Biblioteca expõe seu primeiro acervo
A história dos 40 anos da UEM pode ser contada de diferentes
formas e através de diferentes personagens. A Biblioteca Central encontrou uma
maneira de trazer à tona um capítulo dessa história com a exposição Primeiro Acervo.
Na mostra, que estará aberta até o final do ano letivo, na sala de material especial da BCE, está em exposição parte dos 3 mil volumes que deram início à Biblioteca da UEM.

Com o lançamento oficial da logomarca, a Universidade
Estadual de Maringá deu início à programação para comemorar os seus 40
anos de fundação. A solenidade ocorreu nesta segunda-feira pela manhã, dia 23, na
Biblioteca Central, reunindo cerca de 150 pessoas, entre elas o prefeito de
Maringá, Sílvio Barros; o prefeito de Goioerê, Beto Costa, o presidente da
Fundação Araucária, Tarcísio Pires Trindade, que representou a secretária de
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto; o superintendente da
Região Noroeste da Caixa Econômica Federal, Fábio Carnelós; além de
professores, pró-reitores, diretores de centro e servidores da UEM.
Vencedora do Prêmio Santander de Ciência e Inovação, na categoria Biotecnologia, a professora Maria Claudia Colla Ruvolo Takasusuki, da Universidade Estadual de Maringá, foi homenageada, nesta sexta-feira (20), pela Reitoria da UEM, em solenidade realizada na sala dos Conselhos Superiores. O reitor Décio Sperandio ressaltou que a UEM vive um bom momento, colhendo os resultados por ter sido apontada, pelo Ministério da Educação (MEC), a primeira Universidade do Paraná pelo segundo ano consecutivo.
A Reitoria
da UEM lança, na segunda-feira (23), às 8 horas, durante um café da manhã, a programação
do aniversário dos 40 anos da Universidade. A solenidade terá início às 8
horas, na Biblioteca Central. O evento vai reunir prefeitos, deputados,
representantes dos veículos de comunicação de Maringá e região e outras
autoridades, incluindo o reitor Décio Sperandio e o vice, Mário de Azevedo. 
Começou hoje (18) e vai até o próximo dia 20, o III Encontro Nacional de Análise Matemática e Aplicações, promovido pelo Departamento de Matemática (DMA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A solenidade de abertura contou com uma palestra sobre o Teorema de Rudin-Carleson e Generalizações, proferida pelo professor Jorge Hounie, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).
A professora Maria Claudia Colla Ruvolo Takasusuki, do Departamento de Biologia Celular e Genética, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), venceu o Prêmio Santander de Ciência e Inovação, na categoria Biotecnologia. O resultado da premiação ocorreu, ontem (17), em São Paulo, quando a professora, acompanhada do reitor Décio Sperandio, recebeu o valor de R$ 50 mil pela conquista. Maria Cláudia desenvolveu o projeto Sequenciamento de Alelos das Proteínas Principais da Geléia Real (Mrjps) Presentes em Abelhas Apis Mellifera Africanizadas.
Doadores com mais de dez registros de doação no Hemocentro Regional de Maringá vão ser homenageados no dia 21, próximo sábado, quando será comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A solenidade começa às 9 horas e vai contar com a presença de representantes de instituições parceiras do Hemocentro. 
A Universidade Estadual de Maringá está recebendo cerca de R$ 1,1 milhões do Ministério da Educação para investir num projeto de acessibilidade visando a atender portadores de necessidades especiais que freqüentam o câmpus da UEM. As obras terão a contrapartida da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da UEM.
Com uma palestra do consultor da Statistika Consultoria, José Ferreira de Carvalho, será aberta a 6ª Semana de Estatística da UEM no dia 23 deste mês. Todas as atividades da Semana serão realizadas no auditório do Bloco F-67.
A cerimônia de abertura começa às 14 horas e em seguida Carvalho inicia sua conferência, sob o título Aleatorização: quem precisa dela? 


