UEM e Itaipu renovam convênio
A Universidade Estadual de Maringá e a Itaipu Binacional renovaram o convênio Monitoramento do Rendimento e da Socioeconomia da Pesca no Reservatório de Itaipu hoje de manhã (12), na Reitoria, no valor de R$ 576,7 mil, por prazo de 27 meses. Os representantes da hidrelétrica Matheus Romero Neto, gerente de Divisão de Reservatório, e João Antonio Cordoni, gerente do Departamento de Reservatório e Áreas Protegidas, destacaram a importância da parceria mantida há mais de 20 anos com a UEM. O reitor Décio Sperandio falou do pioneirismo da parceria, que faz parte da visão da instituição de ensino, pesquisa e extensão. Ressaltou também o alcance social do projeto e o espaço para os alunos atuarem.

O governo do Paraná lançou, ontem (10), em nível estadual, uma campanha com o objetivo de estimular a doação de sangue entre os fiéis da igreja evangélica Assembléia de Deus, em Maringá. Idealizadora da campanha, a Secretaria Especial para Coordenação de Projetos Sociais (Seps) aproveitou um evento, iniciado na segunda-feira, reunindo centenas de pastores da igreja de todo o Estado, para lançar a campanha. A 48ª Cieadep (Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus no Estado do Paraná) termina hoje (11).
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) vai preparar um documento, a ser destinado ao governo e à sociedade, com recomendações sobre a necessidade de investimentos na educação infantil, a importância de se rever os métodos de alfabetização infantil; e de se atentar para a importância dos fundamentos neurobiológicos de aprendizagem infantil. Um dos responsáveis por esta decisão da ABC é o professor Luiz Carlos Faria da Silva, da UEM (à direita na foto).
Com a confecção de folhetos informativos sobre os atendimentos no Pronto Socorro, além da instalação de placas em pontos estratégicos, o hospital universitário inicia, nesta semana, um trabalho de conscientização dos usuários, que faz parte de um projeto mais amplo, de acolhimento do paciente, a ser implantado em 2009.
O Curso de Engenharia Mecânica, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove o Curso de Especialização em Tecnologia Mecânica do Setor Sucroalcooleiro. A iniciativa conta com a parceria e o patrocínio do Grupo Usaçucar, ligado à Usina Santa Terezinha. Cada aluno será beneficiado com uma bolsa de estágio. As inscrições vão até quarta-feira (10), e devem ser feitas pela Internet. A ficha de inscrição e todas as informações necessárias estão no endereço
A Universidade Estadual de Maringá terá uma antena RBCM para posicionamento topográfico no câmpus universitário, a pedido do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aparelho está sendo instalado na Prefeitura do Câmpus nesta semana. Ele vai permitir o recebimento de sinais da constelação de satélites de GPS e transmitir as informações de localização geográfica desse ponto específico para a rede do Sistema Geodésico Brasileiro.
Dos 16.657 inscritos para o Vestibular de Verão da Universidade Estadual de Maringá, 1.522 não compareceram às provas realizadas entre domingo e hoje (2). Esse número corresponde a 9,2% dos candidatos. Para este Vestibular, a UEM ofertou 1.582 vagas, distribuídas em 50 cursos de graduação.
O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB) prometeu apoio para viabilizar, em Brasília, recursos financeiros para equipar a Clínica Odontológica da UEM. A ajuda ao parlamentar foi solicitada pelo reitor Décio Sperandio, durante a visita que Serraglio fez, nesta segunda-feira (1º), para conhecer as novas instalações de uma das clínicas odontológicas equipada e reformada com verba canalizada por ele.
O professor e pesquisador da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Paulo Mathias, reiterou, nesta sexta-feira (28), durante a abertura do I Simpósio do Núcleo de Estudos em Diabetes e Obesidade da UEM (Nedo), que existe uma epidemia de sobrepeso e obesidade no Brasil.
Começa, domingo, dia 30, o Vestibular de Verão da
Universidade Estadual de Maringá com aplicação da prova de Conhecimentos
Gerais. No total, 16.657 candidatos
estão inscritos para este concurso, concorrendo a 1582 vagas, distribuídas em 50
cursos de graduação. Medicina é o curso mais concorrido, com cerca de 105
candidatos disputando uma vaga. Arquitetura e Urbanismo vem em segundo lugar,
com 33 candidatos por vaga.

