Para
sustentar a produção de confecção na região, o setor conta com dois
cursos universitários de Moda. Um deles é ofertado pelo Centro
Universitário de Maringá (Cesumar), que foi criado em 1999 e
reconhecido em 2002.
O curso de Moda da instituição disponibiliza, anualmente, 120 vagas nos
períodos noturno e diurno. Em nove anos de existência, o curso já
formou 350 pessoas. "Noventa por cento dos nossos egressos estão
ocupando postos de trabalho no mercado nas diferentes áreas de atuação
da moda", estima o coordenador do curso, José Mário Martinez Ruiz.
De acordo com Ruiz, as diretrizes do curso são o design e a formação
generalista. "Damos subsídios à formação de um aluno que entenda de
modelagem, desenvolvimento de produto, gestão de produção, design e
criação", resume.
Já na Universidade Estadual de Maringá (UEM), que oferta 40 vagas
anuais no curso de Moda, a formação do aluno está centrada no chão de
fábrica. O estudante entende a totalidade do processo produtivo dentro
da indústria da confecção: da chegada da matéria-prima até o produto
final. "Mas eu acredito que a modelagem e o desenvolvimento de produto
são o nosso grande diferencial", aponta o coordenador do curso de Moda
da UEM, Ronaldo Salvador Vasques.
A maioria dos universitários de Moda da instituição vem do interior de
São Paulo - 35 dos 40 alunos da turma atual são de lá. Vasques diz que
os paulistas procuram a UEM porque todas as unidades de ensino superior
de São Paulo são particulares.
O curso da UEM, no câmpus de Cianorte, forma, em média, 25 alunos por
ano. Ser aprovado no vestibular para o curso não é façanha das mais
fáceis: no último concurso, 14 candidatos entraram na disputa por uma
vaga.