uem-na-midia
    13-07-2024
    A Universidade Estadual de Maringá (UEM), juntamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Cultura (PEC), Diretoria de Cultura (DCU) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) convida a comunidade para participar do Arraiá da UEM 2024.

    A Festa Junina será no dia 20 de julho (sábado), das 17h às 22h no estacionamento entre o Restaurante Universitário e a Biblioteca Central (BCE).

    O Arraiá terá shows ao vivo com muito forró, groove e brasilidades com a presença do Clube das Quina e Cumadre Sebastiana. Além disso, artistas e entidades estudantes estarão numa feirinha expondo seu trabalho com diversos produtos.

    Uma boa festa não pode faltar uma boa comida, por isso o Arraiá contará com a presença de Food Trucks e comidas típicas.

    A entrada é gratuita para todos, portanto traga amigos e familiares para prestigiar muita festa, música e comida boa.

    uem-na-midia
    12-07-2024
    A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está entre as melhores do Brasil ranqueadas no Leiden Ranking 2024, classificação internacional sobre publicações científicas, que inclui 1.506 universidades de 72 países. Além da UEM, outra Instituição de Ensino Superior (IEES) paranaense classificada foi a Universidade Estadual de Londrina (UEL). As duas são destaques no grupo de 38 instituições de ensino superior brasileiras classificadas.

    Entre as 38 universidades brasileiras ranqueadas, seis instituições são estaduais e estão classificadas na seguinte ordem: 1º lugar - a Universidade de São Paulo (USP); 2º - Universidade Estadual Paulista (Unesp); 3º - Universidade de Campinas (Unicamp); 20º - Universidade Estadual de Maringá (UEM); 26º - Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e 29º - Universidade Estadual de Londrina (UEL). Além das estaduais, o ranking destaca 30 universidades federais (uma delas é tecnológica e outra é rural), e duas Pontifícias Universidades Católicas.

    De acordo com o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a posição da universidade no ranking demonstra a relevância social e a qualidade das pesquisas realizadas na instituição. “As universidades estaduais estão no interior do Estado, em contato com diferentes realidades, e as pesquisas desenvolvidas por elas refletem o alcance das universidades. São pesquisas aplicadas de interesse social, que contribuem para o desenvolvimento do Estado em todas as áreas do conhecimento. Isso também mostra a importância do investimento público que tem sido realizado na formação dos pesquisadores”, destaca o reitor.

    Leiden Ranking
    Elaborado pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia (CWTS, na sigla em inglês) da Universidade de Leiden, na Holanda, o ranking buscou informações na base de dados multidisciplinar Web of Science. Foram considerados artigos de pesquisa e artigos de revisão publicados de 2019 a 2022. Neste período, de acordo com o levantamento, a UEM teve 1.926 e a UEL 1.341 artigos publicados.

    Na metodologia utilizada pelo CWTS, os dados são coletados diretamente dos sites das universidades e da base de dados, dispensando a inscrição de candidaturas pelas instituições de pesquisa.

    Um sistema automatizado de busca de informações compila dados de três bases de periódicos divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biomédicas e da Saúde; Ciências da Vida e da Terra; Matemática e Ciência da Computação; Ciências Físicas e Engenharia; e Ciências Sociais e Humanas.

    As publicações contabilizadas seguem alguns requisitos, os textos acadêmicos são compilados de revistas científicas internacionais, com redação em inglês e com um ou mais autores. Os textos que têm apenas um autor possuem maior peso em relação aos artigos com autoria coletiva.

    As universidades foram avaliadas por meio das seguintes características: impacto científico, colaboração – interinstitucional, internacional e com a indústria – artigos publicados na modalidade de acesso aberto e também pela diversidade de gênero na autoria das produções.

    O CWTS disponibiliza os dados compilados a partir do triênio 2006-2009. Nesta 14ª edição foram incluídas 95 instituições a mais que a classificação de 2023.

    Os países que tiveram o maior número de universidades participando foram China (313 instituições), Estados Unidos (206); Índia (67); Reino Unido (63); Japão (59); Alemanha (57); Coreia do Sul (51); Itália (49); Espanha (47); Irã (46); Turquia (40) e Polônia (38). O Brasil está posicionado em 12ª colocação em relação à quantidade de instituições, juntamente com a Polônia com 38 universidades.

    No recorte América Latina, são 52 instituições ranqueadas. O Brasil com 38 universidades, sete do Chile, três da Colômbia, três da Argentina e uma do Uruguai.

    (Texto: Marilayde Costa/UEM)

    uem-na-midia
    10-07-2024
    A Biblioteca Central (BCE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) conheceu, nesta terça-feira (9), sua diretora para os próximos dois anos. Em votação on-line, a bibliotecária Márcia Regina Paiva foi eleita para o cargo com 64,28% dos votos válidos, conforme resultado publicado pela comissão eleitoral.

    A votação foi realizada de forma on-line ao longo desta segunda-feira (8). Pela primeira vez, puderam votar servidores das bibliotecas dos câmpus regionais da UEM, além dos agentes universitários vinculados à própria BCE e às bibliotecas setoriais do câmpus sede.

    Paiva, que já ocupava o cargo desde o final de 2022, por indicação do Gabinete da Reitoria (GRE), recebeu 27 dos 42 votos válidos. Também concorreram os bibliotecários Marinalva Aparecida Spolon de Almeida e Edilson Damasio, segunda e terceiro colocados, respectivamente. O pleito registrou, ainda, um voto em branco e um voto nulo. Ao todo, 46 servidores estiveram aptos a votar.

    A eleição na BCE simboliza o compromisso da Reitoria com a democratização de diferentes setores da Universidade - no mês passado, por exemplo, foi realizado pleito para a superintendência do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).

    A comissão eleitoral da BCE foi formada pelos agentes universitários Aparecida de Lourdes Grejanin (presidente), Cicilia Conceição de Maria, Eliana Fernandes, José Targino de Souza Sobrinho e Marcos José Guirado da Silva.



    Continuidade do trabalho
    A diretora eleita deve tomar posse na sexta-feira (12), conforme o cronograma do pleito. A empossada assume a direção da biblioteca até o final da atual gestão da Reitoria da UEM, em 2026.

    De acordo com Paiva, a gestão deve priorizar a continuidade do trabalho desenvolvido desde 2022. “Quero agradecer aos servidores e dizer que teremos uma gestão com isonomia, cuidado e respeito a todos que pertencem à comunidade das bibliotecas, independentemente do voto. É uma confirmação de que estamos no caminho certo e fazendo um bom serviço, não só eu, mas toda a equipe da BCE”, ressaltou.

    Entre os projetos para os próximos dois anos, a gestora destacou a elaboração de um plano de contingência para o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/UEM), a inclusão de equipamentos de acessibilidade a Pessoas com Deficiência (PcD), a manutenção do telhado da BCE e a readequação espacial do hall de exposições e do piso térreo, já em andamento com a recente inauguração do Núcleo Regional de Cultura de Maringá e a futura mudança da Livraria Eduem para o interior da biblioteca.

    Outras propostas dizem respeito à criação de um laboratório de digitalização, à contratação de servidores, à automação dos serviços das bibliotecas, à manutenção dos totens de autoatendimento e à magnetização do acervo - por meio da identificação das obras com fitas magnéticas e da instalação de sensores na saída da BCE, como existe em lojas de roupas, por exemplo.

    Conforme a diretora, todas as ações prezam por maior segurança e conforto aos usuários da biblioteca. “O trabalho tem foco na melhoria do ambiente, no atendimento à comunidade e na parceria em ações e eventos com os quais já temos contribuído. A biblioteca quer abraçar a UEM, ser vista e servir aos alunos, docentes, servidores técnicos e à comunidade externa. Queremos uma equidade, também, neste sentido”, projetou.

    Ao parabenizar a vencedora do pleito, o pró-reitor de Ensino, Marcos Vinicius Francisco, comemorou o processo democrático de escolha da direção. “Essa eleição se soma à eleição realizada no HUM e a outras que ocorrerão, dado o compromisso de campanha da atual gestão. A ideia era que a eleição fosse balizada pelo envolvimento de todas as bibliotecas afetas à BCE. Assim, conseguimos resgatar a participação democrática de todos os servidores e foi tomada a decisão que o coletivo almeja neste momento”, afirmou.

    Vinculada à Pró-Reitoria de Ensino (PEN) da UEM, a BCE está localizada no Bloco P-03 do câmpus sede da Universidade, em frente ao Restaurante Universitário (RU). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feiras, das 8h às 22h, e aos sábados, entre 7h30 e 12h45.

    O SIB/UEM inclui as 11 bibliotecas ativas da UEM - além da BCE, as bibliotecas setoriais da Matemática, do Direito, do Nupélia e do HUM, em Maringá, bem como as bibliotecas dos câmpus regionais de Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama (câmpus fazenda e Centro de Tecnologia). Mais informações podem ser obtidas no site do SIB/UEM.

    (Vinicius Guerra/UEM)

    uem-na-midia
    10-07-2024
    Os mais de 11 mil candidatos aos vestibulares de Inverno e EaD 2024 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) já podem consultar o ensalamento para a realização das provas neste domingo (14).

    A informação pode ser consultada pelo vestibulando por meio do Menu do Candidato do respectivo concurso, acessado via site da Comissão do Vestibular Unificado (CVU) ou App Vestibular UEM. No menu, os candidatos poderão conferir um cartão informativo com números de bloco e sala, bem como o endereço do local de prova.

    Em Maringá, as provas serão realizadas no câmpus sede da UEM e na UniCesumar. Também haverá aplicações em outras 11 cidades do Paraná - Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.

    De acordo com a CVU, o trabalho de preparação e adequação dos locais de prova já está em andamento, com previsão de conclusão no sábado (13). Todos os materiais de identificação das salas e blocos já estão impressos.

    As provas ocorrem entre 13h50 e 19h deste domingo (14), com entrada permitida nas salas de aula a partir das 13h20. Conforme a CVU, os candidatos devem sair de casa cedo - a recomendação é chegar ao local de prova com, no mínimo, uma hora de antecedência em relação ao início do teste. Os resultados dos concursos serão publicados no dia 9 de agosto.

    Durante as cinco horas de prova, os concorrentes deverão responder a 50 questões objetivas, no estilo somatória, além de uma redação com, no mínimo, 15 linhas. Orientações e conteúdos programáticos das provas podem ser consultados nos manuais do candidato do Vestibular de Inverno e do Vestibular EaD 2024.



    Homologação das inscrições
    A CVU também publicou, nesta quarta-feira (10), o edital de homologação das inscrições dos candidatos que fizeram o pagamento da taxa de inscrição do Vestibular de Inverno ou do Vestibular EaD a partir do dia 20 de junho. Com a reabertura do prazo de quitação da taxa, foram aceitos pagamentos realizados até a última segunda-feira (8).

    O edital com as novas inscrições homologadas pode ser consultado no site da Comissão do Vestibular Unificado (CVU) ou no App Vestibular UEM. Os candidatos que tiveram a inscrição confirmada nesta quarta-feira (10) também já podem consultar local de prova e ensalamento no Menu do Candidato.

    Com as novas homologações, o Vestibular de Inverno 2024 totalizou 10.705 inscritos, que concorrem a 1.108 vagas para os mais de 70 cursos da UEM. As graduações estão distribuídas entre seis câmpus da instituição - Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Todas as oportunidades reservam vagas para cotas sociais, para negros, ou para Pessoas com Deficiência (PcD).

    Já o Vestibular EaD 2024 teve, ao todo, 329 inscrições homologadas para as graduações em Ciências Biológicas, Física, História, Letras Português/Inglês e Pedagogia, distribuídas entre os 21 polos de Educação a Distância (EaD) da UEM.

    Mais informações sobre os vestibulares de Inverno e EaD podem ser consultadas no site da CVU. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a CVU/UEM pelo WhatsApp (44) 3011-5705 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

    (Vinicius Guerra/UEM)

    uem-na-midia
    08-07-2024
    O Restaurante Universitário (RU) voltará a oferecer três refeições diárias à comunidade da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Em reunião junto à Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), o Gabinete da Reitoria (GRE) decidiu pela implantação do café da manhã no RU, com início já na próxima segunda-feira (15).

    O café da manhã será servido de segunda a sexta-feira, entre 6h40 e 7h40, como opção nutritiva e balanceada à comunidade acadêmica do câmpus sede. O cardápio diário incluirá itens como pão, margarina, mussarela, café, leite e chá. Além disso, de forma escalonada, serão ofertados alimentos variados, como pão de queijo, bebida láctea, mamão e banana. O valor por refeição será de R$ 2, tanto para estudantes quanto para servidores da instituição.

    Os ingredientes utilizados no preparo do café da manhã no RU serão fornecidos pelo Programa Alimentos Solidários e Agricultura Sustentável (Pasas), vinculado ao Gabinete da Reitoria (GRE) e responsável pela produção de alimentos para o abastecimento da Universidade.

    Além de contribuir com a sustentabilidade e a segurança alimentar da comunidade acadêmica, o café da manhã será, também, uma oportunidade de integração e convivência. A iniciativa faz parte da política de permanência estudantil da Reitoria da UEM, que também promoveu, ao longo do último ano, o retorno da oferta de jantar e a adição de opções vegetarianas ao cardápio do RU.

    Conforme o reitor da UEM, Leandro Vanalli, ações de incentivo à assistência estudantil têm impacto direto na qualidade do ensino da Universidade. “A oferta do café da manhã é mais um compromisso de gestão cumprido junto à comunidade da nossa UEM. Certamente, essa ação vai representar mais um elemento de apoio à permanência estudantil, que é um dos principais focos da nossa gestão e que contribui para a consolidação dos nossos cursos de graduação e pós-graduação”, frisou.



    Demanda e investimentos
    Ao longo da última semana, o Escritório de Projetos e Processos (EPP) da UEM realizou um levantamento de demanda com 526 usuários do almoço no RU. Mais de 85% dos entrevistados afirmaram que pretendem frequentar o restaurante também no café da manhã, e 26,62% devem fazê-lo diariamente.

    A compra de equipamentos e utensílios foi viabilizada por investimentos na ordem de R$ 1,5 milhão, captados por meio de projetos elaborados pelo EPP. A implantação do café da manhã é liderada pelo chefe do RU, Milton Garcia, e pelo coordenador do Pasas, Altair Bertonha.

    Também destaca-se a contribuição dos departamentos de Engenharia de Alimentos (DAL) e Engenharia de Produção (DEP), que têm prestado assistência técnica ao RU por meio dos professores Grasiele Scaramal Madrona, Antonio Roberto Giriboni Monteiro e Francielle Cristina Fenerich.

    Vinculado à Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT) da PRH, o RU da UEM funciona de segunda a sexta-feira e fornece refeições saudáveis e nutritivas a estudantes e servidores da Universidade. Antes da implantação do café da manhã, o restaurante já ofertava duas refeições - o almoço, servido entre 11h e 13h, e o jantar, das 18h às 19h30. É possível entrar em contato com a administração do RU por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou do telefone (44) 3011-4302.



    Serviço
    Café da manhã no RU

    Local: Restaurante Universitário (RU), bloco P-01, câmpus sede da UEM.

    Data e horário: de segunda a sexta-feira, das 6h40 às 7h40.

    Valor: R$ 2.

    Público-alvo: estudantes e servidores da UEM.

    (Texto: Vinicius Guerra/UEM)

    Página 1 de 6

    Login Form

    DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO

    © 2024 ASC • Assessoria de Comunicação Social • Universidade Estadual de Maringá

    Please publish modules in offcanvas position.