Seminário destaca relação entre metrópoles e violência urbana
O II Seminário de Violência Urbana, que será realizado de 26 a 29 deste mês, na Universidade Estadual de Maringá, traz grandes pesquisadores para debater violência urbana nas áreas metropolitanas brasileiras. O coordenador nacional do Observatório das Metrópoles e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz César Queiroz Ribeiro, falará sobre A Problemática Metropolitana no Brasil e a sua Relação com a Violência Urbana, no dia 28, a partir 8h30. A solenidade de abertura será no dia 27, às 20 horas, seguida da conferência Violência, Segurança Pública e Território, a ser proferida por José Ignácio Cano Gestoso. As atividades serão desenvolvidas na UEM, no PDE, bloco B-33.

O Estaleiro Brasfels, empresa multinacional radicada em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, está selecionando profissionais formados pela Universidade Estadual de Maringá, na área de Engenharia de Produção. O gerente de Recursos Humanos, Pedro Pereira da Silva, realizará entrevistas com 16 candidatos, dos quais, escolherá oito para serem contratados como funcionários efetivos. Silva explica que escolheu vir até a UEM porque a empresa recebe, desde 2008, recém-formados na área de engenharia como trainees e constatou que os egressos da UEM apresentam rendimento e resultados superiores aos colegas de outras instituições. Além disso, possuem um grau de comprometimento diferenciado. Para Silva, isso está abrindo portas para uma parceria entre a empresa e a UEM em novas áreas.
A Universidade Estadual de Maringá promove o 4º Simpósio sobre Produção e Utilização de Forragens Conservadas nos dias 28 e 29 deste mês. As atividades serão desenvolvidas no Anfiteatro Ney Marques. A solenidade de abertura está marcada para dia 28, às 8 horas. Logo a seguir, o professor Ricardo Andrade Reis, da Unesp/Jaboticabal, profere a palestra Silagem de Capim em Sistema de Produção de Carne ou Leite: relações custo x benefício.
A História da Agricultura no Império – pirataria no Éden é tema de palestra que o jornalista e escritor Laurentino Gomes profere, hoje, dia 18, na Universidade Estadual de Maringá. Gomes deve falar sobre as invasões estrangeiras no Brasil, as riquezas levadas para o exterior, a abertura dos portos, o início da exportação de produtos, a vinda da família real ao País e seu impacto na agricultura e na pecuária. A palestra começa às 15 horas, no Auditório Adelbar Sampaio, do Bloco F-67.
A expectativa da Comissão Central do Vestibular Unificado da Universidade Estadual de Maringá é que o número de inscritos no Vestibular de Inverno deste ano fique próximo do concurso realizado no meio do ano passado, que registrou 22 mil candidatos. O prazo de inscrição termina no dia 25 deste mês. Os interessados devem ficar atentos ao horário de encerramento. O sistema fecha exatamente à meia-noite. Os candidatos devem efetuar o pagamento da taxa de R$ 90,00 e enviar a documentação exigida até dia 27, juntamente com a ficha devidamente preenchida e assinada.


O Brasil precisa avançar nos estudos sobre morcegos e carece de pesquisadores na área. É o que está sendo colocado no VI Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros, que está sendo realizado na Universidade Estadual de Maringá, no bloco do PDE, desde terça até sexta-feira (12 a 15). Ludmilla Moura de Souza Aguiar, professora da Universidade de Brasília, em sua palestra sobre A Quiropterologia no Brasil e as Áreas Prioritárias para Estudos, destacou que as espécies estão subamostradas. Há muito trabalho a ser feito, principalmente porque a extensão territorial é grande e há falta de pesquisadores envolvidos. As regiões que precisam de mais atenção são a amazônica, a Mata Atlântica e o cerrado.
Saiu na última sexta-feira (8) o resultado da Chamada de Projetos 10/2010 da Fundação Araucária, referente ao “Programa de Capacitação Docente das Instituições Estaduais de Ensino Superior”. A UEM em conjunto com a Fundação Araucária e demais Instituições de Ensino Superior do Paraná são articuladoras desse Programa, que visa oferecer capacitação aos docentes das IES do Paraná.

A quarta edição da Mostra de Profissões da Universidade Estadual de Maringá deve receber cerca de 8,5 mil estudantes do ensino médio nos dois dias de realização do evento, que começou hoje (6), no estacionamento da Biblioteca Central. Cerca de 110 colégios de diversos municípios paranaenses e paulistas agendaram horário para seus alunos. O reitor Júlio Santiago Prates Filho e a vice-reitora Neusa Altoé visitaram a Mostra e assistiram à apresentação do curso de Artes Cênicas. O reitor agradeceu a todos que se envolveram para realização do evento e aos estudantes presentes, sem os quais não haveria o sucesso desejado. Destacou que a UEM tem tido os melhores egressos e que tem buscado os melhores talentos, presentes em todas as camadas sociais. Finalizou dizendo esperar que os estudantes voltassem à UEM no próximo ano como calouros. 

