Trabalho de aluno tem reconhecimento nacional
Diego Correa Alves, aluno do 4º ano de Zootecnia da UEM, foi contemplado no XXIII Prêmio Jovem Cientista. A monografia Monitoramento Pesqueiro Participativo como Ferramenta de Coesão Social, orientada pela professora Carolina Viviana Minte Vera, do Departamento de Biologia, recebeu o Diploma de Reconhecimento. O trabalho faz parte de uma linha de pesquisa que inclui não só a pesquisa em si, mas o ensino e a extensão. E é resultado de três projetos de Iniciação Científica (PIC e Pibic): Estimativa da Captura Total de Pescado na Reserva Extrativista do Corumbau (situado no Sul da Bahia); Consolidação e Transferência do Monitoramento Pesqueiro da Reserva Extrativista da Marinha do Corumbau para suas Associações; e Subsídios para Avaliação Participativa dos Recursos Pesqueiros na Reserva Extrativista Marinha do Corumbau. Todos eles orientados por Minte Vera, com apoio e financiamento da Conservation International do Brasil, ICMBio/Ministério do Meio Ambiente, Fundo Nacional do Meio Ambiente e Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca/Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Cerca 1 mil alunos de escolas públicas e particulares da região visitaram, hoje (22), pela manhã, a Mostra de Profissões da Universidade Estadual de Maringá, instalada ao lado do Restaurante Universitário (RU).
O reitor da UEM, Décio Sperandio, recebeu, ontem à noite (20), em Brasília, o Prêmio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na categoria Mérito Institucional/Destaque do Ano na Iniciação Científica. É que a Universidade Estadual de Maringá apresentou o maior índice de egressos titulados na pós-graduação. Na foto, o reitor segura o prêmio entregue pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.
O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física UEM-UEL, Albertino de Oliveira Filho, vai pesquisar a qualidade de vida dos professores da UEM. O objetivo é verificar os aspectos de qualidade de vida relacionados ou não com a prática de atividades físicas. Será analisado se o estilo de vida é ativo ou sedentário, envolvendo os aspectos físicos, psicológicos, relacionamento social e meio ambiente.
Para discutir uma maneira de os servidores que a representa nos diversos conselhos gestores de políticas públicas exerçam de fato a prática da representação, passando a ter mais interlocução interna entre eles, a UEM, por meio do Gabinete da Reitoria, e o Observatório das Metrópoles/Núcleo Região Metropolitana de Maringá promoverão, no próximo dia 1º de novembro, o I Workshop – a participação da UEM nos conselhos gestores de políticas públicas. O evento ocorre a partir das 8h30, na sala dos Conselhos Superiores (térreo da Reitoria).
O Fórum de Informática e Tecnologia de Maringá (Fitem) começou hoje de manhã (20), com minicursos e sessões técnicas. A solenidade de abertura será no início da noite, às 19 horas, no Bloco C-67, na UEM. Logo após, será desenvolvido o painel Mercado de Trabalho em Tecnologia da Informação.
A Universidade Estadual de Maringá realiza, de domingo a terça-feira, das 8h50 às 13 horas, as provas de habilidade específica para o curso de Música. No domingo (19), nos blocos 26 e 27, a partir das 8 horas, será aplicada a prova de Percepção Musical e Conhecimentos Gerais de Música; na segunda e na terça-feira, no bloco 8, os candidatos passarão pela prova de Prática de Instrumento/Canto, de acordo com escala que será divulgada na tarde de domingo.
A Universidade Estadual de Maringá antecipou a divulgação do resultado do vestibular dos cursos de Pedagogia e Física a distância para hoje (17). A Comissão Central do Vestibular Unificado colocará as informações no site
O reitor Décio Sperandio recebe, nesta segunda-feira (20), em Brasília, o Prêmio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na categoria Mérito Institucional do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, por apresentar o maior índice de egressos titulados na pós-graduação. A entrega será durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Também estará presente o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Nilson Evelázio de Souza.
O 1º Encontro do Colégio de Aplicação Pedagógica: uma nova concepção foi realizado hoje de manhã (16), na UEM. Na pauta, discussões sobre o novo projeto do CAP e um possível convênio com a Secretaria de Educação do Paraná que fixe os professores no colégio e que, além do ensino, leve ao desenvolvimento da pesquisa e da extensão. A intenção é também que o CAP sirva como mediador dos instrumentos que têm na UEM para outras escolas.
Na sexta-feira, 17, o professor Giovanni Alves profere uma palestra na Universidade Estadual de Maringá, enfocando as transformações no mundo do trabalho no século XXI. Giovanni Alves é docente do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, câmpus de Marília, e lidera o Grupo de Pesquisa Estudos da Globalização (GPEG) e a Rede de Estudos do Trabalho (RET). Também publicou vários artigos e livros na área de trabalho, sindicalismo e reestruturação produtiva.
A Universidade Estadual de Maringá sediará, de 20 a 26 deste mês, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema central Evolução e Diversidade. A solenidade de abertura será na segunda-feira, às 8h30, no Auditório do Bloco H-12, seguida da palestra Extinções em Massa, com o professor Ricardo Francisco Pereira (UEM). Às 9 horas, no anfiteatro do Nupélia, o tutor do PET Física da UEM, Marcos César Danhoni Neves, fala sobre O Mundo em que Vivemos: o olhar físico e epistemológico. As demais atividades serão na Fadec.

