Semana de Química vai até sábado (20)
Aberta ontem (16), à noite, a XXIV Semana de Química da UEM. O evento está sendo realizado no anfiteatro do Nupélia. Na programação, várias palestras e seis minicursos, que se estendem até esta sexta-feira (20).
Aberta ontem (16), à noite, a XXIV Semana de Química da UEM. O evento está sendo realizado no anfiteatro do Nupélia. Na programação, várias palestras e seis minicursos, que se estendem até esta sexta-feira (20).
A diretora do Programa de Intercâmbio da Universidade da Carolina do Norte, Greensboro, Madge Hubbard, explicou sobre o programa, nesta terça (17). Disse que, assim como a UEM, a Universidade da Carolina do Norte tem três missões principais: ensino, pesquisa e serviços públicos.
O jardim japonês da UEM foi inaugurado hoje de manhã (16), pelo reitor Décio Sperandio e pelo paisagista japonês Hiroshi Kawashimo, que fez todo o projeto paisagístico e acompanhou sua execução. Todo o trabalho de Kawashimo foi voluntário.
A UEM receberá R$ 4,5 milhões do governo estadual, oriundos da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do Fundo Paraná. A secretária Lygia Pupatto e o reitor Décio Sperandio assinaram o convênio de repasse de recursos, hoje pela manhã (13) e, à tarde, participaram de eventos ligados ao Programa Universidade Sem Fronteiras.
Já foi divulgado que a Universidade Estadual de Maringá está entre as finalistas ao Prêmio Henri Nestlé, com um trabalho desenvolvido dentro do Departamento de Zootecnia e relacionado à produção de uma farinha de carcaça da tilápia para uso na alimentação humana. Além desse, a UEM concorre com outro trabalho classificado entre os finalistas do concurso, cujo resultado será divulgado no dia 20 deste mês.
![]()
Um novo espaço cultural abre-se na cidade a partir do 1º Festival Universitário de Música Popular Brasileira, evento que a Universidade Estadual de Maringá realiza, entre os dias 24 a 26 de julho. As apresentações serão no Teatro Oficina da UEM.
A secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, assina, nesta sexta-feira (13), às 10 horas, com a UEM dois convênios para o repasse de cerca de R$ 4,5 milhões, oriundos de recursos da própria Seti, por meio do Fundo Paraná. À tarde debate projetos do programa Universidade Sem Fronteiras.
Totalmente reformulado, adequado às normas regulamentadoras da Anvisa e cerca de 100 m² quadrados maior, o Laboratório de Análises Clínicas (LAC), do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), foi reinaugurado, ontem (11), na presença de diversas autoridades.
Nesta quinta-feira (12), Dia dos Namorados, o Programa Universidaids e o Centro de Ciências da Saúde promoveram o evento UEM na Luta contra a Aids. Pela manhã, houve a distribuição de cerca de 3.500 fôlderes e preservativos, em frente ao Restaurante Universitário (RU).
O show especial Hibiki Family volta a Maringá. Os Brazilian Brothers se apresentam nos dias 11 e 12 de julho, às 20 horas, no Teatro Calil Haddad. Akito, Kazuma e Yuka Hibiki vêm a convite do Instituto de Estudos Japoneses, da Diretoria de Cultura e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM.
O Fórum de Farmacotecnologias começou, nesta segunda-feira à noite(9), na UEM, debatendo os medicamentos genéricos. O evento foi aberto pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Nilson Evelázio de Souza, e o tema abordado por Graziela Costa Araújo, da Anvisa.
Cerca de mil e duzentas pessoas participaram do Projeto UEM nos Bairros realizado, neste domingo (8), à tarde, na praça Miguel de Oliveira, em frente ao Posto de Saúde do NIS, no Conjunto Habitacional Requião.
A Editora da UEM lança, no dia 20 deste mês, 33 livros publicados entre outubro de 2006 até junho deste ano. Durante a solenidade, às 19h30, na ala nova da Biblioteca Central, também serão lançados a Coleção Fundamentum (edições de 2007 e 2008), o portal da Revista Acta Scientiaruam e as edições da Revista Acta Scientiaruam de 2007 até este mês.
O Instituto de Estudos Japoneses da UEM e o Museu da Bacia do Paraná realizam, de 17 a 27 deste mês, a Exposição Um Pouco dos 100 Anos da Imigração-Cultura Japonesa no Brasil. A solenidade de abertura está marcada para o dia 16, às 18h30.