Imprimir

Estudantes do Brasil e da Austrália recebem Prêmio Alltech Young Scientist

Kentucky, EUA, 07 de Junho de 2013 - As estudantes Amanda Pesqueira – brasileira cursando graduação na Universidade de Kentucky (USA) - e Nimesha Fernando – pos-graduanda da Universidade de Melbourne (Austrália), foram as ganhadoras do prêmio Alltech Young Scientist. A cerimônia de premiação aconteceu, no dia 22 de maio, mediante a mais de 2300 pessoas, que participavam da Sessão de Encerramento do 29º Simpósio Anual Internacional da Alltech. A brasileira Amanda recebeu US$ 5.000,00 e Nimesha, US$ 10.000,00.

Ao todo foram mais de 8.000 inscritos e ambas conseguiram conquistar o prêmio por suas pesquisas, que demonstram uma consciência excepcional da ciência e seu papel na construção do futuro da agricultura. A seleção foi muito criteriosa e rígida. Após o processo de avaliação regional, realizado no início de 2013, oito finalistas foram convidados a viajar para Lexington para apresentarem suas pesquisas diante de uma banca de juízes.




Dra. Inge Russell, diretora do Programa Alltech Young Scientist, Amanda Pesqueria, ganhadora do Prêmio na categoria de graduação, Nimesha Fernando, ganhadora do Prêmio na categoria de pós-graduação, e Dr. Mark Lyons, Vice Presidente da Alltech


“O tema do Simpósio deste ano foi IMAGINE – observando o futuro e imaginando as possibilidades que podemos alcançar juntos. Precisamos alimentar a curiosidade dos jovens, para que estejam em constante busca pela superação e novas alternativas,” disse Dr. Pearse Lyons, presidente e fundador da Alltech. “Nossos jovens cientistas estão se questionando ‘Por que não?’, e será esta curiosidade que irá nos guiar até as respostas de como reduzir a emissão de carbono, como alimentar nossos animais de maneira mais eficiente e, principalmente, como melhorar a qualidade de vida humana através da nutrição.”
Para a diretora do Programa, Dra Inge Russell, “este ano, os finalistas do Alltech Young Scientist impressionaram os juízes da banca de avaliação com suas visões brilhantes sobre o futuro da agricultura e também devido a sua dedicação pessoal no avanço das pesquisas. As histórias de perseverança e sacrifícios de nossas ganhadoras são um testemunho fiel da paixão pela ciência”.

As ganhadoras
Amanda Pesqueria estudava na UEM (Universidade Estadual de Maringá) antes de ser transferida para a Universidade de Kentucky para cursar o último ano de graduação em Zootecnia. A apresentação de sua pesquisa - intitulada como “Avaliação in vitro da resposta contrátil dos diferentes alcalóides de Ergot no ramo cranial da veia safena lateral de bovinos” - examina os compostos envolvidos na síndrome da intoxicação por festuca em vacas através do uso de um sistema avançado de avaliação. A partir deste estudo, planeja seguir com uma pós-graduação também na área de Zootecnia.

Nimesha Fernando, estudante de pós-graduação na Universidade de Melbourne, buscou estudar os altos níveis de CO2 no meio ambiente e seus efeitos no crescimento dos grãos através de seu trabalho nomeado “O enriquecimento do ar com CO2 alterou a qualidade da proteína do grão de trigo e suas características reológicas: uma análise proteômica comparativa.”. Utilizando-se da análise proteômica, Nimesha mostrou que a exposição aos altos níveis de CO2 resulta em grãos com nível de proteína mais baixos e, em seguida aplicou suas descobertas da pesquisa para a utilização de trigo na produção de alimentos. Sua formação é em Agronomia e seu mestrado em Ciência da Gestão de Recursos, na Universidade de Peradeniya, em Sri Lanka. Sobrevivente do tsunami de 2004 em Sri Lanka, e mãe recentemente, está comprometida em encontrar maneiras inovadoras de manter a qualidade do alimento com mudanças ambientais. 

http://www.avisite.com.br/clipping/index.php?codclipping=21146