Vestibular de Inverno: quase 23 mil inscritos
O Vestibular de Inverno da UEM, que será realizado de 12 a 14 de julho, registrou 22.919 inscritos para suas 1.542 vagas. Desse total, 3.111 são candidatos que concorrem às 304 vagas reservadas para cotas sociais, exclusivas para alunos oriundos do ensino público. As fichas ainda estão sendo analisadas e os números finais podem apresentar alguma alteração. As provas serão aplicadas em oito cidades: Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Paranavaí e Umuarama. Outras informações pelo site www.vestibular.uem.br.

Pesquisadores da USP e da UEM estão analisando os espaços livres de Maringá, hoje e amanhã (12 e 13). Para fundamentar os estudos, ontem (11), eles sobrevoaram a cidade e tiraram várias fotos dos espaços livres, como praças, parques, ruas. Durante solenidade de abertura das atividades, Karin Schwabe Meneguetti falou da importância do evento e de se ter em mente as questões das paisagens ao fazer a Arquitetura e o Urbanismo. Citou ainda que os sistemas de espaços livres (SEL) são de grande importância como estruturadores da cidade.
Hoje, a Universidade Estadual de Maringá completa 33 anos de
reconhecimento, referendado pelo Decreto nº 77.583, assinado em 11 de maio de
1976, pelo então presidente, Ernesto Geisel. Atualmente, a UEM oferece 46
cursos de graduação presenciais, sete a distância, além de 93 cursos de
especialização, 28 de mestrado e 12 de doutorado. É a primeira entre as
universidades do Paraná, pela avaliação do MEC e está entre as 20 instituições
com maior produção científica e tecnológica do País, com aproximadamente 700
projetos em andamento, 1.100 pesquisadores e 318 grupos cadastrados no CNPq.
Com 93% dos docentes trabalhando em tempo integral e dedicação exclusiva, se
desponta na graduação, na pós-graduação e nas parcerias com prefeituras,
empresas dos setores público e privado.
Como todos os anos a Universidade Estadual de Maringá está presente
na Expoingá. O evento, que, termina no próximo domingo (17), é uma das maiores
exposições agropecuárias do Paraná.
A Oficina do núcleo Maringá Projeto Quapá IV vai analisar o sistema de espaços livres de Maringá amanhã e quarta-feira (12 e 13), na UEM. Para isso, os professores Rogério Akamine, Daniela Valente, Fany Galender e Maria Helena Preto, da USP, integrantes do Projeto Quadro de Paisagismo no Brasil, estão sobrevoando a cidade hoje, fotografando os espaços verdes livres, como praças, parques, fundo de vale. As fotografias servirão para os estudos e debates durante o evento.
O Laboratório de Design e Moda (LDM) do câmpus da Universidade Estadual de Maringá em Cianorte foi inaugurado nesta sexta-feira (8). O laboratório vai desenvolver e executar projetos de produtos e oferecer estágio a acadêmicos dos cursos de graduação em Design e Moda. Criará logotipos, logomarcas, materiais de eventos como bolsas, camisetas, canetas, pastas, bottons, chaveiros. Também desenvolverá projetos como agendas, calendários, placas comemorativas, uniformes, entre outros. Os professores também poderão desenvolver projetos de ensino, pesquisa e extensão.
O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá realizou, ontem à noite (7), o lançamento do IV Congresso Internacional de História, que será em setembro. Segundo o professor Ângelo Priori, coordenador do evento, o congresso é uma iniciativa de também internacionalizar o mestrado e, futuramente o doutorado. Uma das metas é divulgar para o mundo as ações da UEM na área.
A UEM debaterá questões ligadas à prevenção de acidentes de trabalho em Maringá, de 11 a 15 deste mês, no anfiteatro Ney Marques e nos setores. A XIX Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) terá como tema central Prevenção se Faz com Educação.
Com uma palestra, apresentação de vídeo e o lançamento da segunda edição de livro, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Associação de Reflexão e Ação Social (Aras) promoverão, no dia 14 deste mês, a partir das 19 horas, no salão da paróquia Santo Antonio de Pádua, um evento de extensão para comemorar o centenário de Dom Hélder Câmara.
O Programa Raízes Brasileiras da Rádio UEM, comandado pelo apresentador Nilson Fidélis, com a colaboração do técnico Ademir de Souza, entregou CDs com as 17 músicas mais solicitadas pelos ouvintes. Dez pessoas foram sorteadas e receberam seu disco das mãos de Fidélis e do programador musical Ricardo Viana, hoje de manhã (5). Também participou da solenidade o coordenador de Programação, Paulo Petrini.
Vários especialistas brasileiros e estrangeiros estão apresentando os principais avanços nas pesquisas em plantas medicinais no VII Simpósio Brasileiro de Farmacognosia, que está sendo realizado em Maringá. Durante a solenidade de abertura ontem (4), o coordenador do evento, João Carlos Palazzo de Mello, destacou o crescimento exponencial do simpósio. A primeira edição, há 14 anos, na Universidade Federal do Amapá, teve 80 inscritos e 30 trabalhos; nesta, foram 500 inscritos e 284 trabalhos. Mello mencionou também a presença das principais autoridades brasileiras na área, como a do presidente da Sociedade Brasileira de Farmacognosia, Emídio Vasconcelos Leitão da Cunha, que coordena a mesa-redonda O Ensino de Farmacognosia no Brasil, na quinta-feira, às 13h30, e a da presidenta da Sociedade Brasileira de Química, Vanderlan da Silva Bolzani, que profere a palestra Plantas do Cerrado: aspectos químicos e biológicos, hoje (5), às 15h30.
O Museu da Bacia do Paraná da UEM (MPB) lançou, hoje (4), a exposição Maringá uma história contada por sua gente: pioneiros e retirantes, em comemoração os 62 anos de Maringá. A mostra reúne três acervos. Além do material do MBP, os visitantes poderão conhecer o Projeto Memórias do Distrito de Iguatemi, organizado pelo Colégio Estadual Rui Barbosa, e a Oficina de Artes Visuais do Centro Social Marista, Irmão Beno Tomasoni, com a criação da série de bonecos gigantes, intitulada “Os Retirantes”.
Começou, hoje de manhã (4), o Projeto de Extensão Prevenção e Controle do Tabagismo entre Escolares no Município de Maringá, coordenado pelo professor Celso Conegero, da Universidade Estadual de Maringá. O projeto pretende atingir alunos de 1ª a 5ª série do ensino fundamental da rede pública municipal de Maringá até 14 de dezembro, às segundas e às sextas-feiras. O objetivo é conscientizar as crianças para que não entrem no vício e para que sejam colaboradores no combate ao tabagismo.
Será realizada, hoje (4), a Feira Artesanal de Economia Solidária com produtos e alimentos artesanais de grupos de Sarandi, Guaporema, Nova Tebas, Nova Esperança e Quinta do Sol. Os 21 expositores trazem pães, doces, bolachas e outras guloseimas, trabalhos em patchwork, crochê, macramé, bolsas, almofadas, vasos, bordados, entre outros. Promovido pelo núcleo da Incubadora da UEM, o evento será das 10 às 19 horas, em frente à Cantina Central, no câmpus universitário. 

