Imprimir

Governo vai reforçar Campus da UEM em Ivaiporã

Prefeitos conversam com o governador Beto Richa

Prefeitos conversam com o governador Beto Richa

O governador Beto Richa garantiu a contratação de nove professores e 17 funcionários para o Campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) em Ivaiporã. Os novos servidores serão chamados até janeiro de 2014 e atuarão nos três cursos ofertados na unidade: Educação Física, História e Serviço Social. O anúncio foi feito pelo governador, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, na presença de 20 prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e do secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

“Temos a educação como prioridade absoluta do Governo. As nossas universidades estaduais têm recebido o apoio irrestrito do Governo do Estado para garantir um ensino de excelência e qualidade”, disse Beto Richa.
A região do Vale do Ivaí concentra 23 municípios e uma população de 340 mil habitantes.

O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, que é presidente da Amuvi, disse que os investimentos do Governo do Estado no Campus Ivaiporã promovem o desenvolvimento da região. “É uma região que foi esquecida pelos governos por muitos anos e o governo Beto Richa está resgatando o desenvolvimento”, declarou Gil, lembrando que o Campus de Ivaiporã receberá 120 alunos, ampliando de 300 para 420 vagas nos cursos.

O secretário João Carlos Gomes disse que a contratação reforça o funcionamento dos cursos na unidade. “O Campus de Ivaiporã impulsiona o desenvolvimento fazendo com que o jovem não saia da região para ir estudar em um grande centro urbano”, afirmou Gomes.

Participaram da reunião, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, e os deputados estaduais Alexandre Curi, Artagão Júnior e Stephanes Júnior.

Outros pleitos
Além da reivindicação da UEM, a audiência entre o governador Beto Richa e os prefeitos da Amuvi foi marcada pela entrega de uma carta de reivindicações em prol favor da região. Entre os pedidos dos prefeitos da Amuvi, está a construção de uma carceragem em Ivaiporã; redução do ICMS como forma de política tributária específica de longa duração para indústrias de médio/grande porte que se instalarem em regiões com IDH médio ou baixo; incremento de recursos financeiros para arranjos produtivos locais; aporte financeiro como mecanismo de compensação para equilíbrio das contas públicas; construção de porto seco para escoamento da produção; viabilização de construção de frigorífico de frango na região; construção de abatedouro de peixes ao longo do Rio Ivaí; estabelecimento de ações governamentais via Adapar; construção da ponte sobre o Rio Ivaí entre o município de Jardim Alegre e Grandes Rios com a pavimentação do trecho de 14,7 quilômetros; entre outras intervenções rodoviárias.

http://www.paranacentro.com.br/site/noticia.php?idNoticia=12111