Aluna da UEM descobre gene resistente à antracnose
Ana Clara Meirelles, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento da Universidade Estadual de Maringá, identificou um novo gene de resistência à antracnose. A antracnose é responsável por consideráveis perdas de produtividade na cultura do feijoeiro, causada pelo fungo Colletotrichum lindemuthianum (Sacc. & Magnus) Lams.-Scrib. A descoberta permitirá a criação de cultivares mais produtivas e com amplo espectro de resistência.

Projeto da Universidade Estadual de Maringá é finalista da quinta edição dos prêmios Santander. Ele concorre agora à etapa final na Categoria Biotecnologia - Ciência e Inovação. No dia 17, em São Paulo, será realizada a cerimônia final, em que serão anunciados os campeões de 2009 em todas as categorias dos prêmios. O ganhador de cada categoria levará R$ 50 mil em dinheiro. O projeto é o Sequenciamento de Alelos das Proteínas Principais da Geléia Real (Mrjps) Presentes em Abelhas Apis Mellifera Africanizadas, da professora Maria Claudia Colla Ruvolo Takasusuki, do Departamento de Biologia Celular e Genética.
A Universidade Estadual de Maringá promove, de 18 a 20 deste mês, o III Encontro Nacional de Análise Matemática e Aplicações, com a presença de especialistas do Brasil, Argentina e Rússia. Serão debatidos temas em três áreas: Análise Funcional, Análise Numérica e Equações Diferenciais Parciais e Ordinárias. A solenidade de abertura será no dia 18, às 10 horas, no anfiteatro térreo do bloco F-67. Logo após, será proferida a palestra O Teorema de Rudin-Carleson e Generalizações, pelo professor Jorge Hounie, da Ufscar. Na programação do evento, palestras, minicursos, sessão de pôsteres.
Alunos e professores de Medicina da UEM lançam a Liga de Nefrologia de Maringá (Linemar), no dia 14, a partir das 8h30, na Sociedade Médica. O objetivo principal da entidade é incentivar atividades de ensino, pesquisa e extensão na área renal. O professor Sérgio Yamada explica que essas ações já vêm sendo desenvolvidas e que a intenção é aglutiná-las para facilitar sua coordenação. Esta será a segunda Liga de Nefrologia do Paraná. Outra similar é ligada à PUC de Curitiba.
Eventos esportivos diferenciados vão agitar a UEM, nos dias 14 e 15. O
primeiro evento vai reunir jogadores de futebol suíço das etnias
Guarani e Kaigang. O outro evento inédito na universidade será o
encontro de praticantes de skate, que vai promover atividades
demonstrativas e competitivas do esporte.
A inauguração da galeria de superintendentes do Hospital Universitário Regional de Maringá, hoje (4), marcou o início oficial das atividades comemorativas aos 20 anos do HUM. Com fotos produzidas pelo fotógrafo Heitor Marcon, da Assessoria de Comunicação Social da Universidade Estadual de Maringá, a galeria traz, em tamanho 15 x 20 centímetros, em preto e branco, as fotografias de oito superintendentes do hospital, entre eles Tânia Maria Saltão Napolitano, já falecida.
O Processo de Avaliação Seriada da Universidade Estadual de Maringá teve 8.485 inscritos, dos quais, foram homologados 8.003 candidatos. Foram identificados 534 colégios, dos quais, 389 do Paraná, 120 de São Paulo, 17 do Mato Grosso do Sul, 3 do Mato Grosso, 3 de Santa Catarina e 2 de Minas Gerais. Além disso, 423 candidatos não mencionaram de que colégio são provenientes. As provas serão aplicadas no dia 29 deste mês em 15 cidades paranaenses. Os portões serão abertos às 13h30 e fechados às 13h50. Os candidatos terão até as 19 horas para responder as 40 questões e redigir a redação.
Rússia: ascensão e queda de um império é o
título do décimo livro do professor João Fábio Bertonha, do Departamento de
História da Universidade Estadual de Maringá, que será lançado neste mês. Ainda
sem data para a cerimônia de lançamento oficial.
Para comemorar os 20 anos de seu funcionamento, o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) promoverá, no dia 6 de novembro (sexta-feira), às 20 horas, no Teatro Marista, um evento aberto a todos os interessados. A história do hospital começou por meio de um Pronto Socorro construído com auxilio da Fundação Caetano Munhoz da Rocha e da Prefeitura de Maringá, em 1989. O HUM veio a ser considerado hospital em 1991 e hoje é responsável por atender diretamente a pacientes de 30 municípios vinculados à 15ª Regional da Saúde e também de outros Estados, o que resulta em mais de um 1 milhão de pessoas atendidas.
Os organizadores da Mostra Os 400 Anos da Invenção do Telescópio e seus Desdobramentos na Arte resolveram prorrogar o evento até 8 de novembro. Até esta quinta-feira, mais de 1,5 mil pessoas já passaram pelo Teatro Calil Haddad. Os visitantes fazem um passeio por um acervo multimídia, que reúne imagens, experimentos de ótica, cópias dos livros de parte do Sidereus Nuncius, no qual Galileo Galilei reporta descobertas astronômicas com o telescópio. Podem ser vistos, ainda, nos percursos temáticos equipamentos e imagens da astronomia antiga (a olho nu), a astronomia ótica, a invenção do telescópio e, finalmente, aos modernos telescópios espaciais e observatórios terrestres.
Será lançando no mês de novembro,
o livro Dilemas do Desenvolvimento Brasileiro: Idéias, política e economia do
Brasil do século XIX, organizado pelos professores Ângelo Priori e Lupércio
Antônio Pereira, do Departamento de História e da Pós-graduação em História, da
Universidade Estadual de Maringá. A obra
reúne seis artigos de oito pesquisadores, que discutem temas referentes ao
desenvolvimento do país no século XIX, sob o viés econômico, político e
ideológico.
Cerca de 50 coordenadores dos programas de pós-graduação em História do Brasil estão em Maringá discutindo o planejamento estratégico para a área para os próximos 20 anos. A 38º reunião do Fórum Nacional dos Coordenadores dos Programas de Pós-graduação em História começou hoje e termina amanhã (30), no Hotel Deville. É a segunda vez que a Universidade Estadual de Maringá sedia o evento. 

