Imprimir

Calouros da UEM iniciam as aulas

Alunos da Universidade Estadual de Maringá e de algumas instituições particulares de ensino iniciaram ontem o ano letivo. Somente na UEM, aproximadamente 18 mil estudantes voltaram às aulas, sendo 3.7 mil calouros.

Na rede particular algumas escolas retomam às atividades na próxima semana.

Apesar do esforço da direção da UEM para coibir o trote violento, muitos acadêmicos veteranos ainda humilham os calouros com brincadeiras e uso de bebidas alcoólicas.

Ontem, nos semáforos próximos à Universidade e na área central os calouros pediam dinheiro sujos de ovos ou tinta e ingeriam bebidas alcoólicas, conforme flagrante do repórter fotográfico do Jornal do Povo, Tabajara Marques.

De acordo com o diretor de Graduação da UEM, Eduardo Radovanovic, esse ano foi criado um concurso para eleger a melhor recepção solidária com premiação de R$ 5 mil. "Nosso lema é respeito, cidadania, solidariedade, diversão, educação e diversidade. Promovemos várias atividades e agora o concurso para desestimular o trote violento, que é proibido dentro do campus. Os cursos que fizerem atividades dentro da nossa temática, como coleta de alimentos, doação de sangue, plantio de árvores e outras, serão avaliados pela UEM e Diretório Central do Estudantes e o melhor receberá R$ 3 mil, com outros dois mil para os segundo e terceiro colocados", estimula Radovanovic.

REDE ESTADUAL
Cerca de 90% dos alunos que irão iniciar o ano letivo nas escolas estaduais, em 10 de fevereiro, já estão matriculados no sistema da Secretaria de Estado da Educação.

Nos registros preliminares, constam 899.335 alunos da educação básica, que abrange os ensinos fundamental, médio e profissional.

A estimativa é de que, neste ano, 1 milhão de matrículas sejam registradas na educação básica e mais 200 mil na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que encerra a primeira fase de inscrições no fim de fevereiro. As demais matrículas do EJA são feitas ao longo do ano.

Para fechar todas as matrículas, os 32 Núcleos Regionais de Educação estão fazendo o atendimento dos pais dos estudantes. Quem ainda não realizou a matrícula do filho deve procurar a escola mais próxima de casa.

Os mais de 899 mil alunos já matriculados na rede vão cursar os ensinos fundamental, médio e profissional nas 2.500 escolas estaduais e conveniadas do Paraná.

O ano letivo vai começar com 38.288 turmas no Paraná inteiro. Houve um aumento de 3,3% nas turmas de ensino médio diurno. Agora serão 229 opções a mais de turmas em relação ao ano passado.

Dayani Barbosa
Foto - Tabajara Marques

http://www.maringamais.com.br/?pag=noticias_maislidas&id=15071