uem-na-midia
    21-08-2024
    Na manhã desta terça-feira (20), a chefe de Gabinete da Reitoria (GRE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maria Luísa Furlan Costa, recebeu a visita do coordenador da área de Sociologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Paulo Niederle. Ele é responsável por dirigir o processo avaliativo do quadriênio 2021-2024 e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Como a UEM obteve a aprovação do curso de doutorado em Ciências Sociais e estamos acompanhando todos os programas de pós-graduação da área, viemos hoje aqui para fazer uma conversa sobre o programa, as mudanças do processo de avaliação, as expectativas do curso, enfim, prestar uma assessoria, dar sugestões antes da abertura”, explica Niederle.

    De acordo com ele, o curso na UEM é o primeiro doutorado em Ciências Sociais no estado. Atualmente, a Capes tem dois programas de doutorado na área de Sociologia no Paraná, que são oferecidos na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Apesar destes cursos da UFPR e UEL também serem da área de Sociologia, a formação aqui será diferenciada, porque neste programa de Ciências Sociais, o pressuposto é que haja um diálogo entre Sociologia, Ciência Política e Antropologia, e é esse o diferencial que o programa na UEM oferece em relação aos outros”, frisa.

    O pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), Rafael da Silva, relatou sobre a luta para obter a aprovação do novo doutorado na UEM. “A vinda do Paulo hoje coroa um processo que iniciou em 2016, quando eu e a professora Carla Cecília de Almeida estávamos na coordenação do PGC (Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais) e iniciamos um processo de reestruturação do programa, visando atender a uma demanda grande pela abertura de doutorado. Foi um processo longo e muito difícil porque pegamos um período muito complicado da pós-graduação no Brasil, onde perdemos muitas bolsas. Mas conseguimos e o coordenador Paulo e seu antecessor foram fundamentais para nos orientar nas estratégias de ação para obter essa elevação. A vinda dele reconhece a sinergia que houve entre Capes e UEM e promove um diálogo mais profundo conosco, professores e alunos”, comenta.

    Além da chefe de gabinete, participaram da reunião o pró-reitor da PEC, Rafael da Silva; o procurador jurídico (PJU), Geovanio Edervaldo Rossato; o diretor de Pós-graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Carlos Humberto Martins; a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Nilza Sanches Tessaro Leonardo; a diretora-adjunta do CCH, Erica Alves; a coordenadora do PGC, Simone Dourado; e a coordenadora-adjunta do PGC, Zuleika de Paula Bueno.

    O novo curso de doutorado em Ciências Sociais está com o processo de seleção aberto, com 13 vagas disponíveis, sendo que a primeira turma deve iniciar as aulas em março de 2025. As inscrições já foram encerradas e os projetos apresentados estão sendo avaliados.

    (Marilayde Costa/UEM)

    projeto
    19-08-2024
    A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), realizará mais encontros do projeto de treinamento PRH em Ação neste mês de agosto. O projeto objetiva capacitar os servidores sobre as atualizações na legislação e políticas públicas, visando uma melhor compreensão a respeito da licença capacitação, aposentadoria e perícia médica.

    Os próximos encontros ocorrerão no dia 20 agosto, das 7h40 às 11h40, no Bloco O-09, na Diretoria de Serviços e Manutenção (DSM), e no dia 21 de agosto, no Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV), em Ivaiporã. Nos dias 22 e 30 de agosto, o treinamento envolverá os servidores da Vigilância, Zeladoria e Prefeitura do Câmpus (PCU) e será realizado no Auditório da Biblioteca Central (BCE), das 7h40 às 11h40.

    O projeto PRH em Ação prevê dois módulos de treinamento. No primeiro encontro, serão repassadas informações sobre o novo regime disciplinar dos servidores, o manual de perícia médica, a carreira técnica universitária e a aposentadoria do servidor público. Já no segundo módulo, serão transmitidas as orientações sobre o desenvolvimento da carreira docente, licença capacitação, cursos de qualificação, empréstimo consignado, exames periódicos, entre outros temas de interesse dos servidores.

    A equipe da PRH percorrerá todos os setores do câmpus sede e dos seis câmpus regionais da UEM para ministrar os treinamentos dos módulos I e II. Os treinamentos contribuem para o crescimento individual, proporcionam um serviço de qualidade e promovem um ambiente de trabalho melhor para os servidores.



    Serviço
    PRH em Ação

    Data e Local: 20/08 - Bloco O-09 - câmpus sede da UEM

    21/08 - Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV)

    22/08 e 30/08 - Auditório da BCE - câmpus sede da UEM

    MÓDULO I

    Resolução 063/2024-CAD – Novo Regime Disciplinar dos servidores;

    Resolução 6105, de 24/06/2005 – Manual de Perícia Médica: o que fazer em caso de afastamento para tratamento de saúde;

    Lei 21.583/2023 – Entendendo o processo de desenvolvimento na carreira dos servidores agentes universitários;

    Emenda Constitucional 45, de 04/12/2019 - Aposentadoria do Servidor Público do Estado do Paraná (Legislação; Mitos da Aposentadoria; Direito Adquirido & Expectativa de Direito; Regras Vigentes; Outros tipos de Aposentadoria; Servidor Aposentado: Benefícios, proventos, descontos; Processo de Aposentadoria; Licença Remuneratória para fins de Aposentadoria e Abono de Permanência).

    MÓDULO II

    Conhecendo um pouco mais do processo de desenvolvimento da carreira docente;

    Licença capacitação e cursos de qualificação: quando e como posso participar;

    Empréstimo consignado, códigos em folha de pagamento e aposentadoria versus faltas e atrasos: isso pode me prejudicar?;

    A importância de realizar os exames periódicos e as consequências pela não realização.

    (Ana Laura Correa/UEM)

    uem-na-midia
    16-08-2024
    Na última sexta-feira (9), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) sediou uma ação transformadora intitulada “ReViva UEM”. Parte de um projeto de extensão voltado à revitalização do câmpus Maringá, a atividade envolveu a comunidade acadêmica em um esforço coletivo para embelezar e melhorar o espaço onde milhares de pessoas convivem diariamente. A ação integrou a 8ª edição da Semana de Artes (SAU) e contou com a participação de professores do projeto, bolsistas e alunos de diversos cursos de graduação. O evento teve o apoio do Comitê Gestor Ambiental (CGA), da Diretoria de Cultura (DCU), da Diretoria de Serviços e Manutenção (DSM), do Parque Ecológico (PQE), do Restaurante Universitário (RU) e do Escritório de Projetos e Processos (EPP).

    Durante o evento, os participantes realizaram atividades de revitalização ao redor da figueira histórica, incluindo a limpeza e recuperação de materiais informativos do Programa de Coleta Seletiva no entorno do RU. O resultado foi a criação de um ambiente mais limpo, seguro e acolhedor, que certamente será apreciado por todos que frequentam o local diariamente. No canteiro ao redor da figueira, foram plantadas gramas e mudas de flores, e instalado um sistema de irrigação por gotejamento para garantir o desenvolvimento saudável das plantas, promovendo a biodiversidade e contribuindo para um ambiente mais verde e agradável para toda a comunidade. Todos os colaboradores se uniram em um esforço coletivo para transformar e melhorar os espaços do câmpus.

    Segundo o coordenador do Projeto de Revitalização, Rodrigo Camilo, “a ação ReViva UEM não apenas trouxe melhorias imediatas para o campus, mas também serviu como um exemplo inspirador de como a comunidade acadêmica pode se unir em prol do bem comum. A participação ativa de estudantes, professores, bolsistas e colaboradores mostrou que, quando todos se unem por uma causa, os resultados são visíveis e impactantes.”

    O projeto de revitalização do câmpus Maringá continua em andamento, e ações como essa são essenciais para a construção de um ambiente universitário mais sustentável, bonito e harmonioso. A expectativa é que mais iniciativas como a “ReViva UEM” ocorram ao longo do ano, envolvendo ainda mais pessoas e expandindo as áreas beneficiadas. Com essa ação, a UEM reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar de sua comunidade, demonstrando que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações.

    (Francisco Dias Neto/UEM)

    uem-na-midia
    16-08-2024
    Neste ano, a 21ª edição da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná - Paraná Faz Ciência será realizada no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento ocorrerá de 7 a 11 de outubro e terá como tema “Cultura, Diversidade, Saberes, Inovação e Sustentabilidade”.

    O objetivo do evento é difundir os avanços da ciência, tecnologia e inovação nas diferentes áreas de conhecimento e reunir pesquisadores, estudantes, professores universitários, professores da educação básica e cidadãos interessados em conhecer a ciência desenvolvida no Paraná.

    O evento é organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA), Secretaria Estadual de Modernização, Transformação e Inovação (Semti), Secretaria Estadual de Inovação (SEI) e a UEM.

    Simultaneamente ao Paraná Faz Ciência 2024, serão realizados os eventos acadêmicos: 7º Encontro Anual de Extensão Universitária (Eaex), 6º Encontro Anual de Ensino de Graduação (Eaeg), 33º Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic) e 13º Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior (Eaic JR).

    EAEX
    Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), o 7º Eaex ocorrerá nos dias 8 e 9 de outubro. O tema deste ano é “Humanidades, tecnologias e diversidades: pontes para o mundo sustentável” e abrange as seguintes áreas de conhecimento: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho.

    O objetivo principal é apresentar e discutir, de modo integrado, os resultados dos projetos de extensão desenvolvidos na UEM durante 2023 e 2024. As inscrições estão abertas até 19 de agosto e podem ser feitas neste link.

    Para a diretora de Extensão, Crishna Mirella de Andrade Correa, a expectativa é que as apresentações sejam diversificadas, considerando que a UEM possui mais de 400 projetos de extensão ativos, todos inseridos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Nas mesas redondas, a expectativa é que possamos discutir como a extensão universitária está relacionada à realização dos Direitos Fundamentais, como a extensão curricular pode impulsionar ainda mais a troca de saberes com comunidades ainda afastadas da Universidade e como pensar reivindicações para o financiamento e estruturação da extensão, tanto curricular, quanto complementar ao currículo”, comenta a docente.

    EAEG
    Organizado pela Pró-Reitoria de Ensino (PEN), por meio da Diretoria de Ensino de Graduação (DGE), o 6º Eaeg ocorrerá nos dias 8 e 9 de outubro e tem como tema “Culturas, Diversidades, Saberes e Sustentabilidades no Ensino de Graduação”. As inscrições estão abertas até 30 de setembro e podem ser feitas neste link. As submissões dos trabalhos podem ser feitas até 1° de setembro.

    O evento é destinado aos estudantes de graduação, pós-graduação, professores do ensino superior e da educação básica. Segundo a diretora de Ensino e Graduação e coordenadora do evento, Mariana Moran Barroso, o Eaeg possibilita socializar e discutir os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Universidade, bem como compartilhar ações realizadas no desenvolvimento dos programas e projetos de ensino.

    Neste ano, as palestras de abertura, de encerramento e as mesas redondas ocorrerão juntamente com o 7º Eaex, e toda a programação tem sido pensada em conjunto com a Diretoria de Extensão (DEX).

    EAIC
    Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), o 33º Eaic e o 13º Eaic JR terão como tema: “A ciência como caminho para redução da desigualdade”. As atividades ocorrerão nos dias 10 e 11 de outubro. As inscrições estão abertas até 31 de agosto e podem ser feitas neste link.

    O encontro é um evento de natureza multidisciplinar, e tem como principal objetivo avaliar e divulgar as pesquisas desenvolvidas nas diversas áreas do conhecimento, no ciclo 2023-2024, pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Araucária e a UEM.

    “O Eaic é um evento obrigatório por parte das agências de Fomento (CNPq e Fundação Araucária), onde o ciclo do programa de 12 meses é finalizado”, ressalta o diretor de Pesquisa da PPG, Marcos Luciano Bruschi. Segundo ele, por meio das apresentações dos trabalhos e das discussões, é possível inserir o acadêmico cada vez mais na área científica. A previsão é ter aproximadamente 700 trabalhos a serem apresentados.

    Ao definir o tema deste ano, o Comitê Assessor Local de Bolsas de Iniciação Científica (Cabic) acredita que promover a ciência pode levar ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação da população de uma forma sustentável, além de minimizar as disparidades sociais no Brasil.

    (Ana Laura Correa/UEM)

    uem-na-midia
    19-08-2024
    A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), realizará mais encontros do projeto de treinamento PRH em Ação neste mês de agosto. O projeto objetiva capacitar os servidores sobre as atualizações na legislação e políticas públicas, visando uma melhor compreensão a respeito da licença capacitação, aposentadoria e perícia médica.

    Os próximos encontros ocorrerão no dia 20 agosto, das 7h40 às 11h40, no Bloco O-09, na Diretoria de Serviços e Manutenção (DSM), e no dia 21 de agosto, no Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV), em Ivaiporã. Nos dias 22 e 30 de agosto, o treinamento envolverá os servidores da Vigilância, Zeladoria e Prefeitura do Câmpus (PCU) e será realizado no Auditório da Biblioteca Central (BCE), das 7h40 às 11h40.

    O projeto PRH em Ação prevê dois módulos de treinamento. No primeiro encontro, serão repassadas informações sobre o novo regime disciplinar dos servidores, o manual de perícia médica, a carreira técnica universitária e a aposentadoria do servidor público. Já no segundo módulo, serão transmitidas as orientações sobre o desenvolvimento da carreira docente, licença capacitação, cursos de qualificação, empréstimo consignado, exames periódicos, entre outros temas de interesse dos servidores.

    A equipe da PRH percorrerá todos os setores do câmpus sede e dos seis câmpus regionais da UEM para ministrar os treinamentos dos módulos I e II. Os treinamentos contribuem para o crescimento individual, proporcionam um serviço de qualidade e promovem um ambiente de trabalho melhor para os servidores.



    Serviço
    PRH em Ação

    Data e Local: 20/08 - Bloco O-09 - câmpus sede da UEM

    21/08 - Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV)

    22/08 e 30/08 - Auditório da BCE - câmpus sede da UEM

    MÓDULO I

    Resolução 063/2024-CAD – Novo Regime Disciplinar dos servidores;

    Resolução 6105, de 24/06/2005 – Manual de Perícia Médica: o que fazer em caso de afastamento para tratamento de saúde;

    Lei 21.583/2023 – Entendendo o processo de desenvolvimento na carreira dos servidores agentes universitários;

    Emenda Constitucional 45, de 04/12/2019 - Aposentadoria do Servidor Público do Estado do Paraná (Legislação; Mitos da Aposentadoria; Direito Adquirido & Expectativa de Direito; Regras Vigentes; Outros tipos de Aposentadoria; Servidor Aposentado: Benefícios, proventos, descontos; Processo de Aposentadoria; Licença Remuneratória para fins de Aposentadoria e Abono de Permanência).

    MÓDULO II

    Conhecendo um pouco mais do processo de desenvolvimento da carreira docente;

    Licença capacitação e cursos de qualificação: quando e como posso participar;

    Empréstimo consignado, códigos em folha de pagamento e aposentadoria versus faltas e atrasos: isso pode me prejudicar?;

    A importância de realizar os exames periódicos e as consequências pela não realização.

    (Ana Laura Correa/UEM)

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