As caixas e outras embalagens são uma forte ferramenta de marketing e ajudam na consolidação da marca ou loja
Há muito tempo, as embalagens deixaram de ser apenas um item funcional para se tornar poderosas ferramentas de marketing do varejo.Segundo o professor do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Francisco Giovanni David Vieira, as caixas, os embrulhos e, especialmente, as sacolas, são usadas pelas lojas, sobretudo as mais profissionalizadas, como uma extensão da comunicação aos clientes.
Em princípio essas embalagens eram apenas um meio de se transportar a mercadoria e, por isso, não tinham um apelo visual. Hoje, as sacolas representam a identidade da loja, do produto ou da marca, completa ele.
Carregando a marca da empresa, elas podem difundir o conceito da loja e atingir diretamente os consumidores.
Em lugares de grandes fluxos, com várias lojas do mesmo segmento, as sacolas carregadas pelos consumidores podem influenciar na escolha de outros em entrar ou não em determinado estabelecimento, diz Giovanni.
Nesse sentido, a embalagem deve vender pelo seu apelo visual e pode ajudar a convencer o consumidor a comprar.
Essa é uma estratégia de marketings que serve para chamar a atenção do consumidor e atende muito bem ao varejo, principalmente de produtos de compras comparadas (o consumidor entra em várias lojas para comparar antes de levar o produto), como é o caso do vestuário, do calçado, de pequenos eletrônicos entre tantos outros.
Isso também vale para os produtos seletivos, a exemplo das jóias e perfumes caros, em que as embalagens como um todo são extremamente importantes e proporcionam o toque diferencial.
É diferente dos produtos do dia-a-dia, como itens do supermercado, cuja embalagem não tem muita relevância e impacto na decisão de compra, pondera o professor.
Cartão de visitas
Na avaliação da proprietária da Hidéia Papéis & Embalagens, Cecília Kohatsu, seja qual for o produto, a embalagem serve como cartão de visitas e reforça positivamente a imagem da loja ou da marca junto ao consumidor.
O pacote agrega valor e só ajuda a dar destaque ao produto e sua importância se torna ainda maior quando se trata de um presente, comenta a empresária que comemora o crescimento do mercado de pacotes personalizados, caixas de presentes, sacolas, laços, entre outras embalagens.
Elaine Utsunomiya