Imprimir

Invenção de brasileiro substitui equipamento de 25 mil dólares por outro de 4 reais e estampa capa da Revista Analyst

Invenção de brasileiro substitui equipamento de 25 mil dólares por outro de 4 reais

Quem tem mais de 30 e poucos anos certamente se lembra do seriado do MacGyver, um gênio - não o gênio da lâmpada, mas sim um homem genial - que conseguia sair das situações mais perigosas criando saídas criativas e muito, muito inusitadas e usando objetos simples como botões e grampos. (Este seriado ainda pode ser assistido no canal fechado TCM)
 
Uma invenção de um brasileiro bem que poderia ter saído do tal seriado dos anos 80, já que o que simplório aparelho desenvolvido custa apenas 4 reais e pode substituir um outro que custa 25 mil dólares. A invenção, liderada pelo cientista Jesuí Vergilio Visentainer, da Universidade Estadual de Maringá, é tão fantástica que mereceu estampar a capa de junho da Revista Analyst, da Royal Chemical Society.
 
E para construir o equipamento são necessários itens como uma lata de ar comprimido, uma mangueira de soro, uma agulha de injeção e um capilar de sílica. Além de sensível (o que traz benefícios a seu uso), ele é portátil. A utilidade do equipamento é realizar de forma mais simples as análises feitas por espectrometria de massas - análise dos componentes químicos presentes em um determinado material.
 
Para se ter uma ideia de como o invento é revolucionário, a espectrometria de massas pode ser utilizada no exame antidoping, cujo resultado poderá ser apresentado em 30 minutos. Testes para avaliar contaminações químicas e microbianas também são feitos por esse método, que até agora, apenas eram possíveis em grandes e caros laboratórios.
 
“Caras” como esses merecem todos os nossos aplausos e devemos - e muito - nos orgulharmos deles.

http://www.criadesignblog.com/post/29057/invencao-de-brasileiro-substitui-equipamento-de-25-mil-dolares-por-outro-de-4-reais-e-estampa-capa-da-revista-analyst