Inaugurações marcam 20 anos do câmpus da UEM em Goioerê

O Câmpus Regional de Goioerê, vinculado à UEM, completou 20 anos de existência. Inaugurações do bloco V-09 e do Laboratório de Física do EAD, no bloco V-02, marcaram as comemorações nesta quarta-feira, dia 19. O bloco V-09 tem quase mil m² e abriga salas de aula e um auditório. O Laboratório de Física foi equipado com recursos do convênio com a Universidade Aberta do Brasil. Ele permite experiências e práticas de Física, Mecânica, Ondas e Eletromagnética dos cursos presenciais e a distância.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria da Administração e da Previdência, por meio da Escola de Governo do Paraná – centro de desenvolvimento de competências e formação do servidor público do Estado – lançaram nesta semana o mestrado profissional em Políticas Públicas, que será ministrado na Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2012._1.jpg)
A UEM é a instituição
de ensino superior mais lembrada pelo público regional. Esse é resultado de uma
pesquisa realizada em parceria com o Ibope Inteligência, que revela o atlas socioeconômico dos consumidores do
Estado. O assessor de Comunicação da UEM, Paulo Pupim, recebeu o diploma que
ratifica a conquista, em nome do reitor Júlio Santiago Prates Filho. A solenidade
foi realizada na segunda-feira (17), no Teatro Marista, em Maringá. 
Músicos famosos participam, no final deste mês, do 1º Festival Intercultural de Maringá, promovido pelo Departamento de Música da UEM. Na mesma época, serão realizados o I Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Flautistas (Abraf) e o IV Evento Científico da Abraf. O maior compositor para violão da atualidade, Leo Brouwer, estará presente, assim como Fábio Zanon e outros de Cuba, Espanha, Suíça, EUA, Suécia e Japão. As atividades dos dias 24, 25, 26, 28, 29 e 31 serão no auditório Luzamor a partir das 20h30. A solenidade de abertura, no dia 24, às 20 horas, contará com o Duo Ondina (Cuba), Niurka Gonzáles (flauta) e Maria Del Henar Navarro (piano).
A Universidade Estadual de Maringá recebe, nesta semana, de 18 a 21 de outubro, grandes especialistas na área do Esporte. O Departamento de Educação Física realiza o IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, o I Congresso Internacional de Educação Física e Esporte Paraolímpico e o III Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança, abordando o tema Brasil Olímpico e a Educação Física: perspectivas e desafios, no Ginásio de Esporte da UEM, bloco M-7. Embora as atividades comecem à tarde, a solenidade de abertura ocorre às 19h30. A conferência Brasil Olímpico: perspectivas e desafios será abordada por um representante do Ministério do Esporte. 


O curso de Pedagogia a Distância da UEM promove, de 17 a 21 de outubro, sua primeira jornada de estudos, com o tema central: Educação a Distância: desafios e possibilidades. Esse é também o tema da palestra de abertura, que será proferida pela professora Nara Pimentel, da UnB, no dia 19, às 19h30, no Núcleo de Educação a Distância (Nead/UEM) e transmitida por sistema de webconferência. Pimentel tem experiência na área de formulação de políticas públicas para educação superior a distância. Consultora em EAD e avaliadora externa de cursos a distância, contratada pela Unesco no Ministério da Educação, foi também Coordenadora Geral de Articulação Acadêmica na Capes/Diretoria de Educação a Distância.
“O Direito Humano à Alimentação Adequada. Da produção ao consumo!” é o primeiro tema da I Semana de Debates, promovida Programa Integrado de Ação Social (Proação UEM). O assunto será abordado pelos professores José Ozinaldo Sena e Ednaldo Michellon, do Departamento de Agronomia da UEM, e Vanessa Gardim, do MST, no Dacese, no dia 17, a partir das 19 horas. O evento faz parte da em comemoração aos dois anos do Proação.
O Hospital Universitário (HU) da
Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Sociedade Paranaense de
Pediatria e o Comitê Municipal do Aleitamento Materno promoveram, ontem (12), o
“Pediatria no Parque”.

