UEM entrega Plano de Habitação de Sarandi
O Observatório das Metrópoles da Universidade Estadual de Maringá (UEM) entregou, ontem (1º), no final da tarde, o Plano de Habitação de Interesse Social ao prefeito de Sarandi, Milton Martini. Estiveram presentes à solenidade o reitor Décio Sperandio; o vice-reitor Mario Luiz de Azevedo; as coordenadoras do Observatório, Celene Tonella, Ana Lúcia Rodrigues e Marivânia Araújo, além do gerente Regional de Pessoa Jurídica Pública da Caixa Econômica Federal, Luis Scramim.

A Universidade Estadual de Maringá busca, de diferentes formas, ampliar o acesso aos seus cursos de graduação, dentro de uma política de expansão e inclusão adotada pela instituição. Uma das medidas é a concessão da isenção da taxa de inscrição do concurso vestibular, oferecida aos candidatos de família de baixa renda. Para o próximo concurso vestibular, os pedidos de isenção devem ser feitos até amanhã, sexta-feira, dia 3.
Amanhã (1º), o Observatório das Metrópoles da UEM entrega, no final da tarde, o Plano de Habitação de Interesse Social ao prefeito de Sarandi, Milton Martini. A solenidade contará com a presença do reitor da UEM, Décio Sperandio; do vice-reitor, Mario Luiz de Azevedo; e representantes da Caixa Econômica Federal.
A UEM implanta, já nesse Vestibular de Inverno, o Sistema de Cotas Sociais. Os candidatos que fizerem a opção por esse sistema vão concorrer a 20% das vagas previstas em cada curso e turno. As incrições para esse concurso começam nesta quarta-feira (1º), vão até 22 de abril e podem ser feitas no site
Mais de 90 títulos de livros a preços promocionais estarão à venda na UEM, de hoje (30) a sexta-feira (3), ao lado do Restaurante Universitário, durante a III Semana do Livro. O evento é promovido pela Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem).
A Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) lançou nesta sexta-feira (27), nas dependências da nova ala da Biblioteca Central (BCE), 20 novos livros com diversos temas e autores. Na lista, estão obras que retratam histórias, culturas e relações interculturais de populações indígenas, que debatem as políticas públicas educacionais, tratam de procedimentos defensivos no trânsito, discutem a aprendizagem e o desenvolvimento de pessoas com deficiência auditiva, entre outros. 
A III Semana do Livro, promovida pela Editora da UEM, terá mais de dois mil exemplares para venda, a preços promocionais. São cerca de 90 títulos, incluindo livros didáticos, acadêmicos, científicos e romances, todos publicados pela Editora. A Semana começa nesta segunda-feira, dia 30 e segue até 4 de abril. As bancas estarão instaladas ao lado do Restaurante Universitário, com atendimento das 8 às 22 horas.
A UEM foi beneficiada com recursos para a viabilização de 29 publicações científicas. Os projetos foram contemplados pelo edital 015/2008, do Programa de Apoio a Publicações Científicas da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). A notícia coincide com o lançamento de vinte títulos editados ano passado pela Editora da UEM (Eduem), com recursos da Fundação.
A UEM debaterá questões ligadas à prevenção de acidentes de trabalho em Maringá e nas cidades onde tem câmpus regionais em abril e em maio. A tônica é que a prevenção se faz com educação. A XIX Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) será constituída de feira de saúde, palestras e minicursos.
Nesta sexta-feira, dia 27, a Eduem, Editora da Universidade Estadual
de Maringá, promove o lançamento das suas mais recentes publicações. A
solenidade será no segundo piso da nova ala da Biblioteca Central da UEM, com
início às 19h30. O lançamento inclui 20 novos títulos, numa diversidade de
temas e autores.
Por proposta da administração o Conselho de Administração (CAD) aprovou a equiparação dos valores das bolsas para atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativa para discentes, em reunião no dia 19, atendendo uma antiga reivindicação da comunidade universitária. Os valores das bolsas foram equiparados ao das bolsas do Pibic/CNPq: R$ 300,00. Além disso, também aumentou o número de bolsas em cada modalidade. Serão 991 bolsas. Grande parte destinada para monitoria (275), extensão (125) e formação acadêmica (323). Com as novas determinações, o investimento na área para este ano será de R$ 2.307.060,00.
A Diretoria de Cultura da
UEM aceita inscrições para o curso de fotografia digital, que será ministrado
no próximo final de semana, dias 28 e 29, durante todo o dia, com intervalo
para almoço. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, dia 27.
O Vestibular de Inverno 2009 da UEM aceitará inscrições de 1º a 22 de abril pelo site 

