Festival de Instalação de Software Livre
Maringá participa, pela sexta vez, do Festival de Instalação de Software Livre (Flisol), que ocorre no dia 24 deste mês, simultaneamente em toda a América Latina. As atividades serão realizadas na UEM, no Anfiteatro Ney Marques, a partir das 8h20. Estão programadas palestras, oficinas e apresentações de trabalhos acadêmicos. Além disso, serão instalados programas livres em computadores que forem levados ao evento. O objetivo é estreitar o contato de usuários de computador com o mundo do software livre e com outras pessoas, trocando dúvidas/sugestões.

Investir em ações ou imóveis? O que é mais seguro: títulos públicos ou mercado futuro? A segunda edição da Feira de Finanças Pessoais de Maringá promete responder essas e outras perguntas da mesma natureza. O evento, agendado para este sábado, dia 17, no Teatro Marista, é uma realização da Universidade Estadual de Maringá. As atividades começam às 9 horas e seguem durante todo o dia.
Mais de 300 pessoas prestigiaram, na última
sexta-feira (9), no auditório do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional),
câmpus da Universidade Estadual de Maringá, o lançamento dos livros publicados com
o selo da Editora da UEM (Eduem). Além de 59 livros, incluindo doze títulos que
integram a coleção EAD, foram lançados treze números da Coleção Fundamentum e
20 Revistas Acta Scientiarum, de oito áreas diferentes. Para consultar a lista
de títulos e autores acesse a página eletrônica da Editora: 
O Vestibular de Inverno da Universidade Estadual de Maringá deve receber em torno de 23 mil inscritos, a exemplo de outros concursos promovidos no meio do ano. O presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado, Emerson Arnaut de Toledo, explica que, nessa época, normalmente o número é maior em decorrência de poucas universidades públicas realizarem vestibular. Toledo informou também que o curso de Biomedicina, recém-criado, está surpreendendo pela procura. Por ser um curso novo, a média de 20 candidatos por vaga observada no momento está superando a expectativa.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) enviou nesta quinta-feira (8), à FINEP o projeto intitulado Implantação e Consolidação de Infraestrutura de Pesquisa a Grupos Emergentes da Universidade Estadual de Maringá (Proemeruem).
A Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) programou, para esta sexta-feira, dia 9, a festa anual de lançamento dos livros publicados com o selo da editora. A solenidade será no câmpus universitário, no auditório do Bloco B-33, com início às 19h30.
Em três meses deverá estar concluída, no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá, a troca da rede elétrica de alta tensão dos 200 postes de eletricidade e dos cabos de energia e dos 75 transformadores. A Copel (Companhia Paranaense de Energia) já deu início aos trabalhos. A obra tem custo estimado em R$ 2,1 milhões. A nova rede deverá aumentar significativamente a capacidade elétrica instalada da UEM.
Aproximadamente 200 integrantes de diversos movimentos populares, organizações da sociedade civil, instituições públicas, acadêmicas, profissionais e organismos municipais, participaram nesta terça (6), na Universidade Estadual de Maringá, do I Fórum de Direito à Cidade, promovido pelo Observatório das Metrópoles da UEM, em parceria com a Associação de Reflexão e Ação Social (ARAS), o Conselho de Leigos e Leigas de Maringá e a Academia de Arquitetos e Engenheiros Euclides da Cunha.
Começa, nesta quarta-feira (7), a Mostra de Filmes Etnográficos, com o tema central Celebração e Saberes de Ofícios no Brasil. O objetivo é discutir filmes que abordam essa temática como instrumento de pesquisa nas ciências humanas e sociais, além de sensibilizar um público de leitores e consumidores de filmes fora do circuito comercial, sobretudo o filme nacional. A solenidade de abertura conta com a palestra Os Filmes Etnográficos e o Patrimônio Imaterial Brasileiro, a ser proferida pelo professor Cristiano Mota Mendes, coordenador do Programa de Apoio à Produção de Documentários Etnográficos da Associação dos Amigos do Museu Edson Carneiro, do Rio de Janeiro, órgão ligado ao Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (Iphan) do Ministério da Cultura. A programação será no auditório do CCH, bloco H-35, sala 2, a partir das 17 horas. Logo após, será exibido o filme São Luís Dorme ao Som dos Tambores, de Sérgio Lanz, seguido de debate. 
Um grande
painel pintado na entrada do Restaurante da Universidade Estadual de Maringá
coloriu a fachada do RU e deu novo visual à parede porosa que separa o
Restaurante do estacionamento.


