Título: Segredo de Luísa
Autor: Fernando Dolabela
Editora: Cultura Editores
Tem uma linguagem simples e envolvente. Conta a história romanceada de Luísa, uma dentista recém-formada que gostaria de ter um negócio e decide transformar uma idéia em empresa.
Ao longo do livro, o leitor vai descobrindo com Luísa todas as questões que envolvem a criação de uma empresa e aprendendo a usar ferramentas que garantam a solidez e a sobrevivência do negócio. A principal delas é o Plano de Negócios, ensinada nos mínimos detalhes.
Título: Causas de Mortalidade de Pequenas Empresas
Autora: Hilka Machado
Editora: Universidade Estadual de Maringá (Eduem)
É uma coletânea que reúne estudos que mostram diferentes ângulos de análise sobre as causas do fechamento das empresas.
A análise de situações diversas e contextos específicos mostra que a mortalidade está associada a diferentes etapas do processo empreendedor, envolvendo desde a criação de negócios, que requer visão e experiências, até o gerenciamento do empreendimento, por meio da adoção de um Plano de Negócios.
Título: Como Identificar Oportunidades e Criar Seu Próprio Negócio
Editora: Sebrae
Uma idéia de negócio não significa propriamente uma oportunidade de negócio. Uma idéia se transforma em oportunidade quando seu propósito vai de encontro com a necessidade de mercado.
Realizar pesquisas com potenciais clientes para procurar entender os hábitos e preferências deles faz parte desse processo.
Dicas
Um bom livro, segundo os especialistas, é aquele com embasamento técnico.
Livros que abordam Plano de Negócio são interessantes, sobretudo, para os novos empreendedores.
Confira as qualificações do autor. Neste caso, credibilidade é - muitas vezes - sinônimo de qualidade.