UEM realiza Semana de Serviço Social em Ivaiporã

A Universidade Estadual de Maringá, por meio do Câmpus Regional do Vale do Ivaí, está promovendo a I Semana de Serviço Social, de quarta a sexta-feira (18 a 20), em Ivaiporã. O tema central gira em torno da Questão Social, Ética e Transdisciplinaridade. O evento, que conta com 112 inscritos, começou com a palestra da professora Olegna Souza Guedes, da UEL, e debate sobre o filme A Preciosa.


A Mostra Competitiva do 8º Festival de Cinema de Maringá apresenta 63 filmes inéditos de sexta-feira, dia 20, até a próxima semana, dia 27. O evento recebeu a inscrição de 293 filmes. Dos selecionados, seis são longas-metragens de ficção, sete longas documentários, 29 curtas-metragens ficção, 12 curtas documentários, oito curtas animação e um curta experimental. Dois filmes são de produtores maringaenses. Esta edição do Festival terá três homenageados. O ator Milton Gonçalves, a atriz e poeta Elisa Lucinda e a diretora Tetê Moraes.
Alunos da Universidade Estadual de Maringá criaram a Associação de Pós-Graduandos. A assembleia para sua fundação, realizada nesta terça-feira, dia 17, contou com a presença de 20 pessoas. A diretoria provisória é composta por dez membros. A presidente é a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Jéssica Adriele Teixeira Santos; o secretário geral é Maycon Seleghim, também mestrando do PSE; e o diretor de Comunicação é Gustavo Piovezan, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática.
Veículos e equipamentos médicos e oftalmológicos foram doados pela Receita Federal ao Hospital Universitário Regional de Maringá (HU). A entrega foi feita nesta segunda-feira (16), pelo delegado da Receita em Maringá, Wagner Lopes da Silva, ao reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Santiago Prates Filho; à vice-reitora Neusa Altoé; e ao superintendente do HU, José Carlos Amador. O Hospital agora conta com mais dois sedans: um Clio e um Megáne, ambos apreendidos em operações da Receita. Além disso, foram entregues 190 kits com estetoscópios, esfignomanômetro e termômetros; 55 pinças oftalmológicas; um aparelho oftalmológico CX-1 com Câmera Digital de Retina; um aparelho Huvitz HLM-7000; cinco aparelhos Huvitz HRK-7000; e dois Oto-Oftalmoscópio Canon TX-F Tonômetro.
Este final de semana, a cultura é destaque na Universidade Estadual de Maringá. Estão programados o Fórum de Cultura e o Festival Maio no Palco, com Marcio Americo e Mario Bortolotto no palco. O Fórum será neste sábado, dia 14, às 14 horas, no Anfiteatro Ney Marques. O objetivo é fazer um diagnóstico da cultura na UEM e levantar propostas de ação. Estarão em debate os espaços físicos disponíveis, espaços alternativos, as ações culturais, os saraus, a retomada da construção da concha acústica, entre outros temas, para intensificar as intervenções culturais na Instituição. 

Foram anunciadas na manhã desta quinta-feira (12), duas medidas que beneficiam as Instituições de Ensino Superior do Paraná (IES): a nomeação de professores e agentes universitários, e a regularização do repasse de recursos para as Universidades. O assessor de Planejamento do Ensino Superior do Paraná e ex-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Décio Sperandio, informou que o governador Beto Richa assinou a nomeação de 86 docentes e 54 agentes universitários nesta manhã. Destes, 46 professores, irão para o PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), e cinco técnicos são para a UEM.
O governador Beto Richa também assinou, na última quarta-feira (11), a mensagem n° 19/2011, que trata do anteprojeto de Lei que concede o reposição de 6,5% a servidores públicos do Estado. O documento foi entregue ao Legislativo pelo secretário-chefe da Casa Civil, Durval Amaral. Agora, a matéria seguirá a tramitação regimental da Assembleia.
Começa nesta sexta-feira (13), o I Festival Cultural Indígena do Paraná e a primeira edição dos Jogos Tradicionais Indígenas do Paraná. As atividades vão ser realizadas na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Na sexta, pela manhã, o Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) será palco de apresentações de dança, coral e de exposição de artesanato. À tarde, a partir das 14 horas, na Oficina de Teatro da UEM, vão ser apresentadas manifestações de pintura corporal, música e culinária.


