Reitoria inaugura mais uma obra amanhã (16)
Doze alunos da Universidade da Flórida (UF) e outros 28 de cursos de graduação e pós-graduação do Paraná estão participando do curso sobre Planejamento Urbano e Design nas Cidades Brasileiras. A programação de hoje à tarde levou o grupo à Expoingá, onde os acadêmicos puderam ver a foto área que mostra toda a cidade de Maringá, em exposição no estande da prefeitura.
O governo do Paraná anunciou, hoje (14), o reajuste médio de 25,6% para os professores das universidades estaduais, por meio da readequação da carreira dos docentes. Em entrevista para a Rádio Universitária FM, da UEM, a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, disse que a gratificação de mérito para os professores especialistas passa de 15% para 20%.
A Editora da UEM está recebendo durante esta semana representantes do SciElo e ISI Web para a realização do evento Plataformas Científicas: a importância dos indexadores eletrônicos na socialização do conhecimento. As duas plataformas representam os principais indexadores eletrônicos para a divulgação científica.
A Universidade Estadual de Maringá promove a 1ª Mostra de Dança Moderno-Contemporânea, de 28 a 31 deste mês. Na programação, grupos de Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Londrina e São Paulo. As apresentações serão a partir das 20h30, na Oficina de Teatro da UEM, e as oficinas, a partir das 15 horas, na Sala de Dança, Bloco A-34.
A UEM é a universidade do Paraná que tem mais professores no regime de trabalho de 40 horas (T-40). Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Instituição, Nilson Evelázio de Souza, essa é uma das causas de a UEM apresentar um alto índice de publicações científicas e pesquisas.
A UEM vai sediar o I Fórum Paranaense de Comitês de Ética em Pesquisa. As atividades do evento serão realizadas na próxima sexta-feira (16), durante todo o dia. A proposta é debater o trabalho realizado pelos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) do Paraná, apontando as principais conquistas, dificuldades e desafios enfrentados por estas entidades no exercício de suas atribuições.
O Fórum de Integração dos Bolsistas do Programa Universidades sem Fronteiras do Noroeste Paranaense apresentou, no dia 10, na UEM, 22 dos 31 projetos previstos inicialmente. Os bolsistas aproveitaram para se integrar, trocar experiências, discutir projetos na visão deles, falar sobre os problemas e dificuldades encontrados e apresentar relatórios com os resultados parciais.
A programação de evento da UEM teve duas aberturas de evento na noite desta quarta-feira. No Salão Luiz Antônio Paulino, localizado na sede da Sociedade Rural de Maringá, no Parque Internacional de Exposição Francisco Feio Ribeiro, foi realizada a cerimônia oficial de abertura da 24ª Semana Paranaense dos Estudantes de Zootecnia. Ao mesmo tempo, no Centro de Eventos Araucária, começava a primeira etapa do II Fórum das Licenciaturas, com cerca de mil participantes (foto).
Doze alunos da Universidade da Flórida (UF) chegam à Maringá, na próxima terça-feira (13), para participar do curso sobre Planejamento Urbano e Design nas Cidades Brasileiras. O grupo vem acompanhado da professora brasileira radicada na Flórida, Joseli Macedo, uma das pesquisadoras da equipe de ministrantes do curso, uma realização do mestrado em Engenharia Urbana da UEM, em parceria com a UF.
O Seminário Economia Solidária, Soberania Alimentar e Agroenergia, que será realizado amanhã (8), no teatro Marista, das 8 às 18 horas, vai contar com a apresentação de uma proposta de produção de agroenergias no Noroeste e Centro Norte Paranaense. As entidades proponentes e executoras são a Fundação Unitrabalho, através do Núcleo da Universidade Estadual de Maringá e Sindicato dos Engenheiros (Senge-PR), com apoio do Programa Brasil Local (Secretaria Nacional de Economia Solidária - Senaes), e em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e produtores ligados à agricultura familiar dessas regiões.
A UEM foi a instituição de ensino superior que mais inscreveu estudantes no Desafio Sebrae 2008, o maior jogo virtual de empreendedorismo do mundo. Com esta colaboração da UEM, o Paraná foi, pelo segundo ano consecutivo, o segundo estado brasileiro com o maior número de inscritos na competição, que, neste ano, está em sua 9ª edição.