Professores da UEM lançam livros nesta terça-feira

Os professores de Direito da UEM Gisele Mendes de Carvalho, Sônia Letícia de Mello Cardoso e Luiz Regis do Prado lançam livros nesta terça-feira (18), às 19h30, no Dacese. A obra Suicídio, Eutanásia y Derecho Penal, de Carvalho, é uma versão reduzida de sua tese de doutorado, defendida em 2007, em Zaragoza, Espanha. Publicada pela Editorial Comares, discute as bases filosóficas e político-criminais da intervenção estatal sobre os atos de disposição da própria vida; aborda o fundamento e o alcance constitucionais do suposto direito fundamental de dispor da própria vida; e discorre sobre a cooperação ao suicídio e o homicídio eutanásico no código penal espanhol de 1995 e o direito dos pacientes de recusar tratamentos médicos vitais.

Professores
do Laboratório de Imunogenética (LIG), da Universidade Estadual de Maringá
(UEM), ministrarão curso de educação continuada durante evento a ser realizado
no próximo sábado (22) e domingo (23), em Brasília, promovido pela Associação
Brasileira de Histocompatibilidade (ABH).
A professora Marisa Corrêa Silva, do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá, faz, nesta sexta-feira (21), às 17 horas, na Chocolataria (avenida Tiradentes, 897), em Maringá, o pré-lançamento do livro O Percurso do Outro ao Mesmo: sagrado e profano em Saramago e em Helder Macedo.
A
brasileira Sônia Pietro, radicada em Paris e professora de História da Arte,
vai proferir, nesta segunda-feira (17), às 20 horas, no anfiteatro Ney Marques,
câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), palestra sobre o pintor e
escultor japonês Yutaka Toyota, que mora em São Paulo desde setembro
de 1957.
A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Câmpus Regional do Noroeste (CRN), e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) assinaram, na última quarta-feira, em Diamante do Norte, uma carta de intenção visando a celebrar convênio de cooperação técnica com a Embrapa Pantanal.

Maringá terá Liga Acadêmica de Emergências Clínicas. O lançamento desse projeto de extensão ocorrerá nesta segunda-feira (17) junto com sua primeira Jornada. O evento, promovido por alunos de Medicina da UEM, prosseguirá até quarta-feira (19), na Sociedade Médica de Maringá. O objetivo da Liga é, por meio de um grupo de estudos, desenvolver atividades de ensino, aprimorando os estudos acadêmicos; de pesquisa, aumentando a produção científica; e extensão, promovendo o contato com a comunidade em geral.
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) programou para hoje, dia 13, uma solenidade comemorativa aos seus 40 anos de fundação. Com presença de diversas autoridades locais e estaduais, a festa será no Teatro Calil Haddad, com início às 20 horas.
Os
projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade Estadual de Maringá estão
sendo mostrados na 38ª Expoingá, no Parque Internacional de Exposições Francisco
Feio Ribeiro, em Maringá.
A arte de Yutaka Toyota será destaque na UEM na próxima segunda-feira (17). Sonia Pietro, brasileira radicada em Paris e professora de História da Arte, proferirá uma palestra sobre o pintor e escultor japonês Yutaka Toyota, que mora em São Paulo desde setembro de 1957. Ainda no dia 17, Pietro lança seu livro Yutaka Toyota 50 Anos de Arte, além disso, Jean-Pierre Lacourt, arquiteto e pintor francês, faz uma abordagem geral sobre artes.
O Museu da Bacia do Paraná da Universidade Estadual de Maringá (MBP) se integra à 8ª Semana Nacional de Museus, que será realizada de 17 a 23 deste mês, em vários locais do País. Esta é a primeira vez que a UEM participa desse projeto do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC). Foram programadas ações educativas com crianças e adolescentes de 17 a 22 deste mês. A cada tarde, das 14 às 17 horas, um grupo de 20 crianças terá visita guiada nas exposições “Maringá e Sabor: o café e o desenvolvimento” e “A Catedral de Maringá ou a Maringá de sua Catedral? Cimento e pedra, memória e registro. As fotos de Kenji Ueta em destaque”. Os visitantes também assistirão à palestra O Papel do Museu na Formação Social das Crianças, proferida por João Batista da Silva. Ao final do dia, as crianças poderão registrar, em forma de trabalho artístico, a impressão das atividades que participaram. Esses trabalhos serão expostos no MBP de 23 a 31 deste mês.
A UEM, por meio da Unidade de Produção de Medicamentos/Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Medicamentos e Cosméticos (UPM/Lepemc), oferece o curso teórico-prático Primeiros Socorros, no dia 22 de maio. O curso é voltado para alunos e profissionais da área da saúde da região. As aulas serão ministradas por enfermeiros e médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), de manhã e à tarde, no bloco P-2. As inscrições podem ser feitas na secretaria da UPM/Lepemc, no bloco P-2. A taxa é de R$ 50,00. Outras informações pelo fone 3261-4301.
A
Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai entregar, nesta quinta-feira (13), a
partir das 20 horas, no Teatro Calil Haddad, o título Honoris Causa ao ex-governador Paulo Pimentel e ao prefeito Adriano
Valente (in memoriam), e também vai homenagear mais de 30 pessoas consideradas
fundamentais para o desenvolvimento da UEM. 
Para exaltar o papel essencial que a UEM vem exercendo em Maringá e região, nos últimos 40 anos, a reitoria programou uma série de festividades, que começaram no final do ano passado, com o lançamento de uma logomarca comemorativa, e se estende ao longo de 2010. Um dos pontos altos das comemorações será na próxima quinta-feira (13): 25 pessoas serão homenageadas em Maringá, numa solenidade no teatro Calil Haddad.


