Eventos debatem a vulnerabilidade ambiental

A vulnerabilidade ambiental é um dos temas debatidos em dois eventos na Universidade Estadual de Maringá, que começaram nesta segunda-feira, dia 24. O 2º Encontro Estadual de Geografia e Ensino e a 20ª Semana de Geografia da UEM, que prosseguem até sexta-feira, dia 27, têm como tema central a Articulação dos Estudos da Natureza e da Sociedade na Ciência Geográfica: por uma perspectiva integrada. Outros destaques são o novo código florestal; a reforma agrária no governo Dilma Rousseff; cidade e cidadania, entre outros. Para isso foram convidados debatedores de renome diversas instituições brasileiras.



O professor Willy Jean Malaisse, da Universidade Livre de Bruxelas (ULB), receberá, nesta segunda-feira (24), às 19h30, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Maringá. A cerimônia acontece durante sessão solene do Conselho Universitário (COU), que será realizada no Auditório Professor Doutor Keshiyu Nakatani, Bloco G-90 (auditório do Nupélia).
A VII Jornada Linux de Maringá (Jolim) começa nesta segunda-feira, dia 24, na Universidade Estadual de Maringá. O evento, realizado pelo Grupo PET-Informática da UEM, termina na quarta-feira, dia 26. O objetivo é divulgar e incentivar o uso do software livre, em especial do sistema operacional Linux.
Músicos famosos participam do 1º Festival Intercultural de Maringá, promovido pelo Departamento de Música da UEM, a partir desta segunda-feira, dia 24, até dia 31. Também serão realizados o I Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Flautistas (Abraf) e o IV Evento Científico da Abraf. O maior compositor para violão da atualidade, Leo Brouwer, estará presente, assim como Fábio Zanon e outros de Cuba, Espanha, Suíça, EUA, Suécia e Japão. As atividades dos dias 24, 25, 26, 28, 29 e 31 serão no auditório Luzamor a partir das 20h30. A solenidade de abertura, no dia 24, às 20 horas, contará com o Duo Ondina (Cuba), Niurka Gonzáles (flauta) e Maria Del Henar Navarro (piano).


Servidores do Hospital
Universitário de Maringá, participaram, em Curitiba, da 10ª Conferência
Estadual de Saúde, segmento de prestadores de serviços, realizada entre segunda
e quarta-feira desta semana (17
a 19), reunindo cerca de 1200 pessoas. O evento teve como tema “SUS Patrimônio do povo brasileiro”- Construindo as redes de atenção à Saúde do
Paraná. Nessa conferência, o HU conseguiu cinco vagas de delegados, que irão
representar o hospital na 14ª
Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, de 30 de Novembro a 4 de dezembro deste ano.
Começa, na segunda-feira, dia 24, o 2º Encontro Estadual de Geografia e Ensino e a 20ª Semana de Geografia da Universidade Estadual de Maringá. Os eventos seguem até sexta-feira, dia 27, e irão debater temas como a vulnerabilidade ambiental e o novo código florestal; a reforma agrária no governo Dilma Rousseff; cidade e cidadania, entre outros. Para isso foram convidados debatedores de renome diversas instituições brasileiras.
Em
função de uma solicitação da Coordenação do Sistema Universidade Aberta do
Brasi (UAB), no âmbito da UEM, a Diretoria de
Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino
Superior (Capes) autorizou a aquisição de laboratórios de Física e Ciências
Biológicas para Pólos de Apoio Presencial. No
processo de escolha dos pólos foram priorizados os municípios onde a UEM possui
Câmpus Regionais. Serão adquiridos com recursos do Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação (FNDE) laboratórios de Física para Cidade Gaúcha e
Umuarama e laboratórios de Ciências Biológicas para Cidade Gaúcha, Goioerê e
Umuarama.
Os
laboratórios que serão adquiridos têm o mesmo padrão de qualidade do que foi
inaugurado ontem no Câmpus Regional de Goioerê.
O Vestibular de Verão 2011 da Universidade Estadual de Maringá registra, em termos percentuais, maior número de candidatos paranaenses em relação ao mesmo concurso no ano passado. Dos atuais 16.634 inscritos, 84,9% residem no estado. Em 2010 eram 81,1%. Aumentou também o percentual de inscritos que cursaram o Ensino Médio apenas em escola pública. Entre os candidatos, 8.845 se enquadram nessa categoria, o que corresponde a 53,2% do total. São 2,6% a mais do que os índices registrados no ano passado.

