Outro dia publiquei aqui as conclusões de um relatório divulgado pelo
BID, que aponta relação direta entre infraestrutura nas escolas e nível
de aprendizagem.
Para o pedagogo e professor Luiz Carlos Faria da Silva, porém, a afirmação não tem base científica.
O
raciocínio é simples: de um lado, os pesquisadores olharam as notas dos
estudantes num teste internacional (Serce) e, do outro, as instalações
das escolas.
Mas, segundo Luiz Carlos, o método não exclui a
possibilidade de que outros fatores, na verdade, sejam a causa real das
variações.
- Estamos fazendo muita onda e disseminando muita
confusão por conta disso. Muito estudo vai sendo jogado para a imprensa e
os resutlados, divulgados, sem que passem por uma crítica de quem
entende de metodologia científica - diz.
Doutor em educação pela
Unicamp, Luiz Carlos é professor de filosofia e história da educação na
Universidade Estadual de Maringá, além de especialista da Oscip
Instituto Millenium. Foi membro do grupo de estudos sobre aprendizagem
infantil da Academia Brasileira de Ciências.
Ele afirma que o professor é o fator isolado que mais contribui para explicar diferenças de desempenho escolar:
- Só tem um problema: quando você tenta entender o que faz um professor ser bom ou ruim, a gente ainda não conseguiu descobrir.
http://oglobo.globo.com/blogs/educacao/posts/2011/10/23/professor-contesta-estudo-do-bid-412791.asp