Canto e dança marcam início do Festival Indígena

Começaram, na manhã desta sexta-feira (13), o I Festival Cultural Indígena do Paraná e a primeira edição dos Jogos Tradicionais Indígenas do Paraná. Comunidades indígenas do Paraná mostraram parte de sua cultura aos alunos do Colégio de Aplicação da UEM, além de dança e coral, houve exposição de artesanato. Estão participando dos eventos as etnias Kaingang, Guarani Avá e Guarani Nhandeva. As boas-vindas foram dadas em kaingang pela acadêmica de Enfermagem da UEM, Cristina Bribis, e em guarani pelo pajé de Pinhalzinho, José da Silva, e pelo cacique Sebastião Alves.

Foram anunciadas na manhã desta quinta-feira (12), duas medidas que beneficiam as Instituições de Ensino Superior do Paraná (IES): a nomeação de professores e agentes universitários, e a regularização do repasse de recursos para as Universidades. O assessor de Planejamento do Ensino Superior do Paraná e ex-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Décio Sperandio, informou que o governador Beto Richa assinou a nomeação de 86 docentes e 54 agentes universitários nesta manhã. Destes, 46 professores, irão para o PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), e cinco técnicos são para a UEM.
O governador Beto Richa também assinou, na última quarta-feira (11), a mensagem n° 19/2011, que trata do anteprojeto de Lei que concede o reposição de 6,5% a servidores públicos do Estado. O documento foi entregue ao Legislativo pelo secretário-chefe da Casa Civil, Durval Amaral. Agora, a matéria seguirá a tramitação regimental da Assembleia.
Começa nesta sexta-feira (13), o I Festival Cultural Indígena do Paraná e a primeira edição dos Jogos Tradicionais Indígenas do Paraná. As atividades vão ser realizadas na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Na sexta, pela manhã, o Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) será palco de apresentações de dança, coral e de exposição de artesanato. À tarde, a partir das 14 horas, na Oficina de Teatro da UEM, vão ser apresentadas manifestações de pintura corporal, música e culinária.


A vice-reitora Neusa Altoé assinou, nesta quarta-feira (11), pela manhã, o Protocolo Pró-Aposentados, junto com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar), Eder Rossato. A assinatura foi realizada na abertura do Fórum Paranaense de Servidores Públicos Aposentados, que acontece durante todo o dia, na sede do Sinteemar. O evento é dirigido aos aposentados, pensionistas e pré-aposentados, aqueles que já possuem tempo de serviço ou idade para deixar o trabalho, por isso, têm direito ao Abono Permanência; isto é, não tem mais o desconto da Previdência no provento. Só na UEM são mais de 350 servidores nesta situação.
O superintendente do Hospital Universitário, José Carlos Amador, vai propor a criação de uma câmara técnica, reunindo representantes de segmentos da saúde, com o objetivo de analisar as condições estruturais de o HU realizar cirurgias na área de ortopedia. Com isso, Amador quer ampliar a discussão, envolvendo a alta demanda por cirurgias nesta especialidade, de forma que o hospital não seja criticado por eventuais demoras na execução deste tipo de procedimento. 

A chefe de gabinete da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, Maria Goretti David Lopes, abre a décima quinta edição da Semana de Enfermagem da UEM com a conferência Cuidado de Enfermagem, Ética e Inovação. A palestra será no dia 11 de maio e terá início às 20 horas, no auditório do PDE, Bloco B-33. A programação começa às 19 horas, com uma apresentação da Orquestra de Flautas da Universidade.
O deputado estadual Ênio Verri visitou o Hospital Universitário de Maringá nesta quinta-feira, dia 5. Foi recepcionado por toda diretoria do HU. O objetivo foi tomar conhecimento da situação do HU e as atividades desenvolvidas. 

