Morre o ex-vice reitor da UEM, professor Jacó Gimenes

uem-na-midia
    27-10-2023
    Morreu na manhã desta sexta-feira (27), aos 70 anos, o professor Manoel Jacó Garcia Gimenes, mais conhecido como professor Jacó. Ele estava internado no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, desde o último sábado (21). Faleceu em decorrência de problemas de saúde.

Como forma de reconhecimento do papel relevante que o professor teve para a Universidade Estadual de Maringá, a Reitoria publicou, ontem (26), um Ato Executivo concedendo a Manoel Jacó Garcia Gimenes o título de Doutor Honoris Causa. A solicitação da entrega desta honraria já estava tramitando no Conselho Universitário (COU) a pedido do Diretor do Câmpus Regional de Goioerê, Washington Luiz Félix Santos.

Ao longo da vida, o professor Jacó, como era conhecido, recebeu dezenas de homenagens, incluindo o título de Cidadão Benemérito do Paraná, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado e entregue, em Maringá, em maio de 2008.

Ele nasceu em Franca, São Paulo, e tinha 70 anos. Em 1969, com a notícia da criação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ele transferiu residência em 2 de dezembro para a cidade de Maringá. Em 1971, ingressou na UEM no curso superior em Licenciatura em Química, integrando a primeira turma. A formatura ocorreu em dezembro de 1974. Jacó foi o orador da turma de formandos. Em maio de 1975, ingressou como docente na universidade, onde exerceu os cargos de chefe de Departamento de Química, diretor do Centro de Ciências Exatas, pró-reitor de Ensino e Pesquisa (1982 e 1983) e de vice-reitor (1986 a 1990).

Nos anos de 1984 e 1985, atuou em Curitiba na Secretaria de Estado da Educação como coordenador do Centro de Ciências do Paraná – PADCT/SPEC, onde proferiu palestras e cursos em todas as regiões do Paraná, tendo como destaque as Feiras Escolares de Ciências e seus projetos. No período de 1990 a 1992, implantou e presidiu a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri (FADCT), que viabilizou a instalação da UEM com o Câmpus Regional de Goioerê.

Em Campo Mourão foi Secretário da Indústria, Comércio e Turismo de 1994 a 1997 e assessor de Desenvolvimento junto à Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), quando se implantou, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), o Programa de Desenvolvimento nos Municípios (Proder).

Em 1996, Jacó criou em Campo Mourão o Instituto de Cultura e Desenvolvimento, responsável pela prestação de serviços em Educação Empreendedora, Gestão Municipal e Negócios do Turismo. O órgão tinha como clientes prefeituras municipais, empresas, instituições de ensino e o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar).

Ainda em Campo Mourão, presidiu o Conselho Municipal de Turismo e coordenou o Processo de Municipalização do Turismo, com a conquista do Selo Ouro junto ao Governo do estado do Paraná. Nesta época teve início a construção do Roteiro Gastronômico do Turismo Regional via Projeto Bem-te-vi, onde hoje diversos municípios oferecem seus pratos típicos.

Em maio de 2003, Jacó institucionalizou em Maringá o movimento iniciado em 1998 em Campo Mourão na forma de uma organização da sociedade civil de interesse público, a Rede de Turismo Regional (Retur), onde exerceu o cargo de presidente e atuou como técnico junto aos projetos de desenvolvimento sustentável pelo Turismo: Geter, Costa Rica, Corredor do Ivaí e Governança do Turismo no Noroeste do Paraná. Jacó detém o recorde nacional de 185 cursos ministrados em Turismo Rural, entre setembro de 2003 a julho de 2007.

Palavras do reitor

Aposentou-se como professor adjunto em junho de 2004. Nos últimos anos, o professor vinha atuando como assessor do Gabinete da Reitoria para dar apoio na viabilização de alguns projetos da administração da universidade, entre eles a Escola de Desenvolvimento Regional (EDR), lançada em novembro de 2022.

Há alguns meses, ele se transferiu para Curitiba para trabalhar como diretor da Secretaria de Turismo do Paraná (Setu) à convite do governador Ratinho Junior.

Para o reitor da UEM, Leandro Vanalli, o professor Jacó foi um líder nato, além de visionário. O reitor, que na semana passada visitou, em Curitiba, o gabinete do professor na diretoria da Setu, lembrou que, “como sempre, Jacó era um sábio, conselheiro e cheio de ideias e planos para a UEM”.

A vice-reitora Gisele Mendes diz que o professor foi um grande vice-reitor, um grande líder. Como assinala Gisele, e esta liderança dele se manteve durante até o final da vida, atuando como assessor especial na atual administração da UEM. “Só temos orgulho de tê-lo tido conosco, não somente agora neste momento crucial, em que ele foi um grande conselheiro meu e do Leandro [Vanalli], mas também enquanto gestor (1986-1990), quando então foram fundados o Hospital Universitário Regional de Maringá, os cursos de Medicina e Odontologia, o Câmpus Regional de Goioerê. São só alguns dos grandes feitos que podemos citar deste grande homem. Sem Jacó Gimenes a universidade não seria a mesma. Além do mais, um entusiasta da universidade pública, gratuita e de qualidade, que até o final da vida operou, trabalhou e esteve em prol da UEM; prova disso foi que estava atuando como nosso assessor”, afirmou. ASC

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO