A Universidade Estadual de Maringá e a Universidade Estadual de Londrina, instituições do Governo do Estado, tornaram-se polos do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis), lançado em 28 de agosto na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo o presidente da entidade, Jorge Almeida Guimarães o programa é fruto do já existente Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), que atualmente é o maior curso de pós-graduação no País. ProFis é um programa nacional voltado a professores de ensino médio e fundamental com o objetivo de melhorar o ensino de Física no País. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e conta com a participação de várias instituições de ensino superior que constituem 21 polos regionais onde ocorrerão as atividades de ensino e desenvolvimento do programa.
O polo da UEM do ProFis iniciou sua primeira turma em 26 de agosto, com dez alunos, sob coordenação de Paulo Ricardo G. Fernandes. Para o professor, a iniciativa é extremamente importante e pretende atender a demanda de professores de Física da rede de ensino médio e fundamental que desejam se capacitar. Apontando que a meta é melhorar a qualidade de ensino nessa área, Fernandes ressalta que a mudança deve ser sentida mais a longo prazo. Ele destaca ainda que isso dependerá da continuidade do programa pela Capes e pelos polos, da adesão de novos polos, da oferta de mais vagas. A expectativa do professor é que o curso seja de fluxo contínuo. O mestrado tem como característica diferenciada o fato de ter 50% de seu conteúdo voltado especificamente para a Física. Os alunos deverão, além de apresentar a dissertação, produzir um produto, que pode ser um filme, um vídeo, um software, um novo experimento ou uma nova abordagem de determinado assunto na área.
Na UEM, o ProFis atua em três linhas de pesquisa. A primeira, Física no Ensino Fundamental, tem seu foco na Física na Educação Básica Desenvolvimento de produtos e formas de abordagem visando conteúdos de Física adequados a estudantes do Ensino Fundamental, de forma integrada com outras disciplinas. A segunda linha, Física no Ensino Médio, prioriza a Física na Educação Básica, atualização do currículo de Física para o Ensino Médio de modo a contemplar resultados e teorias da Física Contemporânea visando a uma compreensão adequada das mudanças que esses conhecimentos provocaram e irão provocar na vida dos cidadãos.
A última linha de pesquisa, Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física, tem como prioridade a formação de professores de Física em nível de mestrado no desenvolvimento de produtos e processos de ensino e aprendizagem que utilizem tecnologias de informação e comunicação tais como aplicativos para computadores, mídia para tablets, plataforma para simulações e modelagem computacionais, aquisição automática de dados, celulares e redes sociais.
Londrina
Na Universidade Estadual de Londrina (UEL) o curso é coordenado pelo professor Mário Goto, do Departamento de Física, do Centro de Ciências Exatas (CCE). Hoje, estão matriculados no curso oito alunos, com aulas presenciais às segundas e terças-feiras em período integral. A duração do curso é de dois anos.
Mário Goto aponta que o diferencial do ProFis reside na busca pela formação didática e metodológica dos professores. "As linhas de pesquisa são voltadas para os conceitos da Física Moderna e Contemporânea, com foco na formação 'conteudista' dos professores", disse. Segundo ele, o material didático produzido durante o curso será usado pelos professores em sala de aula. As linhas de pesquisa são: Física no Ensino Fundamental; Física no Ensino Médio; Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física.
Além de dominar conteúdos de Física, os professores serão capacitados para lidar com técnicas de ensino para aplicação em sala de aula, como estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.
http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/768826/uem-e-considerada-polo-de-ensino-de-fisica/