Mestrado em Ciências Sociais inscreve para a primeira turma

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou mais um curso de mestrado pela Universidade Estadual de Maringá, desta vez em Ciências Sociais. A área de concentração do curso é Sociedade e Políticas Públicas, com duas linhas de pesquisa: Dinâmicas Urbanas e Políticas Públicas e Sociedade e Práticas Culturais. A UEM agora tem 28 cursos de mestrado e 12 de doutorado.

Eventos marcam os 35 anos de Pedagogia da UEM. O III Encontro de Pesquisa em Educação, a I Jornada de Gestão Educacional e a XV Semana de Pedagogia - Pedagogia 35 anos: história e memória serão realizados de 6 a 11 de outubro. A palestra de abertura foi alterada. A diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação, Lucíola Licínio Castro Paixão Santos, falará sobre Formação Docente: problemas contemporâneos, na segunda-feira, a partir das 19h30, no Teatro Marista.
A XXVIII Semana do Administrador da UEM (Semad) será realizada de hoje (30) a sexta-feira, tendo como tema central Organizações Públicas e Privadas: participação no desenvolvimento local e sustentável. A solenidade de abertura será às 19h30, no Centro de Eventos Araucária. Marcos Mueller Schlemm, assessor da presidência da Fiep, profere a palestra Negócios, Universidade e Sociedade num Mundo Sustentável.
.jpg)
A Universidade Estadual de Maringá aplicou, no último domingo, as
provas para seleção dos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Pedagogia e
Física, ofertados pelo programa Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da
Educação, ao qual a UEM é conveniada.
Centenas de pessoas foram atendidas, nesta sexta-feira, no primeiro dia de atividades do Paraná em Ação, que ocorre na UEM e prossegue até domingo, quando também será realizado o programa UEM nos Bairros, no mesmo local.
Começa, na segunda-feira (29), na UEM, a IV Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. A solenidade de abertura será às 14 horas, no Restaurante Universitário. Um dos mais importantes eventos da área, a Bienal tem como objetivos promover a interação da Matemática com outras áreas do conhecimento, abordando aplicações e questões interdisciplinares; estimular a formação de recursos humanos em Matemática; divulgar laboratórios de ensino e de novas tecnologias no ensino da Matemática; gerar textos de qualidade; despertar o interesse de estudantes para a pesquisa e o ensino de Matemática; entre outros. Contará com conferências, minicursos, oficinas, exibição de filmes, exposição de pôsteres e laboratórios de ensino.
O patrimônio religioso foi destaque de hoje de manhã (25), durante a XIV Semana de História e o IV Fórum do Programa de Pós-Graduação em História. da UEM. O tema foi abordado pelo professor Fernando Campos, da Universidade Lusófona, em Portugal. Para ele, o patrimônio religioso é marca de identidade e cultura de um povo. Envolve não só bens materiais, espaços, mas pessoas, transmitindo mensagens, cuja leitura depende da sensibilidade de cada um. Explica que o patrimônio religioso fala de ligações dos homens, comunicação com e dos deuses, mostra o que há de belo na sociedade, une gerações e as faz comungar na mesma direção. Diz ainda que é a partir da compreensão da premissa de que o homem é essencialmente religioso que se entende o patrimônio construído ao longo do tempo.
O IV Conclave de Odontologia de Maringá e o I Encontro de Pós-Graduação em Odontologia da UEM abordarão temas vinculados desde a estética até a radiografia 3D, de amanhã (25) a sábado, no Centro de Eventos Araucária. A primeira palestra, às 8 horas, será sobre Inter-relação entre Procedimentos Odontológicos Estéticos e a Cirurgia Plástica. Também serão debatidos os temas: As Restaurações Estéticas em Segmento Anterior; DTM Baseada em Evidências; Estética no Tratamento Ortodôntico; Estética Periodontal; Integração Ortodontia, Periodontia e Prótese no Paciente Adulto; Estratégias Básicas de Marketing em Odontologia; Cirurgia Oral Menor; Radiografia 3D – nova realidade com a tomografia volumétrica; Implantes e Enxertos; Prótese sobre Implantes; Miniimplantes Ortodônticos.
O tema Economia Solidária e o Desenvolvimento Sustentável Regional e Local: impasses e perspectivas está sendo debatido no II Seminário da Unitrabalho, desde ontem (23) até amanhã (25), na UEM. Durante a solenidade de abertura, o presidente da Copercentral, Agnaldo Germano da Silva, agradeceu a representação deles na mesa. A coordenadora do evento, Nanci Menegueti Garcia, explicou os objetivos do seminário, que são os de divulgar a atuação do núcleo local da Unitrabalho em empreendimentos de economia solidária e desenvolvimento sustentável regional e local para a comunidade acadêmica e sociedade, interagindo com as demais universidades do Brasil e atores comprometidos com o tema.
A área de Políticas Públicas e Gestão Educacional do Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM realizou, nos dias 19 e 20, a VI Jornada de Políticas Públicas e Educação - Por uma Educação do Campo: Política e Gestão no Brasil. No primeiro dia, o deputado estadual Tadeu Veneri (PT) proferiu a palestra Por uma Educação do Campo: política e gestão no Brasil. Ele destacou que os movimentos sociais são porta-vozes das reivindicações coletivas de cidadania em todo o Brasil.

