Fórum de extensão discute políticas públicas
Começam nesta quarta-feira (2), o 7º Fórum de Extensão e Cultura da UEM e o 1º Fórum de Gestores de Extensão das IES do Paraná. A abertura será às 19h30, no estacionamento do RU. O tema dos eventos, que vão até sexta-feira (4), é Extensão Universitária e Políticas Públicas. A proposta é discutir e divulgar as ações extensionistas empreendidas pela UEM.

No domingo, dia 29, 350 candidatos deixaram de fazer as provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS). Esse número corresponde à 4,36% de ausentes num total de 8013 inscritos.
A Universidade Estadual de Maringá, em parceria com o projeto SER Atleta, da Sociedade Eticamente Responsável, vai criar duas escolinhas esportivas no próximo ano. Uma delas é de skate para crianças e adolescentes, de 8 a 15 anos de idade. A outra é a de escalada em parede, destinada para pessoas de qualquer idade a partir dos 8 anos. As aulas serão ministradas pelos integrantes do Grupo de Estudos do Lazer do Departamento de Educação Física (GEL/DEF). O diferencial desse grupo, explica o professor Giuliano Pimentel, é o trabalho com esportes de aventura em nível de ensino, pesquisa e extensão.
No dia 27, foi assinada, em Curitiba, uma série de convênios voltada ao desenvolvimento tecnológico e empresarial. Dentre eles está o Edital assinado, na sede do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), entre Ministério da Ciência e Tecnologia e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).
O professor João dos Reis Silva Júnior, da Universidade Federal de São Carlos (na foto autografando a obra, ao lado do vice-reitor da UEM, Mário de Azevedo), lançou, nesta sexta-feira, na UEM, o livro Trabalho Intensificado nas Federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico. Além disso, Silva Júnior fez palestra na sala dos Conselhos Superiores, prédio da Reitoria. O autor é do Departamento de Educação, do Centro de Educação e Ciências Humanas, da UFSCar.
A Orquestra de Flautas da
UEM faz sua estreia na próxima terça-feira, dia 1º de dezembro, às 20h30, num
espetáculo na Casa de Cultura do Jardim Alvorada. Com 15 integrantes, a
Orquestra conta com a formação completa da família das flautas, possibilitando
o desenvolvimento da flauta transversal em uma nova formação musical. “O resultado
é um trabalho artístico de qualidade, capaz de agradar diferentes tipos de
público”, ressalta o coordenador do projeto, professor Bernhard Fuchs.
Pouco mais de oito mil candidatos fazem as provas do Processo de Avaliação Seriada da Universidade Estadual de Maringá neste domingo (29), em 15 cidades paranaenses. Os portões serão abertos às 13h30 e fechados às 13h50. Os candidatos terão até as 19 horas para responder as 40 questões e redigir a redação. Os preparativos finais estão quase concluídos. Neste sábado, às 14 horas, haverá treinamento dos fiscais nos municípios fora de Maringá. A estrutura das provas envolverá cerca de 700 pessoas, entre fiscais e pessoal de apoio.
Política Social e Trabalhista no Brasil nos séculos XX e XXI será o tema da mesa-redonda agendada para hoje (27) à noite no auditório do Nupélia, Bloco G-90, no câmpus universitário. A promoção é do Departamento de Ciências Sociais e as discussões terão início às 20 horas.
Entre os dias 1 e 4 de dezembro, será realizado na UEM o fórum TFG: trajetórias e perspectivas. O evento consiste na exposição dos Trabalhos Finais de Graduação (TFG) do ano de 2009. Estão previstas, ainda, palestras, seguidas de debates sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo e a produção do TFG em diversas escolas.
Eduardo Montagnari, professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, lança o CD Dajabuticaba neste final de semana no palco da Oficina de Teatro da UEM. Aproveita a ocasião para realizar três shows com sua banda, marcando a despedida da instituição e de Maringá. As músicas do CD são de autoria do multitalentoso artista, que, além de compositor, é músico, ator e diretor teatral. As gravações foram feitas na casa de Montagnari. O trabalho contou com a participação de mais de 20 artistas, entre músicos e cantores, entre eles, do regente Rael Gimenes e Paulo Machado.
A palestra A intensificação do trabalho docente é uma das atividades que mobilizam a comunidade acadêmica, nesta sexta-feira (27). O evento será realizado na sala dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria, às 14 horas, e contará com o lançamento do livro Trabalho Intensificado nas Federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico.
O Laboratório de Topografia da UEM recebeu nesta terça-feira (24), doze novos equipamentos que serão utilizados pelos cursos de Engenharia Civil, Agronomia, Engenharia de Produção, Arquitetura, além da pós-graduação e dos cursos de extensão. Foram adquiridos cinco equipamentos chamados de Estação Total, da marca Leica; dois Sistemas de Navegação Global por Satélite (GNSS), também da marca Leica 900 e cinco microcomputadores. Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da Universidade. O investimento foi de cerca de R$ 50 mil.
O reitor Décio Sperandio empossou, hoje (24), o novo diretor de Cultura, o professor Marcos César Danhoni Neves, do Departamento de Física. Graduado em Física pela UEM, possui mestrado em Física e doutorado em Educação pela Unicamp, pós-doutorado pela Universidade Sapienza, na Itália. Empossou também o novo coordenador de Serviços e Desenvolvimento Regional, o professor Maurício Reinert do Nascimento, com graduação e pós-graduação em Administração. Sua experiência é na área de Administração, com ênfase em Teoria das Organizações. 

