UEM debaterá prevenção de acidentes de trabalho
A UEM debaterá questões ligadas à prevenção de acidentes de trabalho em Maringá e nas cidades onde tem câmpus regionais em abril e em maio. A tônica é que a prevenção se faz com educação. A XIX Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) será constituída de feira de saúde, palestras e minicursos.

Nesta sexta-feira, dia 27, a Eduem, Editora da Universidade Estadual
de Maringá, promove o lançamento das suas mais recentes publicações. A
solenidade será no segundo piso da nova ala da Biblioteca Central da UEM, com
início às 19h30. O lançamento inclui 20 novos títulos, numa diversidade de
temas e autores.
Por proposta da administração o Conselho de Administração (CAD) aprovou a equiparação dos valores das bolsas para atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativa para discentes, em reunião no dia 19, atendendo uma antiga reivindicação da comunidade universitária. Os valores das bolsas foram equiparados ao das bolsas do Pibic/CNPq: R$ 300,00. Além disso, também aumentou o número de bolsas em cada modalidade. Serão 991 bolsas. Grande parte destinada para monitoria (275), extensão (125) e formação acadêmica (323). Com as novas determinações, o investimento na área para este ano será de R$ 2.307.060,00.
A Diretoria de Cultura da
UEM aceita inscrições para o curso de fotografia digital, que será ministrado
no próximo final de semana, dias 28 e 29, durante todo o dia, com intervalo
para almoço. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, dia 27.
O Vestibular de Inverno 2009 da UEM aceitará inscrições de 1º a 22 de abril pelo site
O Governador Roberto Requião
encaminhou para a Assembléia Legislativa o projeto de lei que cria a
verticalização do cargo de Professor Associado para Titular. Para as
universidades essa é uma conquista e a possibilidade de regularização de uma
antiga reivindicação.
A Universidade Estadual de Maringá promove o I Simpósio Internacional de Educação Sexual (Sies), de 23 a 25 de abril, nos anfiteatros Ney Marques e do Nupélia (G-90). Na programação, debates sobre o panorama de educação sexual na Espanha; educação básica e diversidade sexual: pesquisas, avaliações e indicadores sobre a homofobia como fatores de aços de promoção da inclusão e da qualidade da educação; vitimização sexual: a importância do conhecimento entre os/as educadores/as; sexualidade e educação sexual no Brasil: trajetória histórica da colônia aos nossos dias; formação dos/as educadores/as sexuais; as implicações da educação sexual no exercício da sexualidade adulta.
O Workshop Artes Visuais: desafios e perspectivas para um curso de graduação está sendo realizado, hoje e amanhã (19 e 20), na Universidade Estadual de Maringá, no bloco H-35, sala 7. Na pauta, discussões sobre os cursos de Arte no Paraná, a implantação da graduação em Artes Visuais na Universidade Estadual de Ponta Grossa, as “escolinhas” de arte no Estado, as políticas públicas de formação de professores e as licenciaturas em Artes, a articulação entre a teoria e a prática no curso de Artes Visuais e outras licenciaturas e departamentos e idéias para uma graduação na relação ciência-arte.
Prefeitos, secretários municipais de
Educação e coordenadores de pólos do Sistema Universidade Aberta do Brasil
(UAB) reuniram-se na Universidade Estadual de Maringá para discutir os
compromissos assumidos pelos municípios selecionados como pólos de apoio
presencial para a oferta de cursos superiores, na modalidade de educação a
distância.
A Universidade Estadual de
Maringá publica, hoje (18), o nome dos selecionados em segunda chamada para o
curso de Pedagogia na modalidade a distância. A lista está no disponível no
site
Os Centros Acadêmicos de Filosofia e de Ciências Sociais da UEM receberam, hoje de manhã (17), um espaço físico para desenvolverem suas atividades. O reitor Décio Sperandio entregou um quiosque de 82,4 m², construído com recursos próprios, próximo ao bloco G-34. Novo bloco, com as mesmas dimensões, deve ser edificado ainda este ano para abrigar outros centros acadêmicos.
O reitor Décio Sperandio, da Universidade Estadual de Maringá, empossou os integrantes das três comissões que fazem parte do Comitê de Ética Ambiental (Pró-Ambiente), no dia 11, e deu início aos trabalhos das três comissões que fazem parte do Pró-Ambiente, conforme audiência pública realizada em 26 de setembro de 2008 para tratar da questão da periculosidade. São elas a Comissão de Proteção contra Riscos Radioativos, a Comissão de Proteção contra Riscos Biológicos e Químicos e a Comissão de Proteção e Educação Ambiental.


