Livros que abordam plano de negócio e que têm embasamento técnico agregam valores aos empresários
Adaptando o velho ditado popular aos tempos modernos, de alta competividade no mercado, é certo dizer que o pior cego é aquele que não quer ler.
Os novos desafios e a busca incessante pelo sucesso têm estimulado a corrida de profissionais e administradores às livrarias atrás de obras que possam otimizar o desempenho deles.
"O empresário que quer estar à frente do concorrente tem de estar antenado e, a leitura de livros, jornal, revista, e internet é parte essencial do processo de aprimoramento. É preciso, entretanto, saber filtrar as informações e procurar obras, que realmente possam agregar valor técnico ao empreendedor", destaca a consultora Érica Cristina Sanches, do Sebrae, em Maringá.
Em meio a febre de lançamentos de livros, de cunho motivacional, de gurus do mercado corporativo, que fazem parte do gênero de auto-ajuda, não é tarefa fácil separar o joio do trigo.
"Muitos desses livros de auto-ajuda podem motivar as pessoas e dão num primeiro momento a sensação de que vão auxiliá-las a encontrar uma resposta aos problemas ou desafios, quando na verdade propõem uma solução simplista, paliativa, efêmera e fugaz. Isso porque não vão à raiz do problema", comenta o professor e pesquisador Francisco Giovanni David Vieira, do Departamento de Administração, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Na avaliação do professor, os livros que abordam planos de negócios sempre podem ser interessantes para empreendedores, sobretudo os que estão no estágio inicial das atividades.
A consultora do Sebrae concorda e vai além. "Não tenha medo de fugir do modismo. O importante é que a obra tenha embasamento técnico e real, que é diferente de fórmulas mágicas e prontas de sucesso".
Ela lembra que o Sebrae disponibiliza na internet uma série de títulos - alguns para download gratuito - e artigos, com dicas de vendas, marketing, processo de gestão financeira, entre outros, com aplicação prática na empresa.