O Livro “Parfor: integração entre universidade e ensino básico diante
dos desafios na formação de professores do Paraná”, organizado pelas
coordenadoras do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação
Básica (Parfor) na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pelo
professor do curso de Filosofia na instituição, divulga as atividades do
programa para os professores do ensino básico público.
Totalmente inédito no Brasil, o livro trata da qualificação de
professores no Brasil e em especial no Estado do Paraná. São mais de 230
páginas de artigos escritos por professores que integram o Parfor e
versam sobre os investimentos e resultados obtidos.
Para Leonor Dias Paini, coordenadora geral do Parfor na UEM, o programa
proporciona ao professor transformar sua prática pedagógica por meio do
saber científico e supre a falta de professores em determinadas
disciplinas, o que acarreta grande impacto para a qualidade da educação
no Paraná. “O Parfor propiciou a integração entre universidade e escola.
Os debates e discussões trazem para a universidade o universo e a
realidade da prática escolar do ensino básico e leva para as escolas o
exercício do saber científico, isto é, uma prática escolar repensada e
renovada”, afirmou Paini.
O Parfor é um programa de formação de professores proposto pelo
Ministério da Educação em regime de colaboração com instituições de
ensino superior e secretarias de Educação dos estados e municípios que
oferece cursos de licenciaturas destinados a professores efetivos da
educação básica pública. No Paraná, seis universidades fazem parte do
programa.
Neste primeiro semestre, mais de 170 educadores se formaram pelo Parfor
na UEM. Atualmente, a universidade possui 760 alunos matriculados em 25
turmas e atende 36 municípios da região noroeste do Paraná. A maior
parte dos acadêmicos são professores que possuem curso de licenciatura,
mas que atuam em áreas diferentes da primeira formação superior.
http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=5349