Coletiva das Artes do Fogo

A edição de 2011 da mostra Cerâmica, Coletiva das Artes do Fogo está em exposição no Museu de História e Arte Helenton Borba Cortes/Teatro Calil Haddad desde 3 deste mês. A mostra é um projeto que é desenvolvido desde 2006. Nesta edição, 36 participantes apresentam 70 peças. As técnicas e os procedimentos são variados. “Não existe um conceito único para todos os artistas. As peças expressam a individualidade de cada artista”, comenta Yasushi Shima, um dos coordenadores do evento.

O Vestibular de Verão 2011 da Universidade Estadual de Maringá, que começa neste domingo, dia 11, e prossegue até terça-feira, dia 13, terá 19 candidatos especiais. Já o Vestibular da Educação a Distância (EAD), que será realizado no domingo e na segunda-feira, terá 3 candidatos especiais. São pessoas com deficiência motora, auditiva, visual, paralisia cerebral, distrofia muscular que terão atendimento especial, como provas ampliadas ou em Braille, cadeiras e salas especiais, intérprete de Libras. Em Maringá, eles ficarão na UEM, no bloco 30.
O Vestibular de Verão 2011 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) será realizado de domingo a terça-feira, de 11 a 13, das 8h50 às 13 horas, em Maringá e mais oito cidades do Paraná: Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama. O concurso registrou 16.634 candidatos, que irão disputar 1.549 vagas em mais de 60 cursos. Desse total, 3.274 se inscreveram pelo sistema de cotas sociais, que reserva 20% das vagas para vestibulando com menor poder aquisitivo. Os três cursos com maior procura foram: Medicina, com 1.789 inscritos (são 137,6 por vaga); Arquitetura e Urbanismo com 684 candidatos (52,6 por vaga); e Engenharia Civil em Maringá, com 1.027 inscritos (38 por vaga).
A Universidade Estadual de Maringá inaugurou, nesta segunda-feira, dia 5, o Centro de Memória e Cultura da Comunidade Kaingang da Terra Indígena Faxinal, no município de Cândido de Abreu. Durante a solenidade, houve a apresentação do grupo de dança local. O professor Lúcio Tadeu Mota, coordenador do projeto que obteve os recursos para a construção da obra, destacou a importância do prédio e comentou sobre as dificuldades durante a sua licitação e execução. O cacique Sebastião Lucas agradeceu a UEM pelo trabalho executado e destacou que a comunidade está aberta à Universidade. O prefeito de Cândido de Abreu, João Peda Soares, ressaltou a necessidade de se preservar o prédio e disse que nem o município tem uma obra dessa envergadura. O reitor Júlio Santiago Prates Filho agradeceu a comunidade e lembrou os laços que unem a UEM e a Terra Indígena Faxinal, lembrando o desejo de que mais jovens de lá estudem na Instituição. Ao final, o reitor entregou as chaves do Centro de Memória ao cacique.
Como no fim
de ano o número de atendimentos no Pronto Socorro do Hospital Universitário
Regional de Maringá aumenta em cerca de 30%, causando lotação ainda maior no
PS, a direção do HU recomenda prudência para a população quanto aos hábitos de
comportamento, especialmente em relação à ingestão de bebidas alcoólicas e de abusos
na alimentação. 
_1.jpg)

No Exame Nacional de
Desempenho Estudantil (Enade), de 2010, as três áreas do conhecimento com maior
número de cursos avaliados foram enfermagem, com 728 cursos; 477 de
fisioterapia e 389 de farmácia. A Universidade Estadual de Maringá obteve nota
quatro no Índice Geral de Cursos (IGC) e, de acordo com o estudo feito pela
Assessoria dos Colegiados (ACO-UEM), o curso de Enfermagem foi o 29º no ranking
nacional e 1º do Paraná.







