Homenagens marcam festa dos 40 anos da UEM hoje no Calil Haddad
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) programou para hoje, dia 13, uma solenidade comemorativa aos seus 40 anos de fundação. Com presença de diversas autoridades locais e estaduais, a festa será no Teatro Calil Haddad, com início às 20 horas.
Durante a celebração serão entregues o título Honoris Causa ao ex-governador Paulo Pimentel e ao prefeito Adriano Valente (in memoriam). A festa também será marcada por homenagens a algumas pessoas consideradas fundamentais para o desenvolvimento da instituição.

Os
projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade Estadual de Maringá estão
sendo mostrados na 38ª Expoingá, no Parque Internacional de Exposições Francisco
Feio Ribeiro, em Maringá.
A arte de Yutaka Toyota será destaque na UEM na próxima segunda-feira (17). Sonia Pietro, brasileira radicada em Paris e professora de História da Arte, proferirá uma palestra sobre o pintor e escultor japonês Yutaka Toyota, que mora em São Paulo desde setembro de 1957. Ainda no dia 17, Pietro lança seu livro Yutaka Toyota 50 Anos de Arte, além disso, Jean-Pierre Lacourt, arquiteto e pintor francês, faz uma abordagem geral sobre artes.
O Museu da Bacia do Paraná da Universidade Estadual de Maringá (MBP) se integra à 8ª Semana Nacional de Museus, que será realizada de 17 a 23 deste mês, em vários locais do País. Esta é a primeira vez que a UEM participa desse projeto do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC). Foram programadas ações educativas com crianças e adolescentes de 17 a 22 deste mês. A cada tarde, das 14 às 17 horas, um grupo de 20 crianças terá visita guiada nas exposições “Maringá e Sabor: o café e o desenvolvimento” e “A Catedral de Maringá ou a Maringá de sua Catedral? Cimento e pedra, memória e registro. As fotos de Kenji Ueta em destaque”. Os visitantes também assistirão à palestra O Papel do Museu na Formação Social das Crianças, proferida por João Batista da Silva. Ao final do dia, as crianças poderão registrar, em forma de trabalho artístico, a impressão das atividades que participaram. Esses trabalhos serão expostos no MBP de 23 a 31 deste mês.
A UEM, por meio da Unidade de Produção de Medicamentos/Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Medicamentos e Cosméticos (UPM/Lepemc), oferece o curso teórico-prático Primeiros Socorros, no dia 22 de maio. O curso é voltado para alunos e profissionais da área da saúde da região. As aulas serão ministradas por enfermeiros e médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), de manhã e à tarde, no bloco P-2. As inscrições podem ser feitas na secretaria da UPM/Lepemc, no bloco P-2. A taxa é de R$ 50,00. Outras informações pelo fone 3261-4301.
A
Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai entregar, nesta quinta-feira (13), a
partir das 20 horas, no Teatro Calil Haddad, o título Honoris Causa ao ex-governador Paulo Pimentel e ao prefeito Adriano
Valente (in memoriam), e também vai homenagear mais de 30 pessoas consideradas
fundamentais para o desenvolvimento da UEM. 
Para exaltar o papel essencial que a UEM vem exercendo em Maringá e região, nos últimos 40 anos, a reitoria programou uma série de festividades, que começaram no final do ano passado, com o lançamento de uma logomarca comemorativa, e se estende ao longo de 2010. Um dos pontos altos das comemorações será na próxima quinta-feira (13): 25 pessoas serão homenageadas em Maringá, numa solenidade no teatro Calil Haddad.

A contribuição da Universidade Estadual de Maringá para o desenvolvimento da região é inegável. Seus 40 anos de história são recheados de lutas e conquistas. Embora priorize as ações voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão, sua vocação abrange também outras áreas. Criada em 28 de janeiro de 1970, foi reconhecida em 11 de maio de 1976. A Universidade marca a história da região não só pela oferta de ensino de qualidade, pela realização de pesquisas relevantes e projetos e atuação extensionistas, mas também pelo incremento do desenvolvimento cultural, econômico, social, ambiental do Estado. Investindo fortemente em política de capacitação, possui 90% do quadro docente com titulação de mestres e doutores. Quase 80% dos docentes estão enquadrados no regime Tide (Tempo Integral e Dedicação Exclusiva), o que também contribui para elevação da qualidade da Instituição.
O Programa Neiab (Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros) e o Grupo de Estudos Religafro realizarão o I Axé Maringá e Região - Cidadania, Igualdade e Tolerância Religiosa, que se inicia no dia 13 deste mês, no câmpus da Universidade Estadual de Maringá. O evento visa promover a maior visibilidade das religiões afro-brasileiras da região metropolitana de Maringá (Maringá, Sarandi, Paiçandu, Marialva, Mandaguari, e outras) e dos respectivos envolvidos, que lutam pela conquista de direitos e da cidadania plena, pelo respeito à identidade cultural e contra a intolerância religiosa. Outro objetivo do evento é fornecer subsídios para a aplicabilidade da lei 10.639/2003, que dispõe sobre o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira.
Começa, nesta sexta-feira (7), o III Encontro Maringaense de Análise do Comportamento (Emac). As atividades serão realizadas até sábado (8), no Auditório do Nupélia, na UEM. A programação desse ano prevê a participação de grandes profissionais e pesquisadores brasileiros que discutirão aspectos teóricos e aplicados da Análise do Comportamento, e questões referentes à filosofia do Behaviorismo Radical.
A Pró-Reitoria de Extensão e
Cultura (PEC) promove a edição especial do tradicional
Nesta
quinta-feira, a partir das 14 horas, a Universidade Estadual de Maringá (UEM)
será sede do governo estadual itinerante, quando o governador Orlando Pessuti e
sua equipe de 26 secretários despacharão em três blocos do câmpus
universitário.



