Finalizado Plano de Proteção Radiológica da Clínica Odontológica da UEM

O Plano de Proteção Radiológica da Clínica Odontológica da Universidade Estadual de Maringá foi entregue oficialmente ao reitor Júlio Santiago Prates Filho e à vice-reitora Neusa Altoé, na manhã desta terça-feira, dia 26. Uma cópia será entregue nos próximos dias na Vigilância Sanitária/Secretaria de Saúde do Paraná. O trabalho, que demandou cerca de seis meses, foi realizado pelo setor de Supervisão e Proteção Radiológica da UEM e já prevê futuras ampliações do bloco. O objetivo é viabilizar a implantação correta de medidas que previnam acidentes e prováveis efeitos biológicos da radiação. Segundo os documentos, o setor de radiologia odontológica encontra-se devidamente adequado para realizar exames radiográficos médicos convencionais, devendo cumprir as recomendações e procedimentos estabelecidos no plano.


O Mapa da Violência 2010 – Anatomia dos Homicídios no Brasil, do Instituto Sangari, mostra que a taxa de homicídios apresentou uma queda. Passou de 25,4 por 100 mil habitantes para 25,2. A queda foi maior nas capitais do País, onde as ocorrências passaram de 45,7 homicídios a cada 100 mil habitantes para 1997 para 36,6 em 2007. Porém no interior, ocorreu o inverso. A taxa de homicídios cresceu de 13,5 em 1997 para 18,5 por 100 mil habitantes em 2007. O estudo detectou que, desde 1980, a violência continua crescendo entre os jovens. Se a cada 100 mil jovens entre 15 e 24 anos, 30 morriam por homicídio em 1980, o número saltou para 50,1 em 2007. Desses, mais de 90% eram homens. No Paraná, os municípios que apresentam maior taxa de homicídios são Foz do Iguaçu (106,8), Cascavel (39,7), Londrina (33,1) e Maringá (11,5). Na Região Metropolitana de Maringá, de 1998 a 2007, houve 564 ocorrências de homicídio, dos quais, 288 em Maringá e 155 em Sarandi.
Continuam abertas as inscrições para a terceira edição do Encontro Regional de Agroecologia em conjunto com o 2º Encontro Regional de Economia Solidária e o 1º Encontro Regional de Mídia e Comunicação Comunitária. Elas devem ser feitas pelo site
O Hospital Universitário de Maringá integra a Rede Nacional de Pesquisa Clínica, criada pelo Ministério da Saúde pela Portaria Nº 794, do dia 13 deste mês. Segundo a Anvisa a pesquisa clínica é qualquer investigação em seres humanos, objetivando descobrir ou verificar os efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos, clínicos e/ou outros efeitos de produto(s) e/ou identificar reações adversas ao produto(s) em investigação com o objetivo de averiguar sua segurança e/ou eficácia. Fazem parte da rede 32 hospitais e institutos, com os objetivos de desenvolver todas as fases de ensaios clínicos de medicamentos, produtos, procedimentos, equipamentos e dispositivos para diagnósticos em seres humanos, de acordo com os requisitos éticos nacionais e internacionais; capacitar recursos humanos em pesquisa clínica; instituir e coordenar as sub-redes de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino.
O prazo de inscrição para o Vestibular de Inverno da Universidade Estadual de Maringá será encerrado nesta segunda-feira (25). Os interessados devem ficar atentos e efetuar sua inscrição pelo site
O Estaleiro Brasfels, empresa multinacional radicada em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, está selecionando profissionais formados pela Universidade Estadual de Maringá, na área de Engenharia de Produção. O gerente de Recursos Humanos, Pedro Pereira da Silva, realizará entrevistas com 16 candidatos, dos quais, escolherá oito para serem contratados como funcionários efetivos. Silva explica que escolheu vir até a UEM porque a empresa recebe, desde 2008, recém-formados na área de engenharia como trainees e constatou que os egressos da UEM apresentam rendimento e resultados superiores aos colegas de outras instituições. Além disso, possuem um grau de comprometimento diferenciado. Para Silva, isso está abrindo portas para uma parceria entre a empresa e a UEM em novas áreas.
A Universidade Estadual de Maringá promove o 4º Simpósio sobre Produção e Utilização de Forragens Conservadas nos dias 28 e 29 deste mês. As atividades serão desenvolvidas no Anfiteatro Ney Marques. A solenidade de abertura está marcada para dia 28, às 8 horas. Logo a seguir, o professor Ricardo Andrade Reis, da Unesp/Jaboticabal, profere a palestra Silagem de Capim em Sistema de Produção de Carne ou Leite: relações custo x benefício.
A História da Agricultura no Império – pirataria no Éden é tema de palestra que o jornalista e escritor Laurentino Gomes profere, hoje, dia 18, na Universidade Estadual de Maringá. Gomes deve falar sobre as invasões estrangeiras no Brasil, as riquezas levadas para o exterior, a abertura dos portos, o início da exportação de produtos, a vinda da família real ao País e seu impacto na agricultura e na pecuária. A palestra começa às 15 horas, no Auditório Adelbar Sampaio, do Bloco F-67.





