Inscrições começaram no dia 24, e vão até 13 de maio; maior jogo virtual de empreendedorismo prepara jovens para o dia a dia empresarial
Os universitários do Paraná não podem perder a
oportunidade. As inscrições para o maior jogo de empreendedorismo do mundo já
estão abertas. De 24 de março a 13 de maio, universitários de todo o Brasil
podem se inscrever pela internet no Desafio Sebrae, jogo virtual que simula o
dia a dia de uma empresa. No Paraná, a expectativa é superar o número de
inscrições de 2008. No ano passado, 12.165 universitários paranaenses formaram
2.841 equipes.
Para participar, basta acessar o http://www.desafio. sebrae.com.br http://www.desafio.sebrae.com.br e montar uma equipe com no mínimo três e no máximo cinco alunos de qualquer curso universitário. Este ano, o desafio será administrar uma fábrica de brinquedos artesanais. O Sebrae Nacional e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ) desenvolveram um software
para o jogo.
O Sebrae/PR realiza atividades em todo o Estado, para estimular as inscrições e apresentar o Desafio para o maior número de estudantes e instituições de ensino superior. O mote da campanha de divulgação de
2009 éPara construir a sua história, você tem que dar o primeiro passo.
O Desafio Sebrae ajuda a despertar atitudes empreendedoras, típicas do mundo dos negócios. Estimula a gestão e competências duráveis como liderança, trabalho em equipe e administração de conflitos, diz o coordenador estadual do jogo e consultor do Sebrae/PR, Emerson Cechin.
Universitários da Univesidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM) aprenderam muito com o Desafio. Vencedores da etapa estadual, eles levaram o nome do Paraná para a final nacional do jogo, que aconteceu em Florianópolis (SC), em novembro de 2008. A etapa final teve como vencedora uma equipe de São Paulo, que disputou a premiação com equipes da Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Chile e Uruguai.
Passo a passo
Depois de se inscrever, as equipes baixam o jogo pela internet (procedimento adotado a partir deste ano, até então era enviado em CD) e montam a empresa: escolhem o nome, localização, contratam funcionários, fazem o orçamento. Em seguida, a Coppe começa a enviar os problemas para as equipes (pode ser a qualquer hora: em dias úteis, fins de semana ou feriados).
Os integrantes das equipes se reúnem, discutem o problema e elaboram uma solução, que é enviada de volta à universidade. Para cada problema há uma espécie de gabarito, que são as decisões empresariais esperadas pelos coordenadores que formularam os problemas. Quanto mais as decisões das equipes se aproximarem do gabarito, mais pontos a empresa receberá.
O Desafio é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais. As duas últimas (semifinal e final nacional) serão realizadas em Brasília. A equipe campeã nacional ganha uma viagem de 10 dias para conhecer centros empreendedores na Europa.
Para participar, basta acessar o http://www.desafio. sebrae.com.br http://www.desafio.sebrae.com.br e montar uma equipe com no mínimo três e no máximo cinco alunos de qualquer curso universitário. Este ano, o desafio será administrar uma fábrica de brinquedos artesanais. O Sebrae Nacional e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ) desenvolveram um software
para o jogo.
O Sebrae/PR realiza atividades em todo o Estado, para estimular as inscrições e apresentar o Desafio para o maior número de estudantes e instituições de ensino superior. O mote da campanha de divulgação de
2009 éPara construir a sua história, você tem que dar o primeiro passo.
O Desafio Sebrae ajuda a despertar atitudes empreendedoras, típicas do mundo dos negócios. Estimula a gestão e competências duráveis como liderança, trabalho em equipe e administração de conflitos, diz o coordenador estadual do jogo e consultor do Sebrae/PR, Emerson Cechin.
Universitários da Univesidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM) aprenderam muito com o Desafio. Vencedores da etapa estadual, eles levaram o nome do Paraná para a final nacional do jogo, que aconteceu em Florianópolis (SC), em novembro de 2008. A etapa final teve como vencedora uma equipe de São Paulo, que disputou a premiação com equipes da Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Chile e Uruguai.
Passo a passo
Depois de se inscrever, as equipes baixam o jogo pela internet (procedimento adotado a partir deste ano, até então era enviado em CD) e montam a empresa: escolhem o nome, localização, contratam funcionários, fazem o orçamento. Em seguida, a Coppe começa a enviar os problemas para as equipes (pode ser a qualquer hora: em dias úteis, fins de semana ou feriados).
Os integrantes das equipes se reúnem, discutem o problema e elaboram uma solução, que é enviada de volta à universidade. Para cada problema há uma espécie de gabarito, que são as decisões empresariais esperadas pelos coordenadores que formularam os problemas. Quanto mais as decisões das equipes se aproximarem do gabarito, mais pontos a empresa receberá.
O Desafio é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais. As duas últimas (semifinal e final nacional) serão realizadas em Brasília. A equipe campeã nacional ganha uma viagem de 10 dias para conhecer centros empreendedores na Europa.