Bienal da Matemática começa na segunda-feira
Começa, na segunda-feira (29), na UEM, a IV Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. A solenidade de abertura será às 14 horas, no Restaurante Universitário. Um dos mais importantes eventos da área, a Bienal tem como objetivos promover a interação da Matemática com outras áreas do conhecimento, abordando aplicações e questões interdisciplinares; estimular a formação de recursos humanos em Matemática; divulgar laboratórios de ensino e de novas tecnologias no ensino da Matemática; gerar textos de qualidade; despertar o interesse de estudantes para a pesquisa e o ensino de Matemática; entre outros. Contará com conferências, minicursos, oficinas, exibição de filmes, exposição de pôsteres e laboratórios de ensino.

O patrimônio religioso foi destaque de hoje de manhã (25), durante a XIV Semana de História e o IV Fórum do Programa de Pós-Graduação em História. da UEM. O tema foi abordado pelo professor Fernando Campos, da Universidade Lusófona, em Portugal. Para ele, o patrimônio religioso é marca de identidade e cultura de um povo. Envolve não só bens materiais, espaços, mas pessoas, transmitindo mensagens, cuja leitura depende da sensibilidade de cada um. Explica que o patrimônio religioso fala de ligações dos homens, comunicação com e dos deuses, mostra o que há de belo na sociedade, une gerações e as faz comungar na mesma direção. Diz ainda que é a partir da compreensão da premissa de que o homem é essencialmente religioso que se entende o patrimônio construído ao longo do tempo.
O IV Conclave de Odontologia de Maringá e o I Encontro de Pós-Graduação em Odontologia da UEM abordarão temas vinculados desde a estética até a radiografia 3D, de amanhã (25) a sábado, no Centro de Eventos Araucária. A primeira palestra, às 8 horas, será sobre Inter-relação entre Procedimentos Odontológicos Estéticos e a Cirurgia Plástica. Também serão debatidos os temas: As Restaurações Estéticas em Segmento Anterior; DTM Baseada em Evidências; Estética no Tratamento Ortodôntico; Estética Periodontal; Integração Ortodontia, Periodontia e Prótese no Paciente Adulto; Estratégias Básicas de Marketing em Odontologia; Cirurgia Oral Menor; Radiografia 3D – nova realidade com a tomografia volumétrica; Implantes e Enxertos; Prótese sobre Implantes; Miniimplantes Ortodônticos.
O tema Economia Solidária e o Desenvolvimento Sustentável Regional e Local: impasses e perspectivas está sendo debatido no II Seminário da Unitrabalho, desde ontem (23) até amanhã (25), na UEM. Durante a solenidade de abertura, o presidente da Copercentral, Agnaldo Germano da Silva, agradeceu a representação deles na mesa. A coordenadora do evento, Nanci Menegueti Garcia, explicou os objetivos do seminário, que são os de divulgar a atuação do núcleo local da Unitrabalho em empreendimentos de economia solidária e desenvolvimento sustentável regional e local para a comunidade acadêmica e sociedade, interagindo com as demais universidades do Brasil e atores comprometidos com o tema.
A área de Políticas Públicas e Gestão Educacional do Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM realizou, nos dias 19 e 20, a VI Jornada de Políticas Públicas e Educação - Por uma Educação do Campo: Política e Gestão no Brasil. No primeiro dia, o deputado estadual Tadeu Veneri (PT) proferiu a palestra Por uma Educação do Campo: política e gestão no Brasil. Ele destacou que os movimentos sociais são porta-vozes das reivindicações coletivas de cidadania em todo o Brasil.
A UEM realizará concurso público para professores para os câmpus de Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê e Umuarama. São oferecidas 21 vagas em 18 áreas do conhecimento. As inscrições serão aceitas de 29 de setembro a 20 de outubro, no Protocolo Geral (Bloco A-1), no horário das 7h40 às 11h e das 13h30 às 16h, exceto sábados e domingos. A inscrição também pode ser enviada pelo correio, mas só será aceita se chegar ao Protocolo Geral até às 16 horas, do dia 20 de outubro.
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai sediar, de 26 a 28 deste mês, a 52ª edição da Feira de Serviços Gratuitos - Paraná em Ação. Durante todo o dia, das 9 às 17 horas, o governo estadual vai atender a população de Maringá e região com serviços gratuitos de emissão de documentos (primeira via da carteira de identidade/pessoas a partir de 14 anos; segunda via da carteira de trabalho, primeira via do Cadastro de Pessoa Física/CPF), inscrição para casamento coletivo e registro de nascimento e solicitação de segunda via de certidões, entre outros.
Foi inaugurado, hoje de manhã (18), o novo prédio do Biotério da UEM. O Bloco T-35, com quase 110 m², abrigará o setor administrativo. A coordenadora do Biotério, Vânia Antunes, lembrou que a diretoria adjunta do Centro de Ciências Biológicas, Sônia Lucy Molinari, teve um incansável empenho que levou à construção do bloco e destacou que o Biotério é um setor importante para a pesquisa em toda a UEM.
Apostando na diversificação da grade e na participação, cada vez maior, da comunidade acadêmica na emissora, a UEM-FM 106,9 vai colocar no ar dois novos programas. A primeira aposta é no debate como forma de gerar reflexão crítica e cidadania. Essa será a filosofia do programa Ponto & Contraponto, que estréia, nessa sexta-feira (19), às 10h30. O projeto irá promover embates temáticos de interesse público, ao vivo e com especialistas da área. A iniciativa é a concretização de um projeto de extensão da UEM-FM, com orientação do professor do Departamento de Fundamentos da Educação, Luiz Hermenegildo Fabiano, e coordenação do jornalista Paulino Júnior.
O reitor Décio Sperandio deverá assinar, nos próximos dias, o convênio com o Ministério da Educação para oferta de mais três cursos a distância: Biologia, Letras e História. Na semana passada, a UEM recebeu o anúncio da aprovação dos novos cursos. O assunto havia sido discutido numa recente audiência em Brasília, da qual, participaram o secretário da Educação a Distância, professor Carlos Eduardo Bielchowky, o diretor da Universidade Aberta do Brasil, professor Celso Costa, e o reitor da UEM.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação aprovou, no dia 12, em
reunião do Comitê de Bolsas de Iniciação Científica (Cabic), a submissão de Projetos
de Iniciação Científica (PIC) com fluxo trimestral. Os professores orientadores
não precisarão mais aguardar até seis meses para dar início aos projetos
PIC.

