Brasil precisa avançar nos estudos sobre morcegos
O Brasil precisa avançar nos estudos sobre morcegos e carece de pesquisadores na área. É o que está sendo colocado no VI Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros, que está sendo realizado na Universidade Estadual de Maringá, no bloco do PDE, desde terça até sexta-feira (12 a 15). Ludmilla Moura de Souza Aguiar, professora da Universidade de Brasília, em sua palestra sobre A Quiropterologia no Brasil e as Áreas Prioritárias para Estudos, destacou que as espécies estão subamostradas. Há muito trabalho a ser feito, principalmente porque a extensão territorial é grande e há falta de pesquisadores envolvidos. As regiões que precisam de mais atenção são a amazônica, a Mata Atlântica e o cerrado.

Saiu na última sexta-feira (8) o resultado da Chamada de Projetos 10/2010 da Fundação Araucária, referente ao “Programa de Capacitação Docente das Instituições Estaduais de Ensino Superior”. A UEM em conjunto com a Fundação Araucária e demais Instituições de Ensino Superior do Paraná são articuladoras desse Programa, que visa oferecer capacitação aos docentes das IES do Paraná.

A quarta edição da Mostra de Profissões da Universidade Estadual de Maringá deve receber cerca de 8,5 mil estudantes do ensino médio nos dois dias de realização do evento, que começou hoje (6), no estacionamento da Biblioteca Central. Cerca de 110 colégios de diversos municípios paranaenses e paulistas agendaram horário para seus alunos. O reitor Júlio Santiago Prates Filho e a vice-reitora Neusa Altoé visitaram a Mostra e assistiram à apresentação do curso de Artes Cênicas. O reitor agradeceu a todos que se envolveram para realização do evento e aos estudantes presentes, sem os quais não haveria o sucesso desejado. Destacou que a UEM tem tido os melhores egressos e que tem buscado os melhores talentos, presentes em todas as camadas sociais. Finalizou dizendo esperar que os estudantes voltassem à UEM no próximo ano como calouros.
O Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos, lançado em 2009, certifica gratuitamente cerca de 300 propriedades do Paraná que cultivam produtos orgânicos. Nesta quarta-feira (6), o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Alípio Leal, recebeu os representantes do grupo responsável pela iniciativa, professores Ednaldo Michellon, da UEM e Carlos Hugo Rocha, da Universidade de Ponta Grossa (UEPG). Estave presente, também, o assessor técnico da Seti, o ex-reitor da UEM, Décio Sperandio.
A Universidade Estadual de Maringá recebe, nesta quinta-feira (7), às 19h30, o poeta, declamador e ator Joby Bernabé, que vem da Martinica para se apresentar no auditório do Nupélia, no Bloco G-90, no câmpus universitário. Bernabé é descendente de escravos e possui um talento ímpar na arte de contar histórias e interpretar poemas autorais.





As escolas interessadas em participar da quarta edição da Mostra das Profissões da Universidade Estadual de Maringá têm só até segunda-feira (4) para agendar a visita. O agendamento deve ser feito diretamente no Núcleo Regional de Educação de Maringá, pelos fones (44) 3218-7137 ou 3218-7136. 

