Ministro Paulo Bernardo lança projetos e libera recursos para a UEM e Maringá

O Projeto de Acessibilidade das Instalações Educacionais, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), será apresentado amanhã, às 17 horas, no auditório Professor Keshiyu Nakatani, localizado no Nupélia, bloco G-90, pelo Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Na ocasião, também será assinada a liberação dos recursos para a realização das obras propostas. Após este evento, será lançado o Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEx), às 18h30, na sede do Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindivest).

A Universidade Estadual de Maringá inaugura, amanhã, dia 22 de maio, às 15 horas, as obras de ampliação e reforma do Laboratório do Núcleo de Processamento de Dados (NPD), instalado no Bloco 110. Para o evento está confirmada a presença da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto.
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e os secretários
de Estado do Planejamento e Coordenação Geral e da Ciência, Tecnologia e Ensino
Superior, respectivamente Ênio Verri e Lygia Pupatto, estarão em Maringá nesta
sexta-feira, dia 22, para o lançamento do Projeto Extensão Industrial
Exportadora (PEIEx). A solenidade será às 18h30, na sede do Sindicato da
Indústria do Vestuário (Sindivest).
Prossegue até a próxima sexta-feira (22), a XXV Semana de Química da UEM, aberta, ontem (18), no anfiteatro do Nupélia, reunindo em torno de 330 inscritos. Após a abertura, a professora Anita Jocelyne Marsaioli, da Unicamp, falou sobre Fábulas que as Moléculas me Contaram.
Cerca de 230 pessoas se inscreveram para participar do II Seminário de Engenharia Mecânica da UEM, aberto, ontem (18), e que prossegue até a próxima sexta-feira (22) debatendo as mais recentes inovações tecnológicas e suas aplicações na área.
O programa de cada disciplina que vai ser cobrado pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS-UEM) está sendo divulgado pela Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), no endereço
Geografia urbana é tema de dois livros organizados pelo professor César Miranda Mendes, do Departamento de Geografia da UEM, e publicados recentemente pela Eduem (Editora da Universidade Estadual de Maringá).
A professora Elza Yasuko Passini, do Departamento de Geografia da UEM, foi condecorada com a Ordem do Mérito Cartográfico pela Sociedade Brasileira de Cartografia. A solenidade de condecoração foi no dia 6 deste mês, no Rio de Janeiro, data que marca o Dia do Cartógrafo, profissional responsável por traçar cartas geográficas. A Cartografia é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.
Entre as comemorações do
centenário de nascimento de dom Hélder Câmara no Brasil este ano, está o
lançamento da segunda edição do livro Dom
Hélder Câmara – entre o poder e a profecia, dos professores Walter Praxedes
e Nelson Piletti. Em Maringá, o lançamento ocorreu ontem (14) no salão da
paróquia Santo Antonio de Pádua, promovido pela Universidade Estadual de
Maringá (UEM) e pela Associação de Reflexão e Ação Social (Aras).
No próximo dia 4, no Rio de Janeiro, o professor da UEM Sidnei J. Munhoz participa do lançamento do livro Impérios na História (Editora Elsevier/Campus). A obra foi organizada por ele, em conjunto com Francisco Carlos Teixeira da Silva e Ricardo Cabral. O livro ainda conta com a participação de dois outros professores da UEM: João Fábio Bertonha e José Henrique Rollo Gonçalves.
A UEM está entre as melhores universidades no Webometrics. No Paraná é a segunda colocada; no Brasil, ocupa a 27ª colocação; na América Latina, a 65ª classificação, e é a 1415ª posição, entre 15 mil instituições do mundo. O Webometrics é um indicador que mede o impacto dos trabalhos científicos na web, o tamanho (número de páginas recuperadas por quatro sites de busca), a visibilidade das páginas das instituições (número de acessos externos), os arquivos ricos (após avaliação da relevância da atividade acadêmica e de publicações, é considerado o volume de diferentes formatos de arquivos) e Google Scholar (número de publicações e citações). É feito em janeiro e julho.
O zootecnista, que comemora o seu dia amanhã, 13 de maio, tem a grande missão de adequar tecnologias que permitam o aumento da produtividade e qualidade dos produtos de origem animal, observando sempre os conceitos de sustentabilidade e da melhoria das condições de vida do consumidor.

