![educriacao](http://www.bemnaestrada.com.br/wp-content/uploads/2014/06/educriacao.jpg)
A campanha “Qual é a Diferença?” foi a grande vencedora da quarta edição do Educriação, concurso promovido pela concessionária Viapar para os estudantes de comunicação, com o intuito de despertar a conscientização entre os usuários sobre os acidentes nas rodovias. As ganhadoras foram conhecidas no último dia 6, durante uma solenidade de premiação na sede da empresa, em Maringá. O trabalho escolhido foi criado por três alunas do 3º ano do curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá, UEM, Milena Caroline Cargnin Borella, Débora Dias Lopes e Ana Gabriela Dornellas de Callis.
“Confiávamos no nosso trabalho, mas não esperávamos ganhar, uma vez que as campanhas apresentadas foram ótimas. O sentimento agora é de mais responsabilidade uma vez que essa campanha será veiculada. A verdadeira vitória será quando ela estiver no ar e, realmente, fizer alguma diferença. Sair da universidade com um portifólio e uma premiação dessas é sensacional”, ressaltou a estudante Milena, que pela primeira vez participou de um concurso. “É uma sensação muito boa saber que estamos no caminho certo e pensar que ainda temos muito que aprender. Foi um passo muito grande”, completou Débora.
Além de o melhor trabalho estampar a campanha publicitária da empresa nos próximos doze meses, a melhor peça faturou R$ 1.500, o segundo lugar R$ 1.000 e o terceiro R$ 600. O professor orientador do melhor trabalho também ganhou R$ 500. “Para os estudantes é uma oportunidade ímpar de ver o trabalho no mercado, criar um portifólio, sem contar com a experiência pedagógica em participar de um evento deste nível”, destacou o orientador da peça vencedora, o professor de Criação Visual da UEM, Tiago Franklin Rodrigues Lucena.
Chegar a peça vencedora não foi nada fácil para a Viapar. Uma banca formada por experientes profissionais da área e docentes teve bastante trabalho para escolher o melhor trabalho. “Neste ano, a campanha vencedora trouxe uma gama de ideias muito diferentes das vistas nas edições anteriores do Educriação. A objetividade da temática e o formato inovador foram os diferenciais”, comparou a diretora da Lettera Publicidade e Propaganda, Moira Haddad, uma das juradas.
Assim como nas edições anteriores, foram aceitos no concurso panfletos no formato livre, outdoor 9 x 3 metros, painel 8 x 2 metros, filme de 30 segundos, spot de 30 segundos, além de anúncio de jornal em formato livre. “É uma grande oportunidade para os estudantes, os quais podem colocar em prática as ideias e, consequentemente, o nome no mercado. Tudo isso sem contar com o fato de contribuir com a redução de acidentes e mortes nas estradas”, destacou o presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) de Maringá, Carlos Eduardo Peinado.
Neste concurso, as peças priorizaram pessoas entre 18 e 45 anos, ou seja, os usuários que mais se envolvem em acidentes, segundo dados levantados pela Viapar. E o concurso já está virando tradição. Prova disso é o número de inscritos que praticamente dobrou em relação à edição 2013. “Isso mostra que o concurso vem ganhando peso, uma forma de conscientizar as pessoas sobre a importância da direção responsável”, completou o presidente da Viapar, Marcelo Machado, que garantiu a continuidade do prêmio em 2015.
Classificação Educriação 2014
1º lugar
Campanha: “Qual a diferença?”
Faculdade: Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Alunos: Ana Gabriela Dornellas de Callis, Débora Dias Lopes e Milena Caroline Cargnin Borella
Orientador: Tiago Franklin Rodrigues Lucena
2º lugar
Campanha: “Na estrada, a mensagem pode falhar. Você não.”
Faculdade: UEM
Alunos: Maria Celeste Porpetta Leal, Mayara de Souza Lambiazzi e Michele Martins
Orientador: Tiago Lenartovicz
3º lugar
Campanha: “No trânsito, sua imprudência pode custar caro.”
Faculdade: Unifamma – Faculdade Metropolitana de Maringá
Alunos: Adriano Lúcio Defendi, Bruno Ricardo Dias Sposito e Paulo Sérgio Pereira da Silva Junior
Orientador: Rogério da Costa Teixeira
4º lugar (menção honrosa)
Campanha: “Valores que custam sua vida.”
Faculdade: UniCesumar
Alunos: Caroline Manchine de Alcântara, Fernanda Ilipronti
Lima, Gabriela Dengo Perin, Jessica N. Volpato Carvalho e Nathalia
Fernandes Lopes
Orientador: Emerson Andujar
5º lugar (menção honrosa)
Campanha: “Conscientização sobre o uso de celular ao volante.”
Faculdade: UniCesumar
Alunos: Andressa Zamboni Ramos, Caroline da Silva Fiori, Patrick Pereira
Ferreira, Paula de Souza Guimarães e Talita Santa Maria Pimenta
Orientador: Emerson Andujar
6º lugar (menção)
Campanha: “Offline da Vida”
Faculdade: Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Alunos: Arthur Catão Correa, Elias Rodrigo do Nascimento Pereira, Felipe Ribeiro Pinheiro e Thiago Louzada do Carmo
Orientador: Fernanda Gabriela de Andrade Coutinho
http://www.bemnaestrada.com.br/estudantes-da-uem-ganham-4o-educriacao/