capes). O anúncio foi feito semana passada. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Benedito Dias Filho, trouxe a novidade de Brasília, onde participou de uma reunião junto a todas as universidades da Região Sul.

A UEM estará presente, entre os dias 21 e 24 deste mês, na quinta edição da Mostra Tecnológica, evento realizado dentro da nona Feira Metalmecânica. Será a quarta participação da UEM na Mostra, idealizada para disseminar o conhecimento científico e as inovações tecnológicas e também aproximar pesquisadores de empresários e empreendedores. O evento será realizado no Parque Internacional de Exposições de Maringá.
Com a aplicação das provas de Conhecimentos Gerais, começa neste domingo, dia 18, o Vestibular de Inverno da Universidade Estadual de Maringá. Para este concurso são esperados 21.984 candidatos, que irão disputar 1.682 vagas em mais de 50 cursos de graduação. Os candidatos inscritos para o curso de Medicina enfrentarão a maior concorrência. São 267,1 candidatos por vaga. Entre os cotistas a concorrência é um pouco menor, mas ainda assim é alta: 106,5 candidatos/vaga.
Na última quarta-feira (7), a Comissão Eleitoral homologou as duas chapas inscritas para a eleição do reitor e do vice para a gestão 2010-2014. Nesta data também foi disponibilizada a lista definitiva dos eleitores que poderão ir às urnas.
Há quase uma semana do início do Vestibular de Inverno, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) se prepara para receber os 21.984 inscritos para este concurso, que concorrem a 1.682 vagas em mais de 50 cursos de graduação. As provas serão aplicadas das 9h às 13 horas, de 18 a 20 deste mês. Haverá provas em nove cidades paranaenses: Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Umuarama, Paranavaí, Apucarana, Campo Mourão e Ivaiporã.

Dois equipamentos recebidos pelo Hemocentro Regional de Maringá irão agilizar o processo de realização de exames sorológicos, além de proporcionar maior qualidade às análises feitas. Trata-se de duas máquinas modelo AXSYM, fabricadas pela Abbott, para a automação de exames sorológicos, que visam avaliar o plasma sanguíneo dos doadores.
O Grupo Universitário de Dança Parafolcórico Fogança participa de mais um festival nacional de dança. O grupo vai representar a UEM e o Paraná no 11º Festfolk – Festival Nacional de Danças Folclóricas e Etnias de Blumenau, Santa Catarina, evento que começa nesta quinta-feira (8) e segue até domingo (11).

O economista e membro da coordenação nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), João Pedro Stédile, vai ministrar duas palestras na Universidade Estadual de Maringá, nesta sexta-feira e sábado (9 e 10), dentro do Ciclo de Debates sobre Educação e Movimentos Sociais, que será iniciado nesta quarta-feira (7) à noite.
Foram empossados, nesta quarta-feira, dia 7, os
coordenadores e coordenadores adjuntos dos cursos de graduação e de programas
de pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá, bem como os
representantes titulares e suplentes dos departamentos que não possuem cursos
de graduação. Os empossados irão compor o Conselho Ensino, Pesquisa e Extensão
(CEP) da UEM.
Foram prorrogadas, até domingo (11), as inscrições, gratuitas, para o processo seletivo de candidatos para ingressos nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde, na modalidade de Educação a Distância. Os candidatos têm até o dia 12 de julho para encaminhar a documentação exigida para o referido processo seletivo.
O
ex-prefeito Said Ferreira, falecido, ontem (4), em São Paulo, foi o
responsável pela implantação do Hospital Universitário Regional de Maringá e
pela criação dos cursos de Odontologia e Medicina na Universidade Estadual de
Maringá, em 1988. A
Universidade já prestou algumas homenagens ao ex-prefeito, que foi também
deputado federal, em reconhecimento pelo papel desempenhado por ele no
desenvolvimento da instituição.
O Conselho Universitário (COU) acaba de aprovar a criação de dez novos cursos. As graduações serão distribuídas em três câmpus, além da sede, em Maringá, oferecendo 390 novas vagas. Com a oferta dos três cursos de graduação, a Universidade chega ao Vale do Ivaí, já em 2010, oferecendo 120 vagas, no novo Câmpus Regional de Ivaiporã. São 40 vagas para cada curso: Serviço Social, que é novo na UEM; e Educação Física e História, já oferecidos no câmpus sede. Os candidatos realizarão o concurso, agora em julho, junto com os 21.776 inscritos no Vestibular de Inverno, e as aulas terão início já em agosto para os aprovados. 

