UEM obtém registro de programa de computador
O INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial expediu o Certificado de Registro de Programa de Computador, sob o nº RS 08556-3, referente ao software “System GRS3-Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde”. Com o registro, realizado em fevereiro, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) tornou-se titular dos direitos patrimoniais, tendo a exclusividade de comercialização do programa de computador. Com este registro, a UEM totaliza cinco softwares registrados.

Obras dos artistas plásticos Denílson Violin e Marinalva Zacharias Violin (Mazza) podem ser vistas no Museu da Bacia do Paraná, na Universidade Estadual de Maringá, até 26 deste mês. A exposição Pintura & Arame reúne onze trabalhos, que abordam temas como figura humana, animais e natureza. Tendo como suporte telas e placas de metal, há a inserção de materiais diferenciados, como arame, tecido e metais. 

A obra Historiadores de Nosso Tempo, organizada pelos professores Marcos Antônio Lopes, da Universidade Estadual de Londrina, e Sidnei Munhoz, da Universidade Estadual de Maringá, será lançada na UEM, no PDE, bloco B-33, nesta sexta-feira, dia 6, a partir das 19h30. O convite parte da Editora Alameda, que publicou o livro, e da Livraria Chain. Segundo Ronaldo Vainfas, o livro traz ensaios de historiadores brasileiros sobre 16 historiadores estrangeiros que marcaram decisivamente a historiografia ocidental nos últimos 40 anos. Explica que cada ensaio traça a biografia de cada autor em conexão com sua obra, considerada no sentido o mais amplo possível, não se restringindo a tal ou qual livro emblemático. 




A secretária da Justiça e da Cidadania do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, vem à Universidade Estadual de Maringá (UEM), nesta sexta-feira (29). A visita atende a um pedido do reitor, Julio Santiago Prates Filho. Na programação da secretária na Universidade está uma palestra sobre a situação da Justiça no Paraná, a estrutura atual da Seju e os projetos para solucionar problemas, como a falta de pessoal, projetos de profissionalização de presos e a criação de defensorias públicas. O encontro com Maria Tereza Gomes será realizado, na Sala dos Conselhos Superiores, térreo do prédio da Reitoria, às 17 horas..jpg)
Segundo dados do Grupo Gay da Bahia (GGB), 260 homossexuais foram assassinados no Brasil, em 2010. Um crescimento de 31% em relação a 2009 e, se comparado aos números de 2007, um aumento de 113%! Isso implica que a cada 36 horas um homossexual brasileiro é assassinado, vítima da homofobia, fazendo do Brasil o campeão mundial de assassinatos de homossexuais. A Região Sul é a que apresenta a menor incidência de crimes homofóbicos (9%). .jpg)


